segunda-feira, 4 de novembro de 2019

memórias pastorais - 817 - PIB RIBEIRÃO PIRES SP: NOSSO MINISTÉRIO



PIB RIBEIRÃO
PIRES SP:
NOSSO
MINISTÉRIO


817
No último dia 29 de outubro completamos 4 meses à frente do pastorado da Primeira Igreja Batista em Ribeirão Pires, São Paulo, Brasil. Algumas coisas eu gostaria de compartilhar.

1. Eu não fui o pioneiro desta igreja. Vários ilustres obreiros me precederam. Há 47 anos ela foi organizada. Quantas bênçãos receberam ao longo de todos esses anos! Aquele púlpito já foi o "assim diz o Senhor" em inúmeros momentos e por diversos homens de Deus. Cada vez que subo ali sinto temor e tremor, pedindo a Deus para manter-me fiel às Escrituras Sagradas. E que jamais deixe morrer a memória da igreja quanto à gratidão aos obreiros que ali já serviram ao Senhor.

2. O povo daquela igreja é um povo maravilhoso, afetuoso, caloroso, hospitaleiro, repleto do amor a Deus e de comunhão uns com os outros. Eles mantém laços familiares diversos, acumulados ao longo dos anos entre casamentos e amizades. Eles se conhecem profundamente e aprenderam a aceitar as virtudes e os defeitos, buscando melhorar a cada dia. São comuns as visitas, os cultos nos lares, os telefonemas e os encontros. Como isso faz bem!

3. Eles são trabalhadores incansáveis. O ritmo de atividades da igreja é monumental. Eu tive que me adaptar a isso, uma vez que tradicionalmente a segunda-feira é a folga pastoral. Contudo, ali na Primeira, eles celebram o "culto nos lares" há mais de dez anos às segundas-feiras. Por que mudar? Resolvi prestigiar quinzenalmente e tem sido um aprendizado olhar para o empenho com que fazem a obra do Senhor.

4. Eles são generosos. Já presenciei a união deles para refazer o telhado da casa de uma família e soube de dezenas de outras tarefas que atribuiram a si próprios, suprindo as necessidades emergenciais de tantos: tratamentos de saúde a idosos, compra de fraldas para suprirem bebês necessitados, doação de remédios e de víveres etc. O amor ali não é teoria, é prática!

5. Eles cuidam do pastor. Minha família tem sido principescamente hospedada em lares para o almoço no domingo. Quando a casa pastoral não estava em condições de receber-nos, os irmãos cediam o próprio quarto de dormitório para que descansássemos à tarde. À mesa colocavam a melhor comida, a melhor sobremesa, a toalha mais bonita. E, depois que nos estabelecemos na casa pastoral eles continuam a cuidar de nós: dificilmente deixam de perguntar pela saúde de minha grávida esposa, estão o tempo todo acarinhando os meus filhos, nunca deixam de fazer um agrado, uma expressão de amor. Como isso faz bem!

6. Eles são submissos. Quando ali cheguei provoquei mudanças significativas e assustadoras num primeiro momento, pois representava a volta à doutrinas e práticas tradicionais batistas. A igreja havia experimentado projetos modernos de crescimento e de liturgia de igreja e assustava-se com aquilo que propúnhamos. Mas em nenhum momento enfrentei hostilidades. Pelo contrário, aos poucos, com muito cuidado, tudo foi se adaptando. E hoje igreja e pastor estão a caminhar no mesmo passo, com erros e acertos, mas com o foco em Jesus, na Bíblia Sagrada, na evangelização e na comunhão. Eles sabem trabalhar com o pastor!

7. Eles são promissores. Há enormes desafios para o futuro. O salão de cultos não é comprido, ele é bem curto, conquanto largo e com galeria. Há espaço para quase dobrar o seu tamanho, não sem derrubar o salão social e o gabinete pastoral. Mas eles não têm medo caso assumamos esse desafio. Há o inconveniente histórico de não haver estacionamento para carros (quando a casa de oração foi erguida não havia essa demanda). Isso gera reflexão para um futuro a médio prazo: queremos uma capela maior em número de assentos e sem estacionamento para os carros ou buscaremos no Senhor uma propriedade que tenha espaço para os nossos automóveis também? Ribeirão Pires é o mais caro dos municípios da região do ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano). Ele é uma estância turística. Sei que, se houver consciência do que for melhor, aqueles irmãos estarão prontos a assumirem qualquer desafio, seja dobrar a capacidade atual e construir salas num segundo andar, seja partir para um outro local!

