sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

memórias literárias - 382 - ESSA CRISE É MINHA?

ESSA CRISE É
MINHA?

382Falo agora com crentes em Jesus Cristo, irmãos que confiam na absoluta soberania de Deus. Falo com brasileiros que lamentam, choram, ficam ansiosos pelas crises diuturnas que a política nacional tem trazido em seus patéticos acontecimentos.

Há meses pensamos que a substituição da presidência e do partido que impunha a sua corrupção traria melhores ares e maior esperança. O que temos visto, entretanto, é que a corrupção generalizou-se e o país chafurda na lama das injustiças. Um presidente do senado que não recebe intimação e um supremo tribunal que o mantém ileso, criando jurisprudência estranha para qualquer leigo inteligente. Uma reforma de previdência que dilui o salário final e que obriga o trabalhador a esperar pela morte antes da própria aposentadoria (quase 50 anos de serviço, num país que não admite o trabalho adolescente). Denúncias de corrupção que se acumulam em toneladas de processos e que geram prisões mínimas; e, quando acontecem, são bem ao estilo do luxo de seus réus: prisões domiciliares em condomínios, com quadras de tênis, academias de ginástica, piscinas e diversos funcionários à disposição.

A economia, em depressão profunda, não se aquece; o empresariado, iludido com esperanças no início da atual gestão, fecha a torneira financeira para investimentos, pois não consegue entender em que rumo caminha o país (trombetas com sonido incerto soam do Palácio do Planalto, do ministério da economia, do congresso nacional e dos partidos). As famílias estão endividadas ao extremo e agora o Fundo de Garantia poderá vir a ser usado para pagá-las, deteriorando qualquer esperança de um dinheiro no final da vida ou ao fim de uma carreira; virará pó. Os desempregados avolumam-se aos milhões, já são quase 25, esparramados pelo país; as vagas funcionais fecham-se às centenas de milhares a cada mês. E os impostos aumentam, multiplicam-se, junto com a burocracia insuportável e a repetição de alíquotas. Para onde essa fortuna caminha? Para a corrupção, pois os estados e a nação estão quebrados, sem verba e sem esperança. Somos uma nação falida repleta de falidos.
E os crentes? A maioria deles nos whatsapps e outras mídias sociais. Compartilham toneladas de vídeos sobre corrupção, política, funerais e lágrimas do avião que caiu, denúncias e milhares de revelações de coisas erradas. Parece que todos estão ligados num liquidificador, moídos e transformados em massa disforme, atingidos por bombas diárias de más notícias e de desesperança crônica. Sou um brasileiro e sei bem do que falo, pois faço parte de toda esta realidade. Como cidadão eu protesto; mas tudo tem que ter um limite.

É preciso que nos lembremos de algumas coisas que não podem ser deixadas de lado; coisas que precisam nortear o nosso pensamento cristão:
01 - Deus é o Senhor da história e nada foge ao Seu controle. "Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo."
02 - O Brasil é um país idólatra, promíscuo e Deus está julgando esta nação. "Esconderei, pois, totalmente o meu rosto naquele dia, por todo o mal que tiver feito, por se haverem tornado a outros deuses." (Dt 31:18);
03 - Os púlpitos das igrejas cristãs diluiram-se em meros comentários de notícias ou na reprodução de mensagens de auto-ajuda, não alimentando o rebanho de Cristo com o leite sólido da Palavra de Deus ou com os manjares para aqueles que já são experimentados na fé. "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;" (2Tm 4:3); "Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o Senhor." (Jr 29:9)
04 - As famílias deixaram-se invadir pelo espírito terrorista de catástrofe e abandonaram a fé no Deus que está acima das crises. "E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis." (Ex 20:20); "Agora sois semelhantes a eles; vistes o terror, e temestes." (Jo 6:21)
05 - Esquecemo-nos que o Senhor Jesus disse que isto aconteceria; e que era para nos alegrarmos e não para nos desesperarmos. "Assim também vós, quando virdes sucederem estas coisas, sabei que já está perto, às portas." (Mc 13:29); "Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima." (Lc 21:28)

06 - Se Cristo não voltar já esta crise irá passar e as coisas voltarão aos seus lugares, até uma próxima catástrofe. "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra." (Sl 46:10); "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." (Sl 30:5)
07 - Temos que confiar no Senhor e só no Senhor. "Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna." (Is 26:4); "Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo." (Sl 115:11)
08 - Temos que encher a nossa mente com coisas de maior valor:  "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Fp 4:8)
09 - Não devemos confiar nem em partidos, nem em pessoas e nem em ideologias; a nossa confiança tem que estar no Senhor: "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!" (Jr 17:5);"Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia;" (Jo 2:24)

10 - Precisamos encher a nossa vida, a nossa casa, a nossa igreja e as nossas mídias sociais com a Palavra de Deus, que é lâmpada, é luz e é alimento. "Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia." (Sl 59:16)
11 - Precisamos nos aquietar diante de Deus. "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra." (Sl 46:10)
12 - Não podemos nos amoldar ao mundo, transformando as nossas comunicações em desespero; pelo contrário, elas devem distilar confiança no nome do Senhor. "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus." (Sl 20:7)

13 - Se não há motivo de alegria neste mundo, o Senhor é a nossa alegria. Lamentações 3.21: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança."
14 - Há um Deus nos céus que pode transformar o nosso país, como pôde transformar Israel no passado. "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2Cr 7:14)
15 - Se poucos são os fiéis do Senhor, Deus pode poupá-los de muitos sofrimentos ou, através deles, transformar a própria nação. "Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles." (Gn 18:26); "E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz." (Jr 29:7)
16 - Nada pode vencer um crente que mantém o seu olhar em Jesus e os seus pés no caminho da paz. "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Fp 4:13); Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz." (2Pe 3:14)
Que tal cortarmos o vínculo com o desespero das desgraças diárias e da nossa impotência enquanto meros pequeninos cidadãos, e nos ligarmos no Senhor, cujo poder sobrepuja o das instituições, das leis e dos poderosos?

Não somos vítimas. Somos mais que vencedores em Cristo.



Pensemos nisso.

Pr. Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel em Carapicuíba, São Paulo, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...