segunda-feira, 21 de maio de 2018

MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 662 - SEI QUE TUDO PODES - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 50

SEI QUE
TUDO PODES

 
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 50

662

Olá! Aqui é o Pastor Wagner Antonio de Araújo. Jó 42.2 afirma: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frutrado”.
Duas são as verdades expressas nesta monumental afirmação feita por Jó, o servo do Senhor. Como bem sabemos, Jó era um homem muito rico e temente a Deus. Ele ofertava continuamente ao Senhor, intercedendo pelos filhos. Satanás, o eterno adversário de Deus e dos homens, instigou a Deus para que pesasse a mão sobre ele. Conseguida a autorização, Satanás tirou-lhe a família, tirou-