sexta-feira, 2 de setembro de 2016

memórias literárias - 357 - memórias pastorais - ITAPORANGA D'AJUDA & ARACAJU


ITAPORANGA
D'AJUDA &
ARACAJU
Concedeu-me o Senhor a oportunidade de visitar os meus amigos, Pr. Ediel Carvalho da Silva e família, bem como a amada Primeira Igreja Batista em Itaporanga D'Ajuda, no rico estado de Sergipe, nordeste brasileiro.
É bom que se diga que nós, pastores batistas clássicos, não cobramos um centavo para pregar a Palavra de Deus. Contudo, nem sempre temos recursos para realizar uma viagem. Geralmente os convidantes transportam e hospedam os convidados, o que é absolutamente normal e justo. Em meu caso o custeio veio da OPBCB - ORDEM DOS PASTORES BATISTAS CLÁSSICOS DO BRASIL, no quesito transporte, e a hospedagem esteve por conta da PIB de Itaporanga. E por que digo isto? Para que alguém, na fraqueza da tentação, não venha a dizer: "Pede ofertas para terminar a construção da Boas Novas e gasta-as com viagens...". Deus é minha testemunha de que, até hoje, não houve UM ÚNICO CENTAVO fora do objetivo ofertado, nem desviado da construção. Seja Deus engrandecido!
Viajei na sexta-feira, dia 26 de agosto de 2016. Um vôo econômico, da Gol, uma viagem tranquila e abençoada pelo Senhor.
Ao chegar em Aracaju o Pr. Ediel e a irmã Edneide esperavam-me festivamente. Fiquei muito feliz com a recepção. Dali fomos até a UFES buscar a Érica, que estuda odontologia. Em seguida buscamos uma banca de alimentação em frente a praia, onde comemos da boa comida nordestina. Bendito seja Deus!

As fotos da viagem estão aqui:
Alguns vídeos do vôo aqui:
No sábado pela manhã fui com o Pr. Ediel Carvalho da Silva à reunião da OPBB (ORDEM DOS PASTORES BATISTAS DO BRASIL - SECÇÃO SERGIPE), onde estariam reunidos para tratar de assuntos referentes ao novo código civil. Aproveitei a oportunidade para saudar os colegas e apresentar-lhes a OPBCB - ORDEM DOS PASTORES BATISTAS CLÁSSICOS DO BRASIL, em nome de quem eu estava falando, e convidei-os a conhecerem o nosso site (http://opbcb.org ) e escreverem-nos para obterem maiores informações.

As poucas fotos que tirei
O vídeo de minha fala
À tarde o Pastor Ediel levou-me para Boquim, terra natal de sua família, onde iniciou também sua liderança eclesiástica. Uma viagem de oitenta quilômetros, em meio à exuberante vegetação sergipana. A viagem encanta os nossos olhos. Enganam-se os sudestinos e sulistas que imaginam o nordeste como um grande torrão seco de terra e algumas pessoas desassistidas. O nordeste é simplesmente maravilhoso, com temperatura amena, com boas chuvas e muito semelhante a Minas Gerais. É claro que existe o sertão, que eu ainda não pude conhecer, mas há uma extensa área entre o litoral e o sertão, onde o clima, a fauna e a flora não devem nada a nenhuma parte do país; pelo contrário, ouso dizer que em alguns lugares ela dá de dez a zero em nós! Eu moraria no nordeste com alegria e sentir-me-ia realizado e honrado!
Aqui estão as fotos da viagem entre Itaporanga e Boquim

Eu tive a oportunidade de comer da boa culinária nordestina. Mingau de puba, macaxeira, cuscus, moranga cozida, amendoim cozido, pé-de-moleque na folha da bananeira, carne de sol, coisas simplesmente maravilhosas! Aqui estão algumas fotos destas iguarias que deixaram saudades em meu estômago:

Conheci um pouco mais da família do Pastor Ediel. Uma família honrada, de gente que serve ao Senhor com amor e com dedicação. Não estão todos aqui, mas boa parte. Também alguns preciosos irmãos lá de Boquim.
Aqui estão as fotos:
Também há na casa do pastor uma horta maravilhosa com algumas árvores frutíferas. Mamão, goiaba, quiabo, jabuticaba, couve, boldo do chile, tanta coisa maravilhosa! O pastor plantou também um pé de tomate que já ramou e cobre uma boa área no chão, dando excelentes frutos para as suas saladas. Aqui estão as fotos:
E aqui um vídeo rápido nesta mesma horta:
DOMINGO PELA MANHÃ, 28/06/2016 - Viajando pela OPBCB para o encontro de Aracaju e hospedado às custas da PIB de Itaporanga D'Ajuda, nada melhor do que participar do culto matinal da mesma, com a Escola Bíblica Dominical. O horário deles é 8 horas da manhã. Fui o preletor na ocasião. À pedido do PastorEdiel falei sobre AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR, de Gary Chapman. Uma reflexão sobre estas linguagens sempre nos dá fôlego para amar melhor e receber melhor o amor das outras pessoas. Foi um culto maravilhoso e inesquecível. Bendito seja Deus!

Aqui estão as fotos deste culto
E aqui os vídeos do culto
01 - hino
02 - face a face
03 - hino
04 - Qual Adorno
Aqui os vídeos da mensagem AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Após o almoço fomos à congregação de Chindubinha. Este lugar dista 5 quilômetros do centro de Itaporanga D'Ajuda. É composto por um povoado com muitas famílias gentis e hospitaleiras, várias delas crentes no Senhor Jesus Cristo. Ali estabeleceu-se uma congregação e fomos festejar o seu aniversário. Uma tarde inesquecível, com a presença de Deus, boa música em louvor do Senhor, comunhão plena, uma recepção com alimentos muito apetitosos e a profunda gratidão por tudo o que o Senhor lhes proporcionara. Deus deu-me também o privilégio de ser o preletor da tarde. Falei sobre O BOM PERFUME DE CRISTO.

Aqui estão as fotos do culto
Aqui estão os vídeos do culto
01 - Maranata 1
02 - Maranata 2
03 - Dia Festivo
04 - hino
05 - Solo do irmão Almir Rogério
Aqui está a mensagem do culto
A segunda-feira, dia 29 de agosto de 2016, foi o dia da despedida. Os nossos planos de seguir pela rodovia e chegar ao sertão nordestino (Paulo Afonso e a divisa dos quatro estados, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas) não se concretizaram. Segui para Aracaju, onde hospedei-me no IBIS da cidade, um tempo que o Senhor concedeu-me para orar e para ter uma maravilhosa comunhão com Deus.

Na terça-feira, dia 30 de agosto de 2016, fui visitado por Ivone e seu filho Saulo, membros da PIB de Itaporanga D'Ajuda; eles levaram-me para almoçar numa churrascaria da orla. Ivone já esteve em casa, visitando a Rutinha. Ela é uma conceituada lojista da cidade e uma serva do Deus vivo. Sou grato pela tarde maravilhosa que me concedeu, na companhia de seu filho Saulo.
Na quarta-feira, dia 31 de agosto, voltei para São Paulo. A saudade veio comigo. O nordeste corre em minhas veias, cheio de nostalgia. Os momentos ali passados foram preciosos. As pregações da Palavra de Deus foram para mim momentos especiais; reparti-las foi privilégio. O Pr. Ediel é um homem guiado pelo Espírito do Senhor e espero que tenhamos outros maravilhosos momentos de comunhão.
Aqui estão as fotos de minha volta e hotel onde hospedei-me.
E o vídeo do avião a chegar ao aeroporto
Por tudo o que aconteceu nesta viagem, pelos cultos, pelos contatos, pela hospedagem maravilhosa, pela comunhão espiritual, pela propagação de nossa OPBCB, pela edificação na fé, bendito seja o Senhor nosso Deus!
Pastor Wagner Antonio de Araújo
Secretário Executivo da OPBCB -
ORDEM DOS PASTORES BATISTAS CLÁSSICOS DO BRASIL
Sócio 001
pastor da
Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel em Carapicuíba, São Paulo, Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...