terça-feira, 7 de janeiro de 2020

memórias literárias - 836 - GUERRA E PAZ

GUERRA
E
PAZ

836
 
"Oh, Mestre, o mar se revolta! As ondas nos dão pavor! O céu se reveste de trevas, não temos um Salvador!"
 
Assim se sente a mente em conflito antes de tomar uma decisão. Vamos ou não vamos? Ficamos ou saímos? Assinamos ou não? Abrimos mão ou mantemos? Se tomarmos uma decisão conflitiva, aquela que favorece aos demais mas não apazigua a consciência, o problema não acaba. Trocamos a tempestade da decisão não tomada pela decisão tomada sem a certeza de ter feito o melhor. Sentimos medo de ter errado, de ter feito algo que não satisfaça a ambas as partes, que traga consequências que não queríamos trazer.
 
Nestas horas temos que buscar ajuda. Às vezes ela vem através da leitura piedosa da Bíblia, a Palavra de Deus. Nas Escrituras Sagradas encontramos a resposta para todas as nossas indagações. Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. (Sl 119:9). Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4:12).
 
Às vezes ela vem pela oração e súplica, confiados no santo e maravilhoso nome de Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo. Ele nos responde através da paz de espírito, através da iluminação de nossa mente, e, às vezes de forma bem particular e única, diretamente em nossa alma, usando os recursos que quiser. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. (Fp 4:6).
 
Outras vezes, contudo, Deus usa outros servos Seus, que, na sabedoria que vem do céu, nos aconselham com palavras nítidas, claras, iluminadoras e cheias de segurança. São pessoas que vivem em piedade e em retidão, que andam com Deus e O obedecem na prática do viver diário e que têm muito a contribuir! São raras, infelizmente, neste mundo de apostasia e de gente carnal e mundana. Mas sempre há, aqui e ali, um daqueles santos do Senhor, daqueles que caminham com Deus, cuja palavra é temperada com sal, cuja sabedoria vem do Alto, e que nos fazem exultar de alegria pelo esclarecimento de nossas idéias! Como é bom encontrar alguém assim! A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra. (Pv 12:25); O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo! (Pv 15:23); Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. (Pv 25:11).
 
Enfim, Deus jamais deixa em tempestade aquele que nEle confia, que O busca de todo o coração, que não toma decisões apressadas, que não se estriba nos seus próprios conhecimentos. Quem enfrenta tempestades interiores na busca por uma resposta às indagações ou na tomada de decisões diante de alguma crise, pode dizer com convicção o que o hino acima citado diz em sua continuação:
 
"As ondas atendem ao Meu mandar: sossegai! Sossegai!
Seja o encapelado mar, a ira dos homens, o gênio do mal,
Tais águas não podem a mau tragar, que leva o Senhor,
Rei do Céu e Mar!
Pois todos ouvem ao Meu mandar: sossegai! Sossegai!
Convosco estou para vos salvar,
Sim, sossegai!
 
(Hino 328 do Cantor Cristão, Sossegai, letra de Mary Ann Baker)
 
Pr. Wagner Antonio de Araújo

(oferecido a um homem que um autêntico conselheiro bíblico, Pr. Olney Basílio da Silveira Lopes, de Americana, SP)

Um comentário:

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...