sexta-feira, 20 de março de 2015

memórias literárias - 158 - FALSAS EXPECTATIVAS


 
FALSAS
EXPECTATIVAS
158
 
Realizaram uma festa e não incluiram o seu nome. Organizaram um almoço e você não fez parte do grupo. Mandaram cartões e brindes, mas esqueceram de você. Quantas decepções desse porte já computou ao longo de sua vida? Esperou que telefonassem, não telefonaram; aguardou que agradecessem, não agradeceram. E o coração ficou partido.
 
Jesus nos deu o antídoto para situações desse porte. "Mais bem-aventurado é dar do que receber". Jesus vai no cerne da questão. Ele vai às origens: a ansiedade na  expectativa de receber. Nós esperamos muito dos outros. Esperamos que nos reconheçam. Esperamos que nos agradeçam. Esperamos que nos incluam. Esperamos que nos percebam. Esperamos que não nos esqueçam. E muitas vezes somos os grandes "deixados para trás". Às vezes somos lembrados, mas muitas vezes não.
 
Cristo disse que é mais feliz quem dá, não quem espera receber. Aliás, já pensou em quantas pessoas esperavam algo mais de você e não receberam? Quantos aguardam aquele telefonema que você nunca deu? Quantos aguardam um convite para uma visita que você nunca fez? Quantos aguardam aquele tempo de prosa, aquele passeio, aquela atividade em família e você nunca teve tempo? Aliás, tempo teve, o que não teve é vontade. Os outros não são prioridade para você. Pois bem: você também não é prioridade para outros tantos! Se você quer reclamar, aceite a sua própria culpa em igual medida!
 
Duas atitudes podem resolver. A primeira: não tenha mais expectativa do que os outros irão fazer por você. Eles não farão tudo o que você espera! E se fizerem será uma dádiva, um lucro, uma festa, algo a ser festejado! Não esperar e receber é muito melhor do que quem manter falsas expectativas que nunca se concretizarão. Alguém de meu convívio diz que não sofre quando não o convidam para festas, encontros ou passeios. Porém faz diferente: ele inclui pessoas em suas alegrias e realizações. Esta é a segunda atitude: faça pelos outros o que gostaria que fizessem por você!
 
Ligue você para ele. Convide você para um almoço, uma visita, uma reunião. Lembre da data e presenteie. Invista de você para o outro. Não espere recompensa e não busque reconhecimento. Jesus nos disse que quem faz sem esperar recompensa e faz em nome do Senhor, receberá no Céu a recompensa devida. Além disso o coração alegre aformoseará o rosto. E não tendo expectativas de consideração não haverá sofrimentos maiores. O importante é ser conhecido no Céu, como diz a minha esposa. Basta-nos sermos reconhecidos por Jesus. O resto é resto.
 
Tenham um bom dia!
 
Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel em Carapicuíba, São Paulo, Brasil

OPBCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...