terça-feira, 25 de setembro de 2018

FLORESCENDO NO DESERTO - 28 - AMIGO PERFEITO


28 -
AMIGO
PERFEITO

720
Quando somos cristãos recebemos, muitas vezes, mais ternura e afeto dos irmãos em Cristo do que dos próprios familiares. Afinal, se os familiares o são por força de sangue, os irmãos em Cristo o são por força da fé. A comunhão é voluntária. Mas, não raras vezes (e, infelizmente...) mesmo estes às vezes desaparecem. Costumo dizer que a amizade é uma via de mão dupla, sem semelhança com o parentesco da sanguessuga: (dá-dá). Amigos que precisam ser procurados para manter a amizade não são tão amigos assim.

Boas amizades não se medem pelo fluxo de visitas, de e-mails, de curtidas em facebook ou de telefonemas. Às vezes um bom amigo é praticamente ausente durante grande parte do tempo. Mas nós sabemos: ele estará presente quando precisarmos. São raros. Mas não são todos assim. Muitos não se comunicam  porque realmente não possuem pontos de interesse conosco que os façam interessados em relacionarem-se sempre.

Já sofri bastante com esse tipo de silêncio e de ausência. Há muitos que são amigos dos cargos que temos, das funções que exercemos, da liderança que mantemos e da influência que poderemos ter em diversas facetas da vida. Quando não ocupamos áreas de interesse as amizades desaparecem. Pergunte às viúvas de pastor: quantos amigos do tempo do falecido esposo continuaram presentes após o falecimento do marido? Pergunte aos pastores que se aposentaram: quantos irmãos que estavam o tempo todo no gabinete continuaram a procurá-los? Perguntem aos desempregados: quantos dos que comiam churrasco aos finais de semana continuaram a manter contato? Ah, como as pessoas nos surpreendem!

Conhece-se um amigo não pela festa abarrotada, mas pela presença junto ao leito de enfermidade. Na hora mais difícil é que os verdadeiros aparecem. Amigos são aqueles que ficam quando todos os outros foram embora. Amigos não nos enchem de desculpas; enchem-nos de afeto, ainda que à distância e apenas na hora certa!

Se mantivermos no coração a amargura pelo sumiço de tantas pessoas e o endurecimento da alma pela injustiça não seremos melhores do que eles. Pelo contrário, tornar-nos-emos MURMURADORES. Deus não se agrada de quem murmura. O contrário de murmuração é a GRATIDÃO. Deus continua soberano e Senhor de toda a nossa história. Se há ausências e se há abandono, devemos perguntar "PARA QUÊ, SENHOR", ao invés de insistir no "POR QUE, SENHOR?". Talvez, se insistirmos em perguntar o porquê, a resposta não nos seja muito agradável. É melhor confiar nos motivos da permissão divina.

Ele trabalha em nós, buscando tornar-nos INDEPENDENTES DE FELICIDADE EXTERNA. Sim, Ele quer ser a felicidade em nós. ENTUSIASMO, "Deus em nós", faz de nosso coração uma fonte a jorrar para a vida eterna! Lembro-me de visitar a irmã Catarina. Senhora sorridente, sempre presente na igreja, amiga de tanta gente. Quando lá cheguei vi que morava sozinha. Seus bens eram tão poucos! Sua casa era tão simples e pequenina! Mas raramente entrei em um lugar tão gostoso e iluminado, cheio de paz e de felicidade! Ela era feliz! Ela não tecia relacionamentos para buscar a felicidade; ela já a possuia. Os relacionamentos eram a PARTILHA daquilo que Deus fizera em sua alma. Ela foi feliz até o fim. Ela foi o seu próprio monumento. Ela era uma laranjeira que ofertava laranjas, uma fonte que servia água, uma nuvem que destilava chuva. E, como disse acertadamente alguém, laranjeiras não comem de suas laranjas, nem as fontes bebem de sua água ou as nuvens se molham com a própria chuva. Somos chamados a dar, ainda que não recebamos.

Já experimentei várias situações em minha vida: fui líder, diretor, presidente, responsável, executivo, tenho um longo ministério pastoral e atualmente sou pastor auxiliar. Já tive muita gente a me procurar. Também saí de muitas posições e experimentei o telefone em silêncio, o whatsapp mudo, os e-mails vazios. Se eu não tivesse a certeza de que há um amigo mais chegado que qualquer outro, JESUS CRISTO, eu teria me entristecido em demasia. Mas como eu conhecia o funcionamento do interesse humano, pude contemplar com compaixão a pobreza de muitas amizades e a riqueza do amor de Deus. ALGUNS AMIGOS NUNCA PARTIRAM; outros nunca voltaram. Alguns fazem questão de saber como estamos; outros sequer pensaram em nós uma vez na vida; éramos apenas um trampolim para que alcançassem algum benefício. Não importa. Se um dia pudemos ser instrumentos para ajudar a alguém, terá valido a pena! Quando temos JESUS CRISTO como amigo, somos capazes de amar, de perdoar, de compreender e, principalmente, de NÃO DEPENDER DOS OUTROS PARA SERMOS FELIZES E REALIZADOS. Se Jesus não for o primeiro e não for capaz de nos completar, nada mais nos completará!

Pense nisso, caro leitor. Não há felicidade quando dependemos de outros para atingir a meta. A felicidade tem que existir em nós através de Jesus Cristo, quando Ele se torna Senhor, Salvador e amigo mais chegado que um irmão. Quem tiver Jesus assim terá tudo. Dou graças a Deus porque tenho. E, por Ele, dou graças a Deus pelos amigos que são recíprocos e pelos que vão e vêm, pelos que são cíclicos, temporários e também pelos que se vão; pelo menos um dia pudemos partilhar algo! Que sejamos sempre boa figueira, onde o Senhor encontre frutos o tempo todo, e não apenas folhas e desculpas. 

Vá ao Senhor Jesus em oração e estabeleça com Ele a melhor e mais recíproca das amizades. Ele é real!


Wagner Antonio de Araújo
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35 
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633 (exterior: +5511-996998633)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...