terça-feira, 27 de agosto de 2019

páginas soltas - 801 - JOSÉ SABE TUDO

JOSÉ
SABE-TUDO
801
A empresa não ia bem. Todos sabiam onde estava o problema: a corrupção da diretoria. As verbas eram roubadas e notas frias eram anexadas ao orçamento. Festas e gastanças, má administração e dinheiro para impedir a fiscalização. Tudo o que podia acontecer acontecia: era um desastre.

Então os funcionários resolveram se organizar. Formaram um grupo que denunciava e que apontava as falhas. Um deles, o José, era um orador nato, conquanto tremendamente limitado em seu linguajar chulo e inculto. As pessoas o perdoavam porque o que ele falava era fato. Ele não aceitava meias verdades. Ele dizia o que era certo. E, pelo jeito, José sabia de tudo, conhecia tudo, daria solução para qualquer problema.

Diante de tantos problemas o dono da empresa demitiu o diretor e contratou o José para assumir a direção da firma. José, mais do que depressa, aceitou. Os funcionários fizeram festa. Todos esperavam que em sua administração a empresa se tornasse lucrativa, desenvolvida e promissora. Ademais, queriam também uma melhoria dos salários. Eles tinham muita esperança em José. "Agora teremos um bom convênio, uma boa assistência, um refeitório bem suprido, férias bem remuneradas, melhores condições de trabalho, oportunidades. Viva o José!"

Assim que assumiu a função José demitiu o primeiro escalão, que lhe dera apoio ao cargo. Até os que foram seus aliados na indicação foram riscados do quadro de funcionários. Em seguida contratou seus primos para as funções melhor remuneradas. José cortou o orçamento dos departamentos, obrigando os chefes a dispor de funcionários e dobrar a carga de trabalho. Havia reuniões diárias e José, que não atentava para a função, continuava a criticar a empresa, a corrupção, a balbúrdia. Ele xingava a todos os que com ele não concordavam. Fechou o refeitório, alegando que quem quisesse que fosse comer no bar da esquina; cortou as horas extras, alegando falta de recursos e não recebia ninguém em seu escritório.

A empresa, que ia mal no mercado, passou a ir mal internamente também, correndo o risco de falir. O dono, preocupado com o seu patrimônio, não viu outra alternativa. Demitiu o José. Este, ao sair, xingou o quanto pôde, ameaçando a tudo e a todos. Por fim, depois do tumulto, o dono contratou um outro diretor, um técnico, de pouca conversa, de muito respeito e muito trabalho. Ele era culto, mas acessível. Era decidido, mas sabia ouvir; relacionava-se bem com todos.

Em dois anos a empresa voltou a liderar o seu mercado e a vida seguiu em paz.

O José? Ele sabia tudo, mas hoje ninguém mais sabe dele. Onde será que ele está?

Wagner Antonio de Araújo
obs: este texto é ficcional.
...

Um comentário:

  1. Olá! Que trabalho milagroso de grande Amiso, eu sou Jose Nuno, minha esposa me deixou porque tenho câncer no corpo, então enviei um email para o Dr.Amiso e explique tudo para ele, ele cura a doença e devolve minha esposa de volta para mim, Eu também disse ao meu amigo que sua esposa está se divorciando em três dias, ele também o contatou e viu sua esposa ligar para o advogado 2 dias antes do dia do negócio e disse a ele que ela não estava se divorciando do marido novamente. com relação à questão do divórcio, acredite: agora eles estão vivendo felizes como nunca antes. caso você esteja passando por um problema conjugal, entre em contato com Dr.Amiso pelo herbalisthome01@gmail.com

    ResponderExcluir

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...