sábado, 25 de janeiro de 2020

memórias literárias - 842 - A MINHA ÚLTIMA MENSAGEM COMO PASTOR DA PIB RIBEIRÃO PIRES SP

A MINHA
ÚLTIMA MENSAGEM
COMO PASTOR
DA
PIB RIBEIRÃO PIRES SP
 
 
842

Hoje é o meu último dia à frente do ministério pastoral da Primeira Igreja Batista em Ribeirão Pires, São Paulo, Brasil. Foram dez meses de grande e efetivo relacionamento com Deus e com os irmãos. Juntos fizemos o máximo por nosso Deus. E o tempo todo desejamos que Cristo estivesse ereto, soberano, reinando em nossas vidas. Nós, por nossa vez, sempre nos ajoelhamos diante dEle, suplicando-Lhe graça, favor e direção. Fizemos da Bíblia a nossa bússola, o nosso referencial, o nosso manual de fé e de conduta, fé que funcionou como turbina e que nos fez alçar vôos inimagináveis. Se alguma virtude houve durante o nosso tempo com os irmãos, tudo devemos a Deus, que nos revestiu e nos iluminou. Bendito seja o nome dEle.
 
O que eu, como pastor, teria a dizer em minha última pregação? O que eu gostaria de deixar registrado nos anais da história desta igreja como o legado final nas inúmeras exortações e admoestações bíblicas? Talvez seja hoje um dia de Deuteronômio, dia em que, resumidamente, citarei os principais caminhos pelos quais o nosso púlpito velejou, trafegou, voou, caminhou. Seria bom que a igreja se lembrasse dia após dia do que a Bíblia nos ensina e que fartamente foi proclamado pelo pastor que hoje se retira do ministério pastoral local, cônscio de já ter cumprido o seu papel e de que agora a igreja deverá caminhar com as próprias pernas. Quero citar 20 coisas que a igreja jamais deveria se esquecer. São elas:
 
01) A BÍBLIA É A NOSSA REGRA DE FÉ E DE CONDUTA - Não são as novas revelações, não são os pastores que inventam propósitos ou ministérios diferentes, não são sistemas que prometem revolucionar a história das igrejas. A Bíblia e só ela é o referencial de todo crente genuíno, de todo salvo pelo Senhor. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4:12); À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. (Is 8:20).
 
02) O VERDADEIRO CRENTE OBEDECE AO SENHOR - Somente são contados como ovelhas verdadeiras do Senhor Jesus Cristo aqueles que buscam fazer a vontade dEle. Quem apenas assiste aos cultos, fala sobre a Palavra ou até a ensina, mas não vive, é hipócrita, é joio e será queimado para sempre no lago de fogo e enxofre. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (Jo 14:21); E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mt 7:23); Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Ap 21:8).
 
03) DEUS NÃO É ADORADO COM CULTOS ESTÉTICOS - Deus não busca comidas para comer ou coreografias para apreciar. Esse tipo de coisa é pseudo"adoração",  é fogo estranho no altar! Deus não é adorado com roupas esvoaçantes e nem com rituais pagãos ofertados como culto ao Deus verdadeiro. Ao invés de dançar para Deus, creia em Sua Palavra e a obedeça. Isso sim caracteriza o verdadeiro adorador de Deus! Quem dança e não obedece faz show e não presta culto senão a Satanás. Deus não é adorado com movimentos físicos, mas com quebrantamento interior e com obediência. E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a dançar. Então disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido. (Ex 32:6-7); Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade associada ao culto solene. (Is 1:13). Mas Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor, quando ofereceram fogo estranho perante o Senhor no deserto de Sinai, e não tiveram filhos; porém Eleazar e Itamar administraram o sacerdócio diante de Arão, seu pai. (Nm 3:4)
 
04) NÃO TATUE O SEU CORPO E NEM COLOQUE PIERCING - Enquanto inúmeros pastores e crentes zombam da obra criadora de Deus, rabiscando o corpo com tinta que não sai, com temáticas variadas, e colocam ferros em toda a parte e de todo tipo, associando-se ao mundo e a sua estética, os crentes são chamados a não ferir o templo de Deus, que é o corpo e a não seguir os costumes pagãos deste mundo tenebroso. Piercing é símbolo de escravidão e tatuagem é agressão a pele criada por Deus. Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR. (Lv 19:28). Quanto aos piercings, são símbolos de escravidão e Cristo já nos libertou dela. Então tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha à porta, e teu servo será para sempre; e também assim farás à tua serva. (Dt 15:17); Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (Jo 8:36)
 
05) O CASAMENTO É PARA TODA A VIDA - Conquanto haja casais que não são os originais de suas próprias histórias, a bíblia não mudou uma vírgula quanto ao desejo de Deus sobre a família. E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. (Mc 10:8); Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. (Mt 19:6); Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. (Rm 7:2);
 
06) A FORNICAÇÃO É PECADO - Antes do casamento qualquer relacionamento físico é pecado. Portanto, jovens e solteiros, consagrem o corpo de vocês ao Senhor, não dando motivo algum para que Satanás lhe domine. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1Co 6:19); Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. (1Co 6:18).
 
