segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

memórias literárias - 601 - E ERA JESUS!

E ERA
JESUS!
 

 
 
601
 
Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer (Lucas 24.16)
 
"Pastor, ore por mim, parece que Satanás levantou-se no meu caminho!". "Essa situação está fora de controle; não consigo entender, será que Deus não vai socorrer-me?". "Isso foi um acaso; mera coincidência...".
 
Não são raras as vezes em que coisas nos acontecem e pensamos que caímos num despenhadeiro, rolamos de um penhasco. Temos a impressão de que pode ter sido qualquer coisa, menos a ação de Deus em nós e em nossa história.
 
A dupla de discípulos ia pelo caminho de Emaús. Encontraram-se com Jesus Cristo e não o reconheceram. Este, ao vê-los tristonhos, perguntou sobre o que conversavam. Eles então explicaram as coisas que há pouco aconteceram em Jerusalém. Chegaram a considerá-lo um alienado, pois parecia não saber de nada que acontecera na cidade. Após ouvi-los, explicou-lhes as Escrituras Sagradas e porque tudo isso acontecera, cumprindo as profecias messiânicas. Até então não percebiam que era o próprio que lhes falava. Fez-se de caminheiro e que iria continuar a estrada, quando foi convidado a pousar na casa deles. Ao dar graças pelo pão, partindo-o e distribuindo-o, viram que era Ele, Jesus Cristo, o Messias de Israel, o Salvador do mundo! Mas foi tarde para que eles manifestassem a Ele a alegria que sentiam agora, pois já desaparecera daquele lugar. O tempo todo era Jesus, mas eles pensavam que era um homem qualquer. Depois comentaram: E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? (Lc 24:32)
 
A situação nos faz lembrar de Maria Madalena. Ao pé do sepulcro, vendo-o sem a pedra que o tapava, contemplou um homem, que pensara ser o zelador da tumba. Pediu-lhe que tivesse compaixão, que lhe mostrasse para onde levara o corpo do Senhor, para que pudesse aplicar aromas costumeiros. O Senhor lhe olha e diz: "Maria!" Foi então que reconheceu no desconhecido jardineiro o Messias e expressa-se com gozo: "Raboni, Mestre!" Era Jesus o tempo todo e ela não o discernia!
 
Reporta-nos um fato no Velho Testamento, onde Deus agia e pensava-se que era uma rebelião animal. Balaão, a contragosto divino, seguia com o inimigo para amaldiçoar a Israel. A sua jumenta empacara e ele a surrava. Tanto o fez que o Senhor abriu a boca da jumenta, que lhe dissera nunca ter se portado mal para com ele, que não era justo esse tratamento severo. Foi quando os olhos do falso profeta se abriram e viu o Anjo do Senhor com a espada flamejante, impedindo o caminhar da jumenta. Era Deus o tempo todo e Balaão não sabia!
 
Somos tardios para entender a mão preciosa de Deus sobre nós! Atribuimos os fatos e as situações a todo e qualquer motivo ou fonte: a mão do Diabo, a opressão do inimigo, a dureza humana, a sorte, a coincidência e até a ausência divina. Esquecemo-nos de que Deus é soberano sobre a nossa vida e sobre a nossa história e que não estamos caindo despenhadeiro abaixo. Lembro-me de uma guerra fratricida entre Judá e Israel, detida pelo próprio Deus, que lhes disse: Não subireis nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque eu é que fiz esta obra. (1Rs 12:24)
 
Somos rebeldes às ordens da Lei do Senhor, que nos orienta com clareza: Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1Ts 5:18). Temos dificuldades em aceitar a soberania de Deus em nossa história: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Rm 8:28)
 
Discernir Jesus em nossa vida: é o nosso desafio! Crer na condução divina para os nossos passos: eis a nossa tarefa! Os acontecimentos ou são diretivos, expressando um "avançai" naquilo que fazemos, ou são corretivos, a dizer-nos: "parai", para mudarmos de atitude, ou são restritivos, afirmando: "esperai", pois o tempo de Deus é melhor do que o nosso.
 
Foi diretiva a ordem de Jeová aos filhos de Israel: Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. (Ex 14:15)
 
Foi restritiva a ordem de Deus a Paulo, com relação a escolha de um campo missionário: E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. (At 16:7).
 
Foi corretiva a ação de Deus sobre Moisés, que não entrou na Terra Prometida: Também o SENHOR se indignou contra mim por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás. (Dt 1:37)
 
Oh, que Deus abra os nossos olhos e que contemplemos a Jesus Cristo em nossa história e em cada acontecimento de nossas vidas! Não é um fantasma que vem ao nosso encontro a caminhar pelas tormentosas águas da vida! Mas, quando eles o viram andar sobre o mar, cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos... mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais. (Mc 6:49-50)
 
È Jesus! É o Senhor! É Ele quem caminha conosco, quem nos pastoreia, quem nos manda avançar, quem nos restringe o passo ou quem nos faz aguardar o momento certo!
 
Hoje contemplo com gratidão os meus pequeninos filhos, Rute, de dois anos e meio, e Josué, de nove meses. Olho-os e choro de felicidade; vejo o caminho pelo qual o Senhor me conduziu. Chorei tanto por amores não correspondidos ou por casamentos que não se concretizaram! Pensei que Deus não me amava, que não estava atento à minha dor, que não me concederia o que o meu coração tanto desejava! Renunciei a tudo por Ele  e fui-lhe grato, pensando que Ele descartara um casamento para mim. Eu não sabia de Seus planos! Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. (Jo 13:7). Preparava-me o Senhor um casamento feliz, uma esposa fiel, um futuro com prole e herdeiros. Esperei 45 anos para casar-me e fui pai aos 50. E aos 51 anos Ele curou o meu coração de uma enfermidade incurável e letal, com a qual convivi desde os 17 anos! Deus sabe o que faz! Era Jesus o tempo todo e eu não O percebia! Obrigado, Senhor, por Tua paciência!
 
Verifique a sua vida, dileto leitor. Os acontecimentos, as restrições, as bênçãos, as provações, as dificuldades, as oportunidades. Ore para que Deus lhe mostre a Sua mão em seu caminho. E confie plenamente na graça do Senhor.
 
Quero terminar com a quadrinha citada por Howard Taylor em seu livro O Segredo Espiritual de Hudson Taylor, apontada como "antologia":
 
Não tenhas sobre ti um só cuidado, qualquer que seja.
Pois um, somente um, seria muito para ti.
É Meu, somente Meu todo trabalho, e o teu trabalho
É descansar em Mim.
 
Que assim seja. Amém.
 
Wagner Antonio de Araújo

22/01/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...