quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

memórias literárias - 744 - MÚSICAS DE NATAL - SÉRIE EBAR

 
MÚSICAS
DE NATAL

744
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  Temos meditado sobre o Natal e já nos lembramos de tanta coisa festiva, tanta coisa maravilhosa! Uma das características da época natalina são as músicas de Natal. Como são lindas! Como evocam mensagens inesquecíveis!

Quando eu era pequeno mamãe levava-me para o centro da cidade de São Paulo. Eu nasci aqui. E então passávamos em frente às lojas enfeitadas de temas natalinos. O que mais me encantava eram as músicas que tocavam nos auto-falantes do comércio: músicas de Natal. Nito Del Carmen era um harpista paraguaio cujo disco estava em pleno sucesso. Luis Bourbon também, com temas inesquecíveis: Noite Feliz, Pinheirinho Agreste, Natal das Crianças etc. Ah, parece que volto à infância ao lembrar-me destas melodias!

Em  nossas igrejas cristãs costumamos realizar cantatas natalinas. São músicas especialmente preparadas com o objetivo de contar a história do Natal: as profecias no velho testamento, o cumprimento delas no novo testamento e os detalhes do Natal: a gravidez de Maria, o anúncio pelo anjo, a estrebaria onde Jesus nasceu, os pastores de Belém, os magos do Oriente, a cantata angelical feita por anjos etc. Tudo isso é cantato, reprisado, repetido, com a finalidade de trazer à memória dos fiéis a autêntica história do Senhor e ensinar ás gerações futuras a verdade sobre Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Eu me lembro da primeira cantata da qual participei, O REI DOS REIS, de John Peterson, regida por José Carlos Vida, maestro na Igreja Batista em Sumarezinho. Aquela coleção de hinos mudou a minha vida, pois deixou claro em meu coração o verdadeiro sentido do Natal. Tenho em meu acervo fonográfico centenas de obras, nacionais e estrangeiras, de músicas preparadas para o Natal. Mas nenhuma delas teria qualquer valor se não contasse a maior de todas as verdades: Deus enviou o Seu único Filho para ser o nosso Salvador!

Em minha casa nós deixamos tocar hinos de natal na época de sua celebração. Infelizmente o mundo hoje não destaca as canções natalinas. Os canais de TV preparam especiais com os seus artistas de renome, com as suas duplas sertanejas, com os seus grupos de cantores, que falam sobre tudo: sobre o amor, sobre a paixão, sobre a traição, sobre o pecado, sobre questões políticas, sobre assuntos os mais variados. E, quase sempre, não falam absolutamente nata sobre o Natal, exceto sobre algum papai Noel, alguma fábula alusiva á data. E por que? Porque a Bíblia diz: Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. (Mt 12:34). Como pode o mundo falar das maravilhas do Natal se o seu coração está longe das coisas do céu? O mundo prioriza e valoriza a prosperidade, a riqueza, o poder, a fama, a popularidade. O mundo valoriza uma vida cheia de dinheiro, de casas grandes, de roupas caras. Contudo, tudo isso virará pó e deixará de existir. Grandes atrizes, repletas de riquezas, de centenas de pares de sapatos, de fortunas incalculáveis, morrem e deixam a fortuna para a família que, à luz de brigas judiciais, dividem o valor entre si, jogando fora objetos antes tão cobiçados!

É preciso cantar as músicas de Natal. Há hinos maravilhosos, como os que dizem: “novas tenho, dar-vos venho, disse um anjo com dulçor; eis que é nado o bem amado, Jesus Cristo, Salvador!”. Músicas como “Noite de paz, noite de amor, dormem todos ao redor; em Belém Jesus nasceu; rei da paz, da terra e céu; nosso Salvador, é Jesus o Senhor”.

Quero sugerir ao ouvinte que procure uma boa igreja cristã e que leve a sua família para cantar hinos de Natal. Que ouça lindas cantatas produzidas para falar da mensagem de Jesus. Quero sugerir-lhe que ouça rádios cristãs que transmitam a boa música de Natal, canções que evoquem as maravilhas acontecidas há dois mil anos, numa humilde estrebaria, num berço feito de palha, com o nascimento do homem-Deus, do Príncipe da Paz, do Senhor Jesus Cristo. Encha o seu lar, o seu carro, o seu telefone celular com as canções natalinas que dão sentido verdadeiro à comemoração mais importante do cristianismo, a encarnação do Verbo de Deus: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
Feliz Natal para todos!
 

Wagner Antonio de Araújo
youtube: Prwagner2018
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633 - exterior: +5511-996998633
https://www.facebook.com/wagner.antoniodearaujo.1 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...