07) NÃO SE CASEM COM PESSOAS QUE NÃO CRÊEM NO SENHOR - O casamento misto em relação à fé não é da vontade de Deus. A verdadeira comunhão começa na fé. Se começar no corpo já começou de forma errada. Assim, antes de se casar busque a vontade do Senhor, que tem prazer em orientar, abençoar e unir. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? (2Co 6:14-15)
 
08) IGREJA É CORPO DE CRISTO, NÃO CLUBE SOCIAL - Estar na igreja e com ela cooperar deve ser uma decisão santa, buscando fazer a vontade de Deus. Não há lugar para famílias dominantes, para grupos de interesses, para ricos contra pobres, para influentes contra passivos. Igreja é corpo de Cristo e devemos ter prudência na maneira em que andamos, uma vez que representamos ao Senhor e a nossa igreja em toda parte em que estivermos. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, (Ef 5:15); Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. (Ef 4:25).
 
09) BUSQUEM UM PASTOR QUE ANDE COM DEUS - Neste mundo de apostasia e de aparências muitos falsos pastores desejarão ocupar o púlpito da igreja. E não tenho dúvidas de que um ou outro romperá a guarda, trazendo mensagens de si próprios ou de Satanás, não de Deus. Alerto a amada igreja para apreciar bem a vida de quem deverá dirigi-la. Quem diz que está com Deus deve andar com Ele. E se o pastor não trouxer um "Assim diz o Senhor"  fundamentado na Bíblia, é um enganador e não deve ser seguido. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gl 1:8); Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. (Jo 10:5); Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tm 2:15).
 
10) TODOS DEVEM PARTICIPAR DO CULTO - Enquanto estive à frente da igreja tratei a todos de forma igualitária, dando oportunidade para cada um no serviço do Senhor. Eu espero que isto continue. Não devem cantar, declamar, tocar instrumentos ou fazer alguma coisa apenas aqueles que são considerados amigos do rei, que têm influência, que se julgam grandes ou capacitados. A igreja é para todos! Todos são membros do Corpo de Cristo e não há maiores ou menores. Portanto, independente de quem for, todos são chamados ao serviço do Senhor. Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (1Co 14:26); Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. (Lc 22:26).
 
11) SEJAM GENEROSOS - A mesquinharia e a sovinice não devem ter lugar na igreja. Sejam generosos para com todos. Que nenhum irmão vá para casa com fome, nem tenha a luz ou a água desligadas por falta de recursos. Que ninguém trema de frio à noite ou vá dormir sem jantar. Que ninguém vá embora para casa sem carona, enquanto vários irmãos voltam para o lar com o carro quase vazio. Uma igreja verdadeira cuida dos seus com amor e com dignidade. E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? (Tg 2:16); Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; (Cl 1:4).
 
12) REMUNEREM BEM O SEU PASTOR - Pastores que andam com Deus estão em extinção. A igreja que encontra um, com a graça de Deus, deve tratá-lo com a máxima generosidade, não lhe deixando faltar o indispensável para as suas necessidades. Além disto deve expressar o seu amor e carinho sempre e cada vez mais, não se esquecendo de seu aniversário, de sua família, de suas necessidades. E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. (Gl 6:6); Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplos honorários, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; (1Tm 5:17); Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário. (1Tm 5:18); Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. (1Co 9:14).
 
13) NÃO SE ESQUEÇAM DOS IDOSOS - Os idosos são a glória de uma igreja, são o tesouro de longa data do qual a congregação deve cuidar. Isso significa dar oportunidade, ouvir os seus conselhos, ajudá-los em suas necessidades e jamais esquecê-los, relegando-os à marginalidade da vida eclesiástica. Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR. (Lv 19:32); Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; aos moços como a irmãos; (1Tm 5:1).
 
