quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

FLORESCENDO NO DESERTO - 41 - PANELA SUJA

41 - PANELA
SUJA
753
Aqui em casa nós repartimos as tarefas. Cada um faz uma coisa ao longo do dia. Hoje fiquei responsável por lavar panelas sujas. Uma delas chamou-me a atenção. Era a panela de grelhados. Há um local onde as gorduras escorrem enquanto as carnes são grelhadas. Ao limpá-la verifiquei tratar-se de grande sujeira eliminada no cozimento.  Limpei, limpei, limpei, e ainda havia gordura escura e pegajosa. Deu muito trabalho. Assustei-me com tanta sujeira.

Em um primeiro momento pensei em quantas coisas desse tipo comemos, bonitas por fora e absolutamente tóxicas por dentro e ao redor. Se numa panela de grelhados é aquilo tudo que escorre, imagine-se o quanto já engolimos disso nas frituras, esparramando essa sugeira que entope veias e bloqueia artérias! Certamente que comidas mais saudáveis devem ser preferidas e estas devem ser reduzidas. Mas o meu texto não é culinário ou de hábitos alimentares.

Aquela panela lembrou-me de nossa mente. Nós nos alimentamos ao longo do dia com muita coisa que não presta (informações ruins, futilidades, discórdias, iras, rancores, medo). Procuramos torná-las apetecíveis e enchemos os pensamentos com estas coisas. Assim como artérias e veias entopem com o excesso de gordura, a nossa mente e o nosso espírito se turbam com as coisas ruins que absorvemos. Quem constrói a sua mente com situações de violência, de terror, de injustiça e de melancolia acaba por entupir o fluxo da paz, da harmonia e da felicidade interiores. Além disto os sonhos são perturbados e o sono torna-se difícil.

Veja-se uma pessoa que assiste a filmes de terror: não pode ficar sozinhas, não é capaz de andar à noite, não suporta dirigir um automóvel em lugares solitários. Sua mente poluiu-se. E o outro indivíduo que só pensa em política? Ele não é capaz de enxergar os fatos e a vida senão sob a ótica de sua ideologia, de suas lutas e conflitos. Há aquele que vivem intoxicado pelos traumas passados, pelo abandono sofrido, pelos relacionamentos rompidos, pelas injustiças acumuladas. Seu coração e mente estão entupidos de toxinas do mal. O resultado de tudo isso não poderia ser outro: doença, tristeza, isolamento, depressão e, quiçá, tentativas de suicídio.

O Senhor nos direcionou a tratar da alimentação mental com cuidado e com esmero. Ele nos ensinou a purificar o coração e a alma com um tratamento eficaz. Gostaria de citar alguns ítens.

1) Jesus nos diz para não vivermos preocupados com o dia de amanhã e nem com as impossibilidades do momento. Em lugar disto nos ensinou a confiar em Deus. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal (Mt 6:34)

2) Jesus nos orientou a ter fé, uma fé tão viva que pode sentir a resposta da súplica antes mesmo da realidade da mesma. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. (Mc 11:24)

3) Ele nos ensinou a não termos medo, pois o medo é uma anti-oração. Quem teme está pedindo para que o seu temos aconteça (exemplo: acho que terei um infarto...). O temor é a arma de Satanás para afugentar a fé. E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. (Lc 12:7)

4) Jesus praticou a gratidão ao Pai em cada refeição que fazia. Ele ensinou a agradecer pelo pão quotidiano. Ele também nos ensinou a confiar no socorro divino nas horas incertas. Tinham também alguns peixinhos; e, tendo dado graças, ordenou que também lhos pusessem diante. (Mc 8:7)

Além disto há textos bíblicos que são verdadeiros roteiros para nos libertarmos da intoxicação mental:

1) Encher a mente de tudo o que é bom e reto, pois isso certamente frutificará. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Fp 4:8)

2) Pensar nas coisas lá do Alto, onde Cristo está, e não nas que são aqui da Terra. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; (Cl 3:2)

3) Meditar diuturnamente na Lei do Senhor, na Bíblia, que cuidará de nos armar contra os maus pensamentos. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (Sl 1:2);  Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Ef 6:17)

4) Ter certeza de que Deus cuida de nós, está presente e tem soberania sobre a nossa vida. Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (1Pe 5:7)

Creio que com estes filtros nós evitaremos de encharcar a alma com a gordura do que não presta e manteremos a mente sadia e bem harmoniosa, dando chance para a felicidade encontrar terreno fértil na nossa biografia.

Que Deus nos abençoe.
Wagner Antonio de Araújo
13/01/2019

Wagner Antonio de Araújo
membro da Igreja Batista Cidade IV Centenário, São Paulo, Brasil
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações:
https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail:
bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633 - exterior: +5511-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...