sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

memórias literárias - 598 -, OLHARES SELETIVOS - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 39

OLHARES
SELETIVOS

Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 39
598

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Se há algo que se tornou uma febre em nossos dias é o império dos smartphones, dos aplicativos e redes sociais. O whatsapp é o campeão no Brasil. Infelizmente as pessoas compartilham grande quantidade de banalidades, de coisas sem a menor importância.

Este é o retrato de nossa sociedade, pecaminosa e semelhante aos cretenses. Paulo disse que ouviu a seguinte denúncia: Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos ,... ventres preguiçosos. (Tt 1:12) O mundo hoje serve-se de banalidades, de contemplação do alheio e geralmente se esquece de suas próprias responsabilidades diante da divulgação de coisas nocivas.

O Salmo de hoje diz o seguinte: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto me pegará” (Salmo 101.3).  O autor, inspirado pelo Espírito Santo, afirma que não colocaria coisa injusta diante de si. E por que? Porque não lhe davam prazer. Aquele que é comprometido com Deus não sente felicidade, alegria, contentamento diante das coisas erradas e injustas. Lembro-me que, na época em que estava perdido vivia nos bailes de fim de semana. Ao entregar o meu coração a Jesus perdi a vontade, perdi o entusiasmo. A minha alegria tornou-se outra. Hoje contemplo as igrejas a fazerem os seus próprios bailes e os casamentos cristãos mundanizarem-se por completo. E pergunto: o que aconteceu? É a coisa injusta constantemente diante dos olhos. A pornografia, os filmes impróprios, as músicas indecentes e chulas, os comentários cheios de filosofias mundanas. São horas e horas diárias de contato com o mundo e minutos residuais de contato com Deus. Jesus afirmou categoricamente: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. (Mt 6:24) Nós estamos no mundo, é verdade; mas isso não nos torna obrigados a usufruir do mundanismo que nos é oferecido. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. (1Co 15:33)  O cristão deve ser seletivo com as coisas que coloca diante do olhar. Assim diz a Bíblia: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. (1Tm 4:16) O autor de provérbios afirma: Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. (Pv 1:10) Nem de perto, pessoalmente, e nem de longe, através do que se coloca diante do olhar. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1Pe 1:16)

Que o ouvinte saiba selecionar as coisas boas com as quais encher o seu olhar e coração, e abandonar aquelas que só causam embaraço e decadência espirituais. Que Deus nos abençoe. Amém.

Wagner Antonio de Araújo

19/01/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...