quarta-feira, 19 de setembro de 2018

FLORESCENDO NO DESERTO - 24 - CAIR E LEVANTAR


24 - CAIR
E
LEVANTAR
 
716
 
Cair é típico de quem tentou andar. Vejo isso nos meus filhos pequenos. Enquanto engatinhavam não caíam. Ao começarem a experimentar as perninhas logo os tombos apareceram. Dão três ou quatro passos e caem. Mas não ficam caídos. Eles choram, reclamam e, imediatamente procuram levantar. Eles querem andar, não desejam nem a queda e nem a prostração.
 
Às vezes nós, adultos, também caímos. E são quedas tristes, conflitosas, vergonhosas, difíceis. Por vezes são físicas, semelhantes às infantis: caímos "de maduros". Estas quedas são símples, apesar de dolorosas. Um curativo, uma tala, um repouso, uma cirurgia resolvem a questão.
 
O problema é quando a queda não é meramente física, mas moral, financeira, espiritual, sentimental, religiosa.
 
O homem que vacila em sua conduta moral cai. Cai na tentação do Diabo, que lhe mostra belezas onde só há feiuras. Por trás do rosto lindo de um adúltero, de uma fornicação, de uma pornografia, há um turbilhão de feiura interior, de lamento, de sofrimento, de infelicidade, de doenças e de consciência pesada. Assim diz a Bíblia: Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. (Rm 7:5). Frutos para a morte: morte da esperança, morte da admiração, morte da confiança.
 
Há a queda financeira. Um investimento mal planejado, uma falência inimaginável, um deslize administrativo, um cartão de crédito ou cheque especial que perdeu o controle, levam a pessoa ao desespero, à bancarrota, ao fim de um patrimônio familiar. Essa crise afeta a tantas pessoas! Em um dia estamos confortáveis e prósperos e, em outro, perdemos tudo! Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se. (Gn 14:12). Servos de Deus do passado passaram por isso também!
 
Outras vezes a queda é espiritual. Antes, ao conhecer a Cristo como Salvador e Senhor, vivia-se no primeiro amor, em novidade de vida. O culto, a igreja, a Bíblia, a oração, o envolvimento na evangelização, eram fontes a jorrar água límpida e abundante. Com o tempo perdeu-se o encanto, perdeu-se a singeleza e a vida espiritual tornou-se um fardo. A fonte secou-se e não há mais vida em lugar algum. Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? (Gl 5:7)
 
E a queda sentimental? Tão comum nos primeiros anos da vida adulta! Uma paixão que se acaba, um amor que se vai, uma traição, uma desilusão! Quanta dor romântica existe por trás de um sorriso que a esconde! Quem pela decepção sentimental atravessa imagina que a vida terminou e, não raras vezes, tenta tornar isso uma realidade. Para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Para onde se retirou o teu amado, para que o busquemos contigo? (Ct 6:1).
 
Por fim, há quem caia numa vala religiosa. Trocou o Deus Vivo pelo deus morto. Trocou a verdade pela mentira. Trocou a Bíblia por um livro inventado pelas pessoas idólatras. Trocou a autêntica religião pela crendice e o misticismo maligno. Hoje lê mão, consulta horóscopo, acende velas, invoca guias, cheira incenso, possui amuletos, marca o corpo com tatuagens e piercings, faz sinais idólatras, participa de sociedades secretas, ajoelha-se aos ídolos. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. (Nm 25:2)
 
Tudo que citei representa a queda do homem. O homem cai nas próprias armadilhas que faz para os outros; ele as faz para si. São quedas terríveis. Alguns ficam ali. Mas quem realmente é de Deus não tem felicidade e não quer ficar caído. Seria possível erguer-se de novo?
 
SIM! E pode ser agora! Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará . (Pv 24:16)
 
Para a queda moral o Senhor Jesus diz:  Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. (Jo 8:11, no caso da mulher adúltera). Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. (Is 1:16). Deus restaura a vida moral de quem se arrepende e deseja abandonar o pecado. O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Pv 28:13)
 
Para a queda financeira, o Senhor também tem remédio. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. (Is 55:2); A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. (Rm 13:8). Parar de gastar, pagar o que se deve e administrar com disciplina o que se tem é o começo para uma vida próspera.
 
Para a queda espiritual a solução é o arrependimento sincero e a busca pela renovação da fé. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2Cr 7:14); E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jr 29:13).
 
Ao problema sentimental o Senhor diz: Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1Co 10:13). Não precisamos de outra pessoa para sermos felizes; a felicidade deve vir do Senhor, não de outro ser humano. Caso contrário, será uma dependência doentia que tornará ambos infelizes. Devemos ser completos em Deus e, por causa dEle, se for de sua vontade, ter alguém: E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. (Gn 2:18).
 
Quanto à queda religiosa, é simples a solução: abandonemos os falsos deuses e as falsas orientações. Abracemos novamente a fé cristã. Façamos da Bíblia o nosso farol e do Senhor a nossa luz. Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes. (Gn 35:2). Quem faz isso recebe do Senhor a bênção tão desejada.
 
O cair é uma possibilidade. Mas o levantar é uma necessidade.
 
Levantemo-nos!
19/09/2018
 
Wagner Antonio de Araújo
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35 
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...