sexta-feira, 2 de março de 2018

memórias literárias - 622 - O ESCAPE

O ESCAPE

622
 
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1Co 10:13)
 
Aquele pai de família pensou em suicidar-se. Desempregado, sem dinheiro, com dívidas, pensou em dar cabo da vida. Estava a planejar tal intento, quando lhe cai a carteira com os documentos. Ao pegá-la, deparou-se com o retratinho da mãe que se fora. Veio-lhe à mente um conselho dela recebido: "Filho, tudo vai melhorar; não se desespere". A lembrança foi-lhe o escape.
 
Ela pensou em trair o marido. Sentia-se só, abandonada, um tanto deprimida. Arrependera-se da relação e estava com o número do celular do colega de trabalho, pronta para mandar uma mensagem. Foi quando, subitamente, o telefone toca, e era o seu filho a dizer-lhe: "mamãe, eu amo tanto a senhora e o papai! A gente pode ir no parquinho do shoping à noite?" Suas mãos tremeram. O arrependimento chegara. Era o escape do Criador.
 
Pedro estava aflito. Seus desejos sensuais afloravam à pele. Tudo lhe despertava o apetite que, por sua vida solteira e cristã, não podia ser suprido. Então o celular mostrou-lhe uma propaganda: pornografia grátis e sem registro. Seu coração acelerou. Começou a consultar sites indicados. Quando iniciou a observação de um site, o aplicativo de bíblia contido no telemóvel disparou o tradicional aviso da tarde: "Você já orou hoje? Leia esta seleção bíblica:..." Foi o bastante para apagar o fogo da tentação e aquietar a Pedro. O escape surgira.
 
Escape - o próprio nome diz: algo que proporciona uma saída. É como a escada em caso de incêndios ou um bote salva-vidas. Estão lá para o uso na hora da emergência. Jesus Cristo nos ensinou a orar continuamente: "não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal"(Mateus 6.13). Infelizmente nem sempre oramos, o que não significa que o escape estará ausente. O que vai acontecer é que não teremos o discernimento suficiente para detectarmos facilmente as saídas divinas para o ambiente de tentação e correremos grandes riscos. E não precisava ser desse jeito!
 
A Bíblia diz que a tentação toca em três aspectos: concupiscência dos olhos, concupiscência da carne e a soberba da vida. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. (Gn 3:6). Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. (1Jo 2:16) Os olhos que contemplam coisas lindas e glamorosas, podem iludir-se com fantasias e mentiras. A carne, essa tendência para a imoralidade e a lascívia, pode fazer-nos perder o pejo e o respeito, atirando-nos na mais perigosa vala comum dos caídos por pecado sexual. E a soberba da vida é o desejo de fama, dinheiro e poder, responsáveis por quase todas as tragédias econômicas, políticas e sociais da humanidade. Por causa dela famílias destróem o patrimônio e consomem economias de longos anos.
 
A Bíblia diz que Deus provê o escape. A tentação não vem sozinha; há sempre uma alternativa contra ela. Ocorre que, se deixados por nossa própria conta, cairemos na armadilha. Faz-se necessária uma intervenção divina, um aviso celestial, uma graça especial. Este escape está presente, o que precisamos é enxergá-lo. Agar, no deserto, chorou diante de Deus, pois seu filho estava a morrer de sede. Deus a atendeu e mostrou-lhe um poço. Davi iria matar a Nabal e a toda a sua família, pois, como paga da proteção que lhe dera nos pastos, ele se negara a dar-lhe víveres. Abigail, esposa de Nabal, correu ao encontro de Davi e apaziguou-o, evitando o pior. E assim o Senhor nos dá o escape ao longo da vida: Ele dá um sinal, seja através de uma leitura bíblica, seja por meio de uma lembrança, seja pela chegada súbita de alguém, seja até por um anjo que impede uma mula de seguir a viagem, como no caso de Balaão.
 
Prezado leitor, Deus não deixa a tentação ser maior do que a capacidade de suportá-la, nem deixa a situação sem a possibilidade de um livramento. Há sempre um escape. Há sempre uma chance. Há sempre um amanhã. Cabe-nos pedir ao Senhor que abra os nossos olhos e o coração, para que enxerguemos claramente a Sua preciosa orientação. Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei. (Sl 119:18); Livra-me na tua justiça, e faze-me escapar; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me. (Sl 71:2)
 
Não caia. Erga-se. Há um escape. Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. (Jr 18:2). Ouça a voz de Deus, caríssimo leitor.
 
Que Deus nos abençoe.
 
Pr. Wagner Antonio de Araújo

02/03/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...