sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

memórias literárias - 831 - SÓ 25%

SÓ 25%
 
831
 
Não mais que um quarto. Apenas 25% do total.
 
Parece desperdício, mas não é. É universalidade do convite. É o amor evidenciado a todas as criaturas. Mas Deus sabe: três quartos das sementes serão completamente perdidas. Serão investimento sem retorno. Mas ainda assim o Seu amor faz com que não se economize recursos. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (2Pe 3:9)
 
Jesus contou-nos, na "Parábola do Semeador", que as sementes foram lançadas. O Senhor não guarda as sementes para dias e lugares apropriados. Ele as espalha por toda parte e lugar. Isso Ele delegou à Sua igreja também: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16:15). A ignorância não poderá salvar a ninguém. Se fosse assim Ele teria ordenado que os discípulos não contassem as boas-novas a ninguém; os indígenas e outros povos ignorantes poderiam salvar-se por desconhecimento. Mas não foi assim. Pelo contrário, não há outro modo ou nome que salve. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (At 4:12).
 
Mas as sementes, a mensagem do Senhor, esparramada pelos quatro ventos, terá apenas quatro tipos de recepção, e apenas um será eficaz.
 
Haverá aqueles que darão ouvidos, mas rapidamente se esquecerão do que ouviram. Eles até apreciarão a palavra, a música, a cerimônia, a Bíblia, as coisas do Senhor. Mas Satanás rapidamente retirará de suas mentes e coração o que ouviram e a semente não germinará. Eles estarão perdidos para sempre. Seus corações representam 25% da mensagem que não foi aceita eficazmente.
 
Haverá aqueles que até escutarão, mas que não terão persistência ou perseverança. São sementes nascidas nas pedras. Eles farão o contrário do que seria preciso fazer: Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. (Mt 24:13). Eles até poderão ser contados nas fileiras das igrejas e de projetos evangelísticos e sociais por algum tempo. Mas não ficarão para sempre. Eles estão sempre buscando respostas e insatisfeitos com o que encontraram. Estão sempre com o coração dividido e, nessa luta, o evangelho sairá de suas vidas e encontrarão outras muitas falsas soluções. Serão o outro quarto das sementes que não foram avante.
 
Há aqueles que pensam ter encontrado o caminho, mas quê! São plantas sufocadas nos espinhais! Nasceram no meio de tantas coisas que não conseguem impor a sua própria existência. São como ervas daninhas no meio de outras: apenas ocupam um espaço que não lhes pertence. Assim vivem uma duplicidade o tempo todo: querem a Cristo, mas estão sufocados com as preocupações, com os compromissos, com as agendas cheias, com a vontade da família, com as exigências sociais, com o agrado aos amigos, e jamais sairão da estaca zero. Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. (1Rs 18:21). Eles são mortos-vivos na fé: nem se convertem e nem abandonam um contato mínimo com o Reino. Estão inertes. Representam um quarto perdido nas sementes do Senhor. Perdido? Não! Desprezado pelos homens, esta é a melhor explicação. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. (Jo 15:20).
 
Há um quarto que deu certo. A semente caiu na terra, os passarinhos não comeram, não havia pedras que diminuissem a terra nem espinheiros sufocantes Elas não apenas nasceram, mas cresceram, se desenvolveram, floriram e frutificaram. Elas funcionaram, produzindo uma safra abundante e saudável. São as vidas alcançadas pela autêntica Palavra de Deus. São pessoas que foram encontradas no pecado, na marginalidade, nas falsas religiões, no ateísmo, na promiscuidade, no ocultismo, nos braços do Diabo. Quando ouviram a Palavra, e a fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo, foram libertadas pelo Filho de Deus, regeneradas, transformadas em novas criaturas e feitas filhas adotivas do Pai. Juntamente com os infantes que faleceram antes da idade da razão e os loucos que não tinham condições de escolha, ocuparam a vaga de uma das moradas do céu e estarão com Cristo por toda a eternidade. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (Jo 10:28)
 
Por este quarto que vingou, que produziu e que se salvou valeu a pena toda a semeadura.
 
Resta-nos saber: a que grupo pertencemos.
 
Wagner Antonio de Araújo
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...