terça-feira, 27 de agosto de 2019

memórias literárias - 802 - UM PURGATÓRIO

UM
PURGATÓRIO
 
802
 
Minha família era da roça, do sul de Minas Gerais. PURGA, ali, era a PULGA. Quando se falava de PURGATÓRIO, pensava-se no inseto. Quando eu cresci entendi que não era nada disso. PURGAR é PURIFICAR. Esse termo, PURGATÓRIO, diz respeito a uma doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana, cuja afirmação é que as almas das pessoas que não são essencialmente ruins vai para um local de purificação e sofrimento, onde, depois de algum tempo de exílio, é liberada para adentrar aos portais celestiais.
 
Esse ensino sedimentou-se nessa igreja ao longo dos séculos, tendo sido promulgado pelos concílios de Lyon, 2o. (1274), de Florença (1438-1445) e o de Trento (1545-1563). Trocando em miúdos: cada pessoa paga pelo seu próprio pecado pessoal, ainda que cristã. Não tendo alcançado uma vida santa, repleta de boas obras, essa pessoa precisa de uma purificação. Assim, nesse lugar horrível a pessoa sofre e se purifica, preparando-se para o Céu. O sacrifício de Cristo, na cruz, não é suficiente para livrá-la destes pecados não mortais.
 
Esse até seria um local interessante para se acertar contas com Deus, não fosse por um detalhe: ele não existe. Além disso nenhum homem teria condições de pagar pelos seus próprios pecados, pois o preço é eterno. Assim, naquilo que dependesse do homem, ele jamais sairia dessa prisão.
 
PURGATÓRIO é o fruto do afastamento da Palavra de Deus. Igrejas e ministros do evangelho, quando não se satisfazem com o que está escrito, inventam uma série de bobagens e de desinteligências, afastando as pessoas da verdadeira fé cristã. O Apóstolo Paulo disse: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gl 1:8)
 
O ladrão que morreu ao lado de Jesus, numa das cruzes, deveria ter ido ao purgatório, caso tivesse manifestado arrependimento. Se fosse depender de si próprio, jamais poderia estar num encontro com Cristo do outro lado da morte, de imediato. No entanto, após manifestar arrependimento, ouviu do Senhor a seguinte afirmação: E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lc 23:43)
 
Quando eu seguia a fé romanista aprendera que a salvação se dava através das boas obras. Ledo engano! A Bíblia diz: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2:8). O mesmo apóstolo Paulo, que escreveu o texto anterior, pergunta aos gálatas, que estavam regredindo na fé, retornando ao judaismo cerimonial: Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? (Gl 3:2)
 
Nenhum homem, por mais santo que seja, terá condições de entrar no Céu por méritos próprios. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Rm 3:23) Não existe um semi-inferno, um local intermediário para os meio-pecadores. Para Deus TODOS somos pecadores. Mas há algo que pode diferenciar-nos uns dos outros.
 
Há os PECADORES PERDOADOS, que alcançam de Deus a graça da salvação, e há os PECADORES NÃO PERDOADOS, que não recebem do Senhor tamanha misericórdia. Os que alcançam o perdão vão para o Céu, para o Paraíso, para a Nova Jerusalém. Os que não alcançam vão para o Inferno, para o Sheol, para o Lago de Fogo e Enxofre. Jesus diz que ambos ressuscitarão, mas terão destinos diferentes. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. (Jo 5:29). E se não é por obras que se salvam os pecadores arrependidos, que bem é esse do qual Jesus fala? Ele mesmo responde: Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (Jo 6:29). Crer no Senhor é o que diferencia um e outro. Esse é o "fazer o bem" citado por Cristo.
 
Crer no Senhor é como abrir uma porta com a chave que dá duas voltas. Virar a chave uma só vez não abre a porta. São necessárias duas voltas. A primeira é a chave do arrependimento: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, (At 3:19). Os pecados são apagados, isto é, saem de nossa ficha corrida e entram na do Senhor, que assumiu a nossa culpa. Sem arrependimento não há salvação. Se com o arrependimento são apagados, então não há o que purgar.
 
A segunda volta para abrir a porta do Céu  é a fé no Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Assim diz a Escritura: A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Rm 10:9); E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (At 16:31). Somente Jesus Cristo é capaz de ser intermediário entre o Pai e o homem. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (At 4:12)
 
Quem se arrepende dos pecados e crê no Senhor TEM A VIDA ETERNA. Os seus pecados SÃO APAGADOS. Não precisarão purgar indefinidamente. Eles não se salvaram por si próprios, mas pela eterna graça de Jesus. Eles são agraciados pelo amor e pelo poder de Deus. A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. (At 10:43)
 
Não há purgatório algum, senão na cabeça de quem não conhece a BÍBLIA SAGRADA. Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mt 22:29)
 
Por essa razão não precisamos rezar missas para os mortos, nem de corpo presente, nem de sétimo dia, nem de um mês, de um ano ou quantos forem. Os mortos não precisam de nossas rezas. Suas vidas foram encerradas e seu destino já foi traçado. Assim como o rico, da história do rico e de Lázaro, estava nas chamas do Hades, e Lázaro desfrutava do consolo no Seio de Abraão, e não tinham acesso a transferência de localidade, também quem vai para o Céu não desce ao Inferno; nem quem vai ao Inferno pode subir ao Céu. (Leia o texto em Lucas 16.19-31). Com a morte sela-se o destino. E não há alteração de domicílio após a morte.
 
Quem parte sem Cristo irá para o Inferno, ainda que lhe celebrem centenas de missas e lhe acendam milhares de velas. E quem parte convertido a Cristo, confiando só nEle para a sua salvação vai para o Céu.
 
Eu lhe pergunto: para onde irá o leitor se morrer hoje? Já experimentou entregar-se a Cristo?  Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (Jo 11:25). Não importa o tamanho de seus pecados; se houver arrependimento e fé haverá libertação do juízo. E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades. (Hb 10:17).
 
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, (Dt 30:19)
 
Que Deus lhe abençoe.
 
Obs: Escrito à pedido do meu amigo e mestre Pastor José Vieira Rocha
 
Wagner Antonio de Araújo
 

 

Um comentário:

  1. Olá! Que trabalho milagroso de grande Amiso, eu sou Jose Nuno, minha esposa me deixou porque tenho câncer no corpo, então enviei um email para o Dr.Amiso e explique tudo para ele, ele cura a doença e devolve minha esposa de volta para mim, Eu também disse ao meu amigo que sua esposa está se divorciando em três dias, ele também o contatou e viu sua esposa ligar para o advogado 2 dias antes do dia do negócio e disse a ele que ela não estava se divorciando do marido novamente. com relação à questão do divórcio, acredite: agora eles estão vivendo felizes como nunca antes. caso você esteja passando por um problema conjugal, entre em contato com Dr.Amiso pelo herbalisthome01@gmail.com

    ResponderExcluir

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...