quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

memórias literárias - 844 - JESUS DA SILVA

JESUS
DA SILVA

844
 
A escola de samba da Mangueira, no Rio de Janeiro,  vai levar para a avenida no carnaval de 2020 um Jesus filho de negros, pobre e inclusivo. Eles inventaram uma outra estória sobre o Filho de Deus. O Jesus da Porta dos Fundos era homossexual e não sabia o que realmente viera fazer. O Jesus de um filme francês era fornicador, tentado ao extremo, e caído. O Jesus de outro cineasta era um ateu. A mídia cria os seus "Jesuses" de acordo com o desejo dos fregueses, os que compram os seus produtos. E assim a distância entre o falso e o verdadeiro ganha proporções gigantescas.
 
O mundo religioso também cria Jesus ao seu belprazer. No meio evangélico está em voga um Jesus "coach", um Jesus "personal training", um Jesus despido de teologia e de tradicões. Igrejas pintadas de preto, adaptadas aos palcos de mídia, apresentam um Jesus descolado, despojado, de calças rasgadas nos joelhos e de camisa fashion, um Jesus olhos azuis e Ferrari na  garagem. Já o Jesus do reteté é quase um orixá afro-brasileiro, sambando e rodando ao som de frases de efeito e de gritos de guerra. O Jesus do mundo neopentecostal dos grandes ícones engravatados é um grande arsenal de estorinhas para turbinar a fé dos que precisam vencer, progredir, prosperar e que possa encher os cofres destes fanfarrões da fé. E o Jesus do catolicismo carismático tenta se aproximar de todos, buscando ainda manter a tradição romanista, um Jesus "light".
 
Qual é o seu Jesus? Aquele musculoso com um sorriso matreiro nos olhos, do tipo super herói americano, ou o Jesus sofrência, dos legionários esotéricos? Há grupos que propagam que Jesus reencarnou numa mulher na China e está entre nós, vivinho e bem feminino. Quanta confusão!
 
E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou: Ei-lo ali; não acrediteis. (Mc 13:21). Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. (Mc 13:22).
 
Onde encontrar o Jesus histórico e revelado, aquele real, que viveu e morreu na história e ressuscitou segundo as Escrituras? Onde achá-lo nesse mar de confusão? Na gritaria neopentecostal, nos filmes religiosos de maconheiros de Holywood ou na boca dos que se acham os teólogos da hora?
 
Bem, só há um meio de achar o Jesus verdadeiro. Devemos recorrer aos evangelhos, única fonte fidedigna e pura sobre este homem, o maior de todos os homens, o Deus-Homem. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (Jo 20:31); Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (Jo 5:39). O povo de Israel, no reino do Sul, nos tempos da infância do Rei Josias, vivia o mais infame paganismo em nome do Deus verdadeiro, até que se achou o livro de Deuteronômio jogado no templo. Lido, provocou uma revolução no coração do rei, dos sacerdotes e na alma do povo. Voltaram às origens dos oráculos da verdade. Hoje os cristãos estão a precisar da mesma experiência. No meio da vasta literatura inútil que publicam, deveriam buscar um exemplar antigo das Escrituras Sagradas, ainda não adulterado pelas mãos dos novos intérpretes e releitores das sociedades bíblicas modernas e reencontrar a Jesus. Somente na Bíblia encontraremos a verdade. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (Jo 17:17).
 
E então, de posse do conhecimento dos evangelhos, da Bíblia em si, Jesus, o verdadeiro, se revelará aos nossos corações. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. (Lc 10:22); Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (Jo 14:21).
 
Quer conhecer o Jesus verdadeiro? Leia a Bíblia e ore a Deus em seu coração. Ele se fará presente. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jr 29:13).
 

Pr. Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...