8. Eles têm se santificado. Quando chegamos à igreja dissemos que o nosso foco seria SANTIDADE AO SENHOR. Isso vem causando grande reboliço comportamental. Coisas que eram tidas como normais e comuns passaram a representar pecado segundo a revelação bíblica. Ao invés da rebelião contra a destruição da zona de conforto, muitos irmãos estão experimentando uma transformação espiritual sem tamanho: têm lido a Bíblia, têm buscado afastamento dos prazeres da carne e do mundo; têm compartilhado a fé; têm abandonado aquilo que representa escândalo e tropeço. O resultado não podia ser outro: casamentos restaurados, vidas consagradas, comunhão com Deus amplificada e até nas vestimentas uma forma menos vaidosa e mais humilde tem aparecido, destacando a pessoa e não os apetrechos. Como Deus é bom!

9. Publicidade e alcance. A igreja decidiu aceitar o nosso desafio e tornou-se usuária da mídia. Eles já possuiam página nas redes sociais, mas jamais haviam experimentado o que hoje tem acontecido: a divulgação de seus cultos pelo mundo afora. Isto provocou um conhecimento maciço da igreja pelo público cristão em geral. As transmissões ao vivo têm sido assistidas centenas de vezes e o alcance ultrapassa a barreira dos milhares. Há gente de diversos países a acompanhar os nosso cultos: Portugal, Estados Unidos, Cuba, Argentina, Suécia, Espanha, Alemanha, Japão, Austrália, África etc. Dos estados brasileiros quase todos mantém uma consulta constante às nossas mídias. Seja Deus engrandecido!

10. A glória é só de Deus, não nossa. Desde que assumimos tomamos a decisão de começar os cultos de joelhos diante do Pai, em nome de Jesus Cristo e no poder do Espírito Santo. Os hinos que cantamos são cristocêntricos e os cânticos avulsos são escolhidos com critério. O culto tem ordem, tem liturgia tradicional, com prelúdio, poslúdio, com pregação, oração e comunhão. As nossas crianças têm recebido atenção especial, com um culto realizado em salas próprias, e até com direito à jantinha noturna! No último domingo tivemos a afluência de 20 crianças, somando 117 pessoas à noite! Quando ouvimos e vimos isso dobramos os joelhos e dizemos: toda a glória seja a Deus, nenhuma ao pastor e nem a ninguém! Somos apenas servos e queremos que o Senhor seja magnificado!

Minha família e eu vivemos esse tempo presente com grande gratidão. Em abril eu fui visitá-los pela primeira vez sem nunca ter conhecido a cidade ou a igreja. Levei um tombo no púlpito e tive que deixá-los, oferecendo a reposição da visita interrompida. Eles quiseram o nosso regresso, e outra vez, e outra e outra. O resultado está aí: Deus havia preparado este ministério para que O servíssemos com eles. Certamente eu jamais me esqueço dos ministérios pastorais passados, onde servi ao Senhor com amor e com temor, principalmente a inesquecível Boas Novas, onde gastei 22 anos de minha vida. Mas hoje o nosso ministério é com a Primeira Igreja Batista em Ribeirão Pires, São Paulo, Brasil e queremos viver com intensidade este privilégio, dure o tempo que durar. Alguém me pergunta: "pastor, o senhor vai ficar conosco?" E eu respondo: "O tempo que o Senhor desejar aqui ficarei. Vamos viver com alegria este momento!". O tempo de Deus é perfeito e só Ele sabe quanto tempo há de durar. Certamente que não assumi o pastorado para encerrá-lo em seguida, mas sim cumprir tudo o que Ele disser para fazer. Que a Sua vontade seja cumprida!

Bem, decidi escrever tudo isso neste dia especial, pois é o dia em que antigamente comemorava o aniversário de organização de minha última igreja, Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel, em Carapicuíba, SP. Hoje ela completa 19 anos de organização e 23 anos como congregação. Eu não estarei lá mas espero que as bênçãos de Deus recaiam sobre ela e sobre o seu pastor. E com estas informações espero que aqueles que nos amam ali possam glorificar ao Senhor pelo trabalho que Ele me concedeu para este tempo. Servimos ao Senhor onde Ele nos envia. Aleluia!

Abraços a todos.

Wagner Antonio de Araújo.
04 de novembro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...