quarta-feira, 27 de julho de 2016

memórias literárias - 351 - SEGUNDA PISTA


 

 
SEGUNDA PISTA

 
351
- Boa tarde, pastor. Posso entrar no seu gabinete?
 
- Sim, irmão. Seja bem-vindo. Sente-se. Em que posso lhe ajudar?
 
- Obrigado, pastor, com sua licença. Pelo menos o senhor me dá alguma atenção.
 
- O que se passa, irmão?
 
- Ando muito triste e aborrecido, pastor. Sinto-me sozinho e sem importância. As pessoas não me dão atenção alguma. Não recebo telefonemas, não recebo mensagens de whatsapp além de grupos e listas, não sinto que sou estimado. Parece que não existo!
 
- Isso é realmente muito constrangedor, meu irmão. E eu lamento muito que as coisas estejam nesse pé. Desde quando o irmão sente-se tão só?
 
- Ah, faz tempo, pastor. No começo foram apenas alguns afastamentos. Hoje tornou-se geral. Eu chego para os cultos na igreja e as pessoas apenas me cumprimentam. Não há assunto, não me incluem em nada.
 
- E entre os familiares? Eles são próximos?
 
- Menos ainda, pastor. Não são crentes. Então eu pensei que os irmãos em Cristo poderiam suprir esse vazio, mas quê! Só pessoas de longe, que não me conhecem, puxam alguma conversa. Eu não sei mais o que fazer!
 
- Bem, creio que precisamos compreender alguma coisa. Em que local o irmão mora?
 
- Moro em Barueri, pastor. Tenho que usar o Rodoanel e a Rodovia Castello Branco.
 
- Muito bem. E são boas essas rodovias? Ou de uma mão só?
 
- Não, pastor. São boas. Foram duplicadas. O asfalto é bom e dá pra ir e vir. Eu mesmo venho e vou!
 
- Que ótimo, irmão. Já pensou se fossem de uma só direção, de uma mão só?
 
- Ah, pastor, ficaria difícil. Daria muito trabalho! Aliás, seria cansativo ir e vir!
 
- Pois bem, irmão. Deixe-me perguntar-lhe outra coisa. O irmão sabia que a irmã Juliana está internada e faz 6 dias que a transferiram para a UTI?
 
- Não, pastor. Puxa, que situação!
 
- O irmão sabia que o Mário, o rapaz do som, perdeu o pai e tem estado doente desde então? Os médicos suspeitam de um tumor no estômago. O irmão já conversou com ele?
 
- Pastor, que tragédia! Eu nem sabia que ele estava de luto! Ele nada me disse!
 
- O irmão sabia que o Cícero, aquele menino que joga basquete, quebrou o braço em três lugares e aguarda uma cirurgia melindrosa na casa da tia?
 
- Meu Deus, eu nem sabia que ele tinha caído!
 
- Então, meu jovem e querido irmão. O seu problema não é não ter amigos; o seu problema é não ser amigo de ninguém! Enquanto chora pelas pessoas que não lhe dão atenção, elas buscam e procuram alguém com quem possam repartir as suas dores, e certamente nunca encontraram-lhe disponível, pois o irmão está tão ocupado com a sua própria solidão que não enxergou as pessoas que poderiam e necessitavam de sua companhia!
 
- Tem razão, pastor.
 
- Amor e amizade são rodovias de pista dupla, meu irmão. Tem uma pista para ir e outra para vir. Elas não são apenas de uma mão, pois, do contrário, como o irmão bem falou, seriam muito cansativas. E o irmão, ao que parece, só deixa uma via disponível: a de quem lhe procura. Como o irmão não procura ninguém, então as pessoas se cansam de buscar-lhe. Que tal inaugurar a outra pista, para que todos possam ir e vir? Que tal importar-se também com as pessoas? Eu creio que outros estão buscando isso tanto quanto o irmão.
 
- É verdade, pastor. Estou envergonhado.
 
- Não fique, irmão. Apenas mude. Diz-nos o livro de Provérbios: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Pv 28:13). Também nos fala a Bíblia: Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. (Pv 17:17). Eu tenho aqui uma lista de quinze pessoas aguardando alguém para orar por elas e para perguntar como estão. Quer me ajudar?
 
- Claro, pastor! Quero inaugurar a segunda pista da rodovia das minhas amizades.
 
- Então comecemos. Use o telefone do gabinete. Ligue para 98555....
 
 
Wagner Antonio de Araújo

27/07/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...