14) PREGUEM O EVANGELHO - Somos portadores da mensagem de salvação. Se não proclamarmos a Cristo quem o fará? As pedras só clamariam naquele dia, porque uma profecia havia de se cumprir. Hoje nós somos os proclamadores da mensagem. O povo que vem na igreja não precisa escutar sobre as vitórias financeiras de A, sobre o poder político de B ou sobre os conselhos culinários de C. O púlpito é para a pregação do evangelho. Que assim seja! Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. (2Tm 4:2); E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Mc 16:15).
 
15) NÃO MUDEM DE DOUTRINA - As novidades que o mercado gospel oferece são mutantes e diversificadas. Não fomos chamados para quebrar a tradição dos apóstolos ou escandalizar a fé alheia. Em sendo esta igreja uma igreja batista, e em sendo os seus membros voluntários na fé, honrem a fé que professam e que propagam. Sejam exemplares em sua conduta e ensinem os seus filhos nos caminhos do Senhor. A IGREJA NÃO PRECISA DE NOVIDADE, MAS DE INTEGRIDADE! Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. (Ef 4:14); Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; (Ef 2:20).
 
16) NÃO PROVOQUEM ESCÂNDALO - Não façam da casa do Senhor um antro de brigas, de desentendimentos, de carnalidade e de vergonha. Lembrem-se que em tudo devemos ornar a doutrina do Senhor. Em nosso trato devemos nos revelar como cristãos amorosos, sem hipocrisia e sem agressividade. Nem tudo sai do nosso gosto, é preciso ter paciência, consideração e respeito. Portanto, que não sejamos nunca motivo de escândalo para ninguém. Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. (1Tm 1:5); Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. (1Co 10:32).
 
17) RECEBAM OS PECADORES - A igreja não é um gueto de justos, mas um grupo de pecadores arrependidos, tratados pelo Senhor Jesus. Ninguém é mais do que ninguém. Assim, quando um pecador entrar pela porta da igreja, seja quem for, tenha praticado o que tiver, esteja vestido com a roupa que for, recebam-no como alguém que, à nossa semelhança, carece da graça de Deus. E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. (Mc 2:17).
 
18) SEJAM UM POVO DE ORAÇÃO - A oração sincera, feita em nome de Jesus e fundamentada na Palavra de Deus, pode mudar toda uma situação, rejuvenescer uma igreja, salvar uma família, solucionar um problema, curar uma enfermidade e transformar uma cidade. Se a igreja dedicar-se à oração legítima e fundamentada no Senhor grandes coisas acontecerão e Jesus será glorificado! E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. (At 4:31)
 
19) NÃO SEJAM PRESUNÇOSOS - Vimos, ao longo do tempo, os cultos serem bem frequentados, as reuniões de oração terem muitos participantes e diversos irmãos louvando ao Senhor com frequência. O que dissemos ao tirar uma foto? Que tivéssemos cuidado em não buscar a ostentação ou a glória humana, porque tudo isso vinha de Deus e teria que ser para a glória dEle, ou então seria um laço. Assim, quando Deus continuar abençoando a igreja e tiverem auditórios cada vez maiores, ofertas cada vez mais significantes e muitos dispostos a servir ao Senhor, não se orgulhem disto, mas temam e dêem glória ao Senhor, de quem tudo recebemos. Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? (1Co 4:7); O orgulho precede a queda, e a altivez do espírito precede a ruína. (Pv 16:18).
 
20) AGUARDEM A VOLTA DE JESUS CRISTO - Os sinais evidenciam que Ele está por voltar. O evangelho está sendo propagado para todo o mundo; os computadores estão a verter a mensagem para todos os idiomas e a apostasia está destruindo as igrejas de dentro para fora. São os sintomas da volta do Senhor. Estejamos prontos e digamos com convicção: ORA VEM, SENHOR JESUS! E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mt 24:14); Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, (2Ts 2:3); Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. (Tg 5:8).
 
Esta é a palavra que o agora seu ex-pastor deixa sobre o púlpito desta igreja. Palavra que não é dele, mas de Deus. Palavra que provém da Bíblia, não dos desejos e gostos pessoais de um ministro.
 
Se for seguida, paz seja sobre esta igreja, sobre o seu novo obreiro, sobre o porvir até a volta do Senhor.
 
Se for ignorada, que a igreja se lembre que um dos servos do Senhor alertou-os quanto ao juízo que as más escolhas trariam. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta. (Ez 2:5)
 
Que isto não aconteça jamais e que a igreja escolha o caminho da Bíblia. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, (Dt 30:19)
 
Com amor, seu irmão em Cristo e ex-pastor,
 
Wagner Antonio de Araújo

Ribeirão Pires, São Paulo, Brasil, 26 de janeiro de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...