segunda-feira, 18 de março de 2019

memórias literárias - 779 - ELE CONHECE - Pr. Wagner Antonio de Araújo


ELE
CONHECE!
 
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua perseverança, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. (Ap 2:19)
 
INTRODUÇÃO
 
779
 
Se há algo que deveria nos animar em nossa caminhada cristã é que CRISTO SABE DE NOSSAS LUTAS! O versículo citado está contido numa das cartas de Cristo às sete igrejas da Ásia Menor. As cartas possuem conteúdo magnífico e que figurariam apropriadamente numa exposição sobre o tema, mas neste momento tencionamos destacar apenas a extraordinária realidade desta afirmativa: EU CONHEÇO!
 
Quando entregamos a nossa vida a Jesus Cristo, recebendo-O como nosso único e suficiente Salvador, Ele realiza em nós uma metamorfose completa. É importante que se destaque que fomos por Ele escolhidos antes da fundação do mundo e que o nosso nome figura no Livro da Vida por Sua imensa graça e misericórdia. Não somos dignos! Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. (Jo 15:16). Neste santo mistério, o da eleição, encontra-se o milagre da fé, quando, chamados eficazmente pelo Espírito Santo, recebemos o dom da vida eterna. A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Rm 10:9).
 
Salvos, transformados, somos munidos pelo Espírito Santo com dons e talentos para o Seu serviço. Não são vocações naturais apenas; são manifestações carismáticas de Deus em nossa vida cristã. Alguns de nós recebem o dom da palavra, edificando a igreja com a pregação. Outros com o ensino. Outros com a música de edificação espiritual e de anúncio do evangelho. Outros com dons de socorro, de assistência, de contribuição, da oração da fé. Assim se expressa a Bíblia: Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; (Ef 4:12); Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. (Ef 4:16).
 
Até quando estes dons serão nossos? Até o Senhor nos recolher. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; (1Co 13:8). Dons são ferramentas; o amor não. Este permanecerá conosco, pois é a essência de Deus. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor (1Co 13:13).
 
Quais são os nossos dons? Quais são as oportunidades com as quais Deus nos capacitou para servi-Lo? Precisamos examinar-nos e descobrirmos os dons que Deus nos deu. Dons públicos são facilmente detectáveis: o pregador, o músico, o professor. Dons privados são mais difíceis de serem vistos, mas não menos importantes: Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; (1Co 12:22).
 
As lutas, a idade, os problemas, as mudanças, as ocupações, o casamento, as tragédias familiares, tudo trabalha para nos afastar do exercício dos dons que recebemos, da fidelidade para aquilo que não é nosso. Na parábola dos talentos, que eram valores monetários, há os que usaram plenamente os recursos recebidos e os transformaram em valores muito maiores, mas há quem escondeu o patrimônio e recebeu a dura reprimenda do proprietário. Os salvos usam os seus dons para adorarem a Deus e proclamarem a salvação. Quero destacar aqui algo precioso, contido neste versículo.
 
I - EU CONHEÇO AS TUAS OBRAS
 
Jesus conhece tudo aquilo que fazemos com os dons que recebemos. Ele sabe de que maneira o usamos. Há quem cante e que faça de sua voz um instrumento para enaltecer ao Senhor. Também para proclamar a vida eterna aos perdidos. Mas há quem use o dom recebido para louvar a carne, o mundo e o Diabo, abandonando a fé e vivendo para si próprio. Quantos cantores populares e clássicos foram cantores de coral, cantores de igreja ou músicos do Senhor? Aquilo que fazemos com os nossos dons será trazido a juízo! Que bom ter conhecido Luiz de Carvalho, um cantor e evangelista, que gastou toda a sua vida a edificar os salvos e a evangelizar os perdidos com a sua boa música!
 
II - EU CONHEÇO O TEU AMOR
 
Devemos servir ao Senhor com os dons recebidos, mas devemos fazê-lo com amor. Transformar-nos em astros ou detentores do poder e do saber não edifica. Dar a Deus aquilo que é dEle sem o devido amor também não constrói. Que tragédia vermos pessoas a fazerem as coisas no Reino com má vontade, com resistência, com preguiça! O verdadeiro amor nos faz vencer barreiras e a não medir esforços no serviço! Para quem ama não há tempo ruim! Para quem ama o problema não é uma barreira, mas uma oportunidade de agradecer!
 
III - EU CONHEÇO O TEU SERVIÇO
 
Há tanto que fazemos no Reino de Deus e que ninguém sabe! Quantas canções foram entoadas para a glória de Deus e para a evangelização e que nunca serão mencionadas em nenhuma biografia? Quantos bancos de igreja foram limpos, quantas visitas foram feitas, quantas mensagens foram compartilhadas e ninguém saberá? Ah, prezados, só Deus conhece o montante do nosso serviço! Ele sabe com que esmero e com que dedicação fizemos as nossas tarefas para Ele! Até um ato de culto consciente, em silêncio, na presença de Deus, é contado na lista de serviço! Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. (Hb 6:10)
 
IV - EU CONHEÇO A TUA FÉ
 
Sem fé é impossível agradar a Deus! E há muita gente que milita no Reino do Senhor e não crê nem no que faz e nem no que prega! Quantos não crêem no que cantam! Mas nós somos instados a ter fé, uma fé singela, simples, uma fé verdadeira, leal. Devemos crer na Palavra com a simplicidade de uma criança. Jamais transmitiremos uma fé maior do que a que temos no exercício do serviço que fazemos. Um pregador que não crê, um cantor que não crê, um professor que não crê, transmitirá conhecimento, informação e arte, mas não transmitirá fé. Por isso Ele conhece a nossa fé!
 
V - EU CONHEÇO A TUA PERSEVERANÇA
 
Até quando vou servir ao Senhor com os dons e talentos que Ele me deu? Até eu enjoar? Até eu não conseguir mais nenhum resultado? Até eu encontrar outra coisa interessante para fazer? Não. Somos instados a perseverar no serviço tanto quanto perseveramos na fé. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. (Mt 24:13). Se é certo que o salvo persevera (e é!), então o servo persevera no seu trabalho também. Pregar, cantar, tocar, servir, ajudar, orar, tudo o que temos que fazer devemos fazer até o fim. Quando não pudermos mais, então devemos agradecer e estar à disposição do Senhor, pois Ele bem pode ter ainda outros planos para completar a nossa biografia!
 
VI- EU CONHEÇO O AUMENTO DE TUAS OBRAS
 
No contexto de onde extraímos este versículo, Cristo quis apontar para os efésios, destinatários desta carta, que eles eram muito produtivos, mas que haviam perdido o primeiro amor. Mas o destaque que queremos fazer é que devemos nos esmerar em fazer. Quero citar aqui o Pr. Timofei Diacov, meu pai na fé. Ele pregou, ensinou, cantou, pastoreou, evangelizou, fez tudo o que era possível. Quando não teve mais condições de pastorear, tornou-se pregador convidado. Quando nem isso pôde fazer mais, usou a internet para levar a sua pregação. Quando não pôde mais escrever, ditou os seus textos. E quando a vida estava por terminar, evangelizou os enfermeiros que dele cuidavam. Ali estava um homem que produziu frutos até o fim. Quero ser como ele. E desejo que todos também o desejem!
 
CONCLUSÃO
 
Cristo sabe de nossas lutas. Cristo sabe o quanto O amamos e como O servimos. Nós precisamos usar os nossos dons e talentos para o Seu serviço. Devemos fazê-lo com dedicação e com resignação, não buscando glória própria, mas a glória de Deus. Para tanto, devemos trabalhar com amor, com fé, com perseverança e fazer cada vez mais para Ele, pois Ele fez e faz tudo por nossa vida. Prossigamos e perseveremos em servir ao Senhor!
 
 
Wagner Antonio de Araújo

mensagem pregada no culto do dia 17 de março de 2019 na Igreja Batista Cidade IV Centenário em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...