sábado, 26 de setembro de 2015

memórias literárias - 248 - VITÓRIA ANTECIPADA

A VITÓRIA
ANTECIPADA

248



Porque todo o que é nascido de Deus vence o  mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
(1Jo 5:4) 
A vitória vem antes da batalha propriamente dita. Ela começa na certeza de que não só lutaremos, mas conseguiremos atingir os nossos objetivos.

A fé instrumental, colocada por Deus em nossa mente, faz com que uma auto-imagem sadia, uma auto-confiança bem fundamentada e um otimismo balanceado consigam verdadeiros milagres em nosso viver. Mau usada, essa fé instrumental é capaz de nos derrubar e levar ao extremo fracasso. Torna-se autocrítica destrutiva, desconfiança em si mesmo e pessimismo diante dos problemas e dificuldades. “Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.” (Jo 3:25) Viver a temer algo é como se disséssemos: “creio que esse algo irá acontecer inequivocamente”. “Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.” (Mt 9:29)

Mas a fé instrumental tem limites. Ela não gera a fé salvífica, nem tampouco o dom da oração da fé. Esses são dádivas do Espírito Santo, que o crente tem e pode receber mais, na medida em que deposita inteiramente a sua confiança naquele que não poupou o seu próprio filho em favor de nós.

Ele dá a vitória. Não há na bíblia texto algum que prometa derrota sobre derrota para o crente em Jesus. Não é um estado de normalidade viver fracassando, perdendo, tombando, sendo destruído. Na verdade, toda vez que as Escrituras falam de queda, ou é por juízo contra algum pecado, ou uma queda passageira, da qual logo nos levantaremos, para a glória do Senhor. “Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.” (Pv 24:16)

O seu concorrente não irá destrui-lo. O mundo é bem grande para suprir a ambos de clientes. Não tenha medo. Trabalhe com seriedade, com alegria, com segurança, com a certeza dos bons resultados. Fazendo isso, criará um clima ao seu redor e junto de seu empreendimento, que impedirá a recepção dos dardos inflamados do maligno. Você terá a bênção espiritual, emocional, psicológica, e atrairá bons clientes e bons negócios. O concorrente fez-lhe macumba, ofereceu suborno, negociou propinas? Não tenha medo: “Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória” (Pv 21:31)

A combinação da fé, tanto instrumental quanto dotada, nos faz antecipar a vitória, com humildade, temor e tremor, e ir ao campo com o resultado certo. “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.” (Sl 20:7)

Hoje é o dia da vitória. Hoje é o dia da fartura. Não tenha medo. Há um Deus na vida daquele que teme o Todo-Poderoso, e ele sabe guiar os seus filhos aos pastos verdejantes, às águas tranqüilas. Ele sabe atravessá-los ilesos no campo da batalha, ainda que mil caiam ao lado e dez mil à direita. Ele, e somente Ele, tem autoridade para abrir e fechar portas, atrair e afastar clientes e pessoas, abundar ou escassear uma lavoura. “Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.” (Is 1:19) Israel dos tempos de Isaías, não quis. Mas nós queremos! Que venha a vitória, em nome de Jesus!
Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...