terça-feira, 6 de março de 2018

memórias literárias - 626 - FACETAS DO LAR CRISTÃO - 03 - OS INVESTIMENTOS DO LAR CRISTÃO

OS INVESTIMENTOS
DO
LAR CRISTÃO

 
626
 
Um lar edificado nos alicerces bíblicos não vive com suas contas constantemente no vermelho e no desperdício dos bens de primeira necessidade. A família cristã deve saber administrar o dinheiro que Deus lhe concede e em sabedoria buscar investir naquilo que é bom e útil para todos. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. (Is 55:2)
 
Há investimentos lícitos e necessários que devem ser administrados pela família, depois que o dízimo foi consagrado e que a alimentação, vestuário e outras contas básicas foram pagas. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa ...,  diz o Senhor dos Exércitos. (Ml 3:10); Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6:33)
 
Alguns investimentos importantes e necessários são:
 
1) CASA PRÓPRIA - Este deve ser um ideal de família. Prepara de fora a tua obra, e aparelha-a no campo, e então edifica a tua casa. (Pv 24:27) Por pequenina que seja, a casa própria traz estabilidade social à família. Se for distante do local de trabalho, poderá ser alugada e, com o dinheiro desta, pagar o aluguel de uma mais próxima do serviço e da escola das crianças.
 
2) CARRO PRÓPRIO - O carro é um meio básico de transporte, não um luxo. Não precisa ser algo dispendioso. Basta que funcione bem e atenda às necessidades da família.
 
3) SEGURO DE VIDA E PREVIDÊNCIA - O pai de família deve ser precavido. O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos. (Pv 13:22) Marido e mulher devem ter um seguro que lhes garanta a sobrevivência imediata após o falecimento de um deles ou de ambos; ou os recursos necessários para que os filhos não fiquem desassistidos se órfãos. Todas as documentações devem ser de fácil acesso, garantindo a quem sobreviver o recebimento rápido dos benefícios. Também deve pensar-se no pagamento de aposentadorias, tanto públicas quanto privadas e complementares, garantindo um futuro suprido para dias de velhice. Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. (Ec 11:1)
 
4) FACULDADE DOS FILHOS - Mesmo que demore os pais devem planejar um meio de pagar os estudos completos de seus filhos. Se começarem desde cedo a guardar recursos, terão o suprimento no momento em que a educação da prole exigir.
 
5) RENDA EXTRA - Se a família dispuser de algum recurso extra poderá adquirir alguma casa para fins de aluguel ou investir em algum negócio que gere lucros melhores. O caminho de pequenos investimentos poderá ser de grande ajuda no suprimento e na mantença da família.
 
6) FÉRIAS DE QUALIDADE - Uma família cristã sabe que momentos felizes são feitos em união e com bom planejamento. Filhos precisam de boas férias e de experiências no campo, na montanha, na praia, no exterior, ou mesmo em casa, com atividades que redundem na glória de Deus e na construção de preciosas memórias. Planejando com antecedência gasta-se bem menos, sem surpresas e dissabores. E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. (Mc 6:31)
 
7) FESTAS ADEQUADAS - Comemorações importantes, aniversários, quinze anos, bodas, formaturas etc. Há muitos motivos para festejo. Como cristãos devemos dar bom testemunho em tudo o que fizermos. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mt 5:16). Jamais deveremos fazer dívidas para a preparação de uma festa. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; (Rm 13:8). Planejar e pagar antes é muito mais adequado. E se os recursos forem insuficientes, a festa pode ser bem modesta e simples; a alegria está no coração e nos motivos, não nos objetos e nos gastos. Assim, as festas também devem ser planejadas com muita antecedência. Não devem ser exibicionistas, dispendiosas, ostentadoras, carnais ou mundanas. Devem ser a expressão da alegria partilhada e da gratidão a Deus por algum motivo relevante.
 
8) MATERIAIS ESCOLARES E ROUPAS - A família deve prover adequadamente o que os filhos e os membros da família precisam, tanto em termos de materiais escolares ou apetrechos estudantis, quanto em termos de vestimentas para o dia a dia. Para tanto devem ser prudentes e pesquisarem muito, buscando melhores preços e boa qualidade, roupas decentes e não ostentadoras de vaidades. Uma família que planeja bem a suas compras sempre está bem suprida e sempre tem um excedente para repartir com quem precisa.  Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? (Lc 14:28)
 
Wagner Antonio de Araújo
 
continua...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...