terça-feira, 6 de março de 2018

memórias literárias - 626 - REINTEGRAÇÃO DE POSSE

REINTEGRAÇÃO
DE
POSSE

 
626
 
Um grande contingente de famílias apossou-se de umas terras a oeste da grande cidade. Demarcaram os lotes, fincaram estacas, ergueram suas moradas. Por algum tempo ninguém os aborreceu. Mas, passados os anos, surgiu um proprietário. Este mandou o seu representante.
 
- O senhor é morador há muito tempo aqui?
 
- Sim, sou.
 
- O senhor sabia que esta terra tem outro dono?
 
- Não, ninguém me disse nada.
 
- Pois então. O dono sabe que o senhor e todos os seus vizinhos invadiram as suas terras e que não têm para onde ir. Então ele se propõe a dar um lote para vocês em outra área, com escritura, registro, tudo. Lá vocês terão casa pronta, condução, água, luz, telefone, centro comercial, tudo. Basta aceitar a oferta e assinar os documentos.
 
- Não estou interessado. Vou ficar por aqui mesmo.
 
- O senhor não entendeu. Esta terra não é sua; o proprietário vai usá-la. Ele quer lhe dar de presente um lugar bem melhor; basta que o senhor aceite a oferta e assine os documentos. Ele providenciará a viagem, a mudança, tudo.
 
- Eu não quero esse lote. Prefiro aqui mesmo e daqui não sairei.
 
- Bem, o senhor é quem sabe. Em pouco tempo os tratores chegarão e derrubarão tudo. O proprietário está lhe oferecendo outro lugar muito melhor e de graça. Se o senhor não aceitar, será despejado e perderá tudo além de ser processado judicialmente.
 
- Quanto ele quer por este terreno aqui?
 
- Para ele este terreno não tem preço, ele não irá vender. Ele quer dar-lhe outro, completo, maravilhoso. Este ele usará para outra finalidade. Aceita?
 
- Não.
 
E assim o oficial passou por inúmeras moradas, anunciou que o proprietário não os processaria, que lhes daria tudo o de que precisassem. Num universo de milhares de casas, apenas poucas centenas aderiram ao programa.
 
Estes, os que aderiram à oferta tão generosa, após a assinatura, receberam um caminhão de mudanças, que levou a bagagem gratuitamente. Ao chegarem, encontraram casas erguidas, muito maiores e de grande conforto. Havia água, luz, telefone, rede de esgoto, ônibus, centro comercial, algo de primeiro mundo.
 
Já os que ficaram zombaram dos que saíram. Chamavam-nos de pelegos, de cordeirinhos, de submissos. Fizeram grupos de protesto, armaram cartazes, barricadas, queimaram pneus e filmaram na imprensa. Em poucos meses chegaram os tratores. O proprietário deu uma última chance aos moradores, oferecendo-lhes uma casa maravilhosa, construída, terreno registrado, tudo. Poucos se interessaram. Então, após o aviso de 72 horas, os tratores chegaram, derrubaram tudo, atearam fogo e os moradores ficaram na rua. Além disso o proprietário os processou, exigindo indenização pela ocupação ilegal.
 
Agora, ao pé do prédio onde o dono estava eles gritavam: "Proprietário, por misericórdia, mantenha a oferta anterior, nós a queremos!" Ele mandou avisar que a oferta não estava mais disponível. Eles então disseram: "Peça o que quiser, vamos pagar!" Então ele mandou informar o preço, algo incalculável. Os desalojados não tinham nem a sombra daquele recurso. Mas o proprietário avisou: "Nem que pudessem eu venderia. Agora é tarde demais."
 
O mundo é essa Terra, ocupada por cada um de nós. Povoamos o planeta e construímos as nossas vidas. O proprietário é Deus. Ele mandou os seus evangelistas pelo mundo a anunciar que esta terra será destruída, arderá como fornalha, mas que tem um novo céu e uma nova Terra preparada para quem quiser. Ele mesmo pagou pelo novo mundo e deseja dar a cada um uma morada. Há dois mil anos os seus servos oferecem de porta em porta, pelos púlpitos, por folhetos, pela TV, internet, rádio, no campo, nas praias, nos desertos, nos centros urbanos, nas roças  e por todos os meios de comunicação, a oportunidade de se receber morada no céu. Afirmam que ao ser humano basta querer, crendo em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, arrependendo-se dos pecados. Algumas pessoas aceitam a oferta, rendem-se ao Senhor e aguardam a chamada para partir à morada maravilhosa, muitíssimo melhor do que qualquer parte deste planeta. Outros, a maioria, decide lançar raízes por aqui mesmo e não querem saber da oferta. Não adianta Deus notificar dia e noite que este mundo será destruído e que os que rejeitarem a dádiva de salvação serão punidos e julgados; as pessoas não aceitam. Os que querem pagar pela salvação oferecem boas obras, velas, rezas, oferendas, dinheiro, um monte de coisas. O proprietário diz que não recebe pagamentos, que o céu está pago pelo sangue de Seu Filho Jesus Cristo, mas as pessoas, endurecidas, nem aceitam e nem podem comprar.
 
Um dia os tratores do fim virão. Às vezes, ao pé da morte, tais pessoas são evangelizadas, ouvem uma vez mais o plano de salvação; algumas acolhem e partem salvas; outras rejeitam e partem perdidas. Fechados os olhos para este mundo virá o dono cobrar a conta. Sem méritos para pagar o recém-falecido será levado à prisão eterna. Poderá protestar o quanto quiser; Deus lhe dirá: "agora é tarde demais".
 
Já os que aceitaram a dádiva da salvação em Cristo fecharão os seus olhos e contemplarão anjos que os levarão aos portais do Paraíso. Entrarão na presença de Deus e ouvirão um "bem-vindo!" sem igual. Perceberão que não tinham qualquer mérito para merecer um lugar tão maravilhoso quanto este. Mas terão a consciência de que tal salvação foi dádiva do dono de tudo, através de Seu Filho Jesus Cristo. Eles entenderão que Deus não trocou o bom pelo pior, mas o bom pelo melhor: o céu é muito, muito melhor!
 
E você, leitor deste texto, já pensou na sua vida? Um dia terá que deixar tudo o que tem: casa, família, amigos, trabalho, estudos, patrimônio, tudo. Não adiantará protestar quando os tratores da eternidade chegarem. Hoje o Senhor oferece perdão de todos os seus pecados e a quitação de toda a sua dívida, dando um lugar no Céu. Por que não aceitar? Por que não render-se ao Senhor?
 
AO FINDAR O LABOR DESTA VIDA
QUANDO A MORTE AO TEU LADO CHEGAR
QUE DESTINO HÁ DE TER A TUA ALMA
QUAL SERÁ NO FUTURO TEU LAR?
 
MEU AMIGO, HOJE TU TENS A ESCOLHA
VIDA OU MORTE, QUAL VAIS ACEITAR?
AMANHÃ PODE SER MUITO TARDE,
HOJE CRISTO TE QUER LIBERTAR!
 
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lc 12:20)
 
Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (1Tm 1:15)
 
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (At 16:31)
 
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Mc 16:16)
 
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Rm 10:13)
 
 
Wagner Antonio de Araújo

06/03/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...