sexta-feira, 22 de novembro de 2019

memórias literárias - 824 - SÓ A ELE SERVIRÁS

SÓ A ELE
SERVIRÁS
 
 
824
 
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. (Lc 4:8)
 
A quem servimos nós? A Deus? Será que é da vontade dEle que carreguemos um fardo insuportável de ansiedades e de decisões não tomadas? Teria Deus algo com decisões tomadas por medo, por conveniência, por depravação ou por rebeldia?
 
Servir só a Deus significa que não importa o rumo que o mundo tomou, não importam as decisões de grupo assumidas depois do jogo ter começado. Nós temos integridade e manteremos a palavra assumida em oração e em reflexão. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. (Js 24:15)
 
Viver escravizado a uma situação cômoda, que evita desgastes e lança a solução para um futuro que nunca chegará é desinteligência. Nós nunca agradaremos a todo mundo e jamais teremos da parte das pessoas a recompensa e o reconhecimento pleno pelo que fizermos. As nossas decisões devem vir do coração e serem tomadas à luz da vontade de Deus, que nos julgará por cada uma delas, não por causa do receio de desagradar a alguém ou decepcionar a um grupo. Se temos que agradar a alguém, que seja a Cristo! Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. (Mt 10:37)
 
Fazer as coisas apenas porque isso não nos dará trabalho maior é preguiça, insensatez. A comodidade é um inimigo a ser vencido. A zona de conforto é muito apropriada, mas não é o lugar onde devemos estar. Quem se esconde na zona de conforto será privado de viver a própria vocação, a própria felicidade e de obter o fruto de suas próprias escolhas. Davi, o rei, antes de reinar, refugiou-se num lugar assim, no exterior. Mas ouviu a seguinte admoestação: Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques naquele lugar seguro; vai, e entra na terra de Judá. Então Davi saiu, e foi para o bosque de Herete. (1Sm 22:5)
 
Fazer porque se sente escravizado, dominado, absorvido pelo desejo ou predestinado a isto é loucura. Há aqueles que continuam a beber, a fumar, a frequentar lugares impróprios, na perversão moral e na depravação, e alegam que estão presos, acorrentados, sem condições de saída. Estão tão presos quanto um grande elefante amarrado a um graveto ao chão: ele foi criado amarrado ao graveto e pensava que não tinha forças. Ao crescer continuou submisso à prisão. Se puxasse o pescoço só um pouquinho veria que a suposta cadeia era imaginária. Assim também aquele que diz não conseguir parar de pecar é vítima de sua própria mentira. Se ele conhece a Jesus está livre, podendo dizer aos vícios e às depravações: eu não farei mais isto! E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8:32)
 
Por fim, viver debaixo de uma religião porque foi tradição familiar, herança de sua etnia humana ou tradição centenária daqueles que vieram de seu país é caminhar cegamente para o abismo e de lá nunca mais sair. A fé deve ser exercida ao lado da razão. Se eu for exposto à Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, e lá descobrir a verdade sobre Deus, sobre Jesus e sobre a religião verdadeira, e ainda assim quiser continuar escravizado às minhas tradições, terei tomado a mais tola das decisões. Afinal, nenhum familiar ou conterrâneo meu prestará contas da minha fé diante do tribunal de Cristo. Eu irei sozinho. E Deus irá me perguntar o porquê de minha resistência à verdade. Não haverá ninguém para me defender, uma vez que eles também estarão debaixo da mesma condenação. Será muito mais sensato tomar a decisão por mim mesmo e acertar as minhas contas com Deus em vida. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lc 12:20)
 
A quem você serve? A si próprio, aos seus familiares, à sociedade ou ao Deus Todo-Poderoso que lhe criou? Se a Deus, então não se submeta mais à escravidão de suas vontades, não atrele mais as suas decisões à vontade dos outros. Devemos amar ao próximo, respeitar a família e tratar bem aos que conosco vivem. Mas não devemos viver atrelados ao agrado humano em detrimento do agrado divino. Faça a vontade de Deus e renda-se a Cristo. E, em Cristo, tome as suas decisões baseado no que Deus quer para a sua vida e não no que esperam que você faça. Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; (Ef 6:6).
 
Wagner Antonio de Araújo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...