sexta-feira, 8 de junho de 2018

memórias literárias - 674 - AS NOSSAS OBRAS

AS NOSSAS
OBRAS

E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem. (Ap 14:13)

Enquanto voltava de carro, ouvia uma linda poesia na Rádio Naftalina Web, na voz da Professora Audiva Sanches, a falar sobre Myrthes Mathias. Pensei nas obras que os servos de Deus produzem no Reino do Senhor. Pensei nas longas labutas, nos ministérios, no serviço ao próximo, na dedicação incondicional, na fidelidade. Teria isso algum sentido ou traria alguma recompensa?

As minhas conclusões foram as seguintes:

1)     OBRAS NÃO VALEM NADA PARA A NOSSA SALVAÇÃO – Assim diz a Escritura Sagrada: (a salvação) não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Ef 2:9).
2)     NOSSAS OBRAS SÃO MÁS – As melhores que possamos produzir não valem mais do que materiais descartáveis: Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia. (Is 64:6)
3)     ELAS NÃO NOS SALVAM – Fazer boas coisas não contam pontos para a vida eterna. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. (Gl 3:11)
4)     A OBRA DE DEUS É CRERMOS EM JESUS CRISTO - Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. (Jo 6:29). Isto significa crer em tudo aquilo que Cristo fez na cruz: pagou por nossos pecados, fez a nossa reconciliação e ressuscitou para a nossa salvação. A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Rm 10:9)
5)     APÓS A CONVERSÃO, AS OBRAS TÊM GRANDE VALOR – Elas não salvam, mas são produzidas em conseqüência da salvação; são a expressão de nossa gratidão e transformação em Cristo. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. (Ef 2:10); Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis. (Hb 6:10)
6)     AS OBRAS TERÃO RECOMPENSAS - Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. (1Co 3:8).
7)     HÁ DIVERSOS TIPOS DE COROAS – São os prêmios que o Senhor concederá, na eternidade, pelo serviço feito por Ele e em nome dEle. Coroa da vida, de glória, da justiça etc.
8)     DEUS VÊ EM SECRETO, SEM NECESSIDADE DE PUBLICIDADE - Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. (Mt 6:4)
9)     QUEM BUSCA HOMENAGENS AQUI ANTECIPA E DESVALORIZA A RECOMPENSA NA ETERNIDADE – Jesus foi claro: o Pai vê em secreto, não é preciso que os outros saibam. Quem faz as coisas para ser homenageado, honrado, louvado, já antecipou a recompensa, perdeu-a na eternidade. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. (Mt 6:2).
10)                      HOMENAGENS ESPONTÂNEAS, FEITAS COMO GESTOS DE AMOR, NÃO ESTRAGAM A RECOMPENSA CELESTIAL - Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. (Rm 13:7). Elas não foram buscadas; foram merecidas e dadas como expressão de amor, sem a interferência do desejo pessoal.
11)                      ATÉ A RECOMPENSA SERÁ UM MEIO DE LOUVAR A DEUS – Como não sabemos qual a modalidade e a maneira desta recompensa, podemos imaginá-la como a coroa dos anciãos em Apocalipse. Eles receberam coroas; e, no ato de culto ao Eterno, depositaram-na aos Seus pés. Que privilégio ter algo para oferecer a Deus como prova de amor e de reconhecimento! O que ganharmos ofertaremos a Deus, dizendo-Lhe: Tu és digno! Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono” (Ap 4:10)
12)                      BOAS OBRAS NA VIDA CRISTÃ SÃO FRUTOS ETERNOS - Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. (1Co 3:14)

Bendito seja Deus, que não deixa de olhar para tudo o que o crente faz, seja em público, seja em privado. Bendito seja Deus, que jamais se esquece de nossa dedicação. Bendito seja Deus, que aceita e recompensa seres tão pecadores e infiéis, imerecedores de qualquer dádiva ou gratificação. Bendito seja Deus, que nos gerou novamente pela graça e nos deu uma vida altruísta e disponível para servir! Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. (Cl 3:24)

Sei que aqueles crentes que partiram estão junto de Deus e que, naquele dia, receberão a recompensa; até aqueles que serviram sem que ninguém os notasse ou recompensasse. Naquele dia a justiça prevalecerá e o Senhor glorificará o Seu Nome. Aleluia!

Wagner Antonio de Araújo
08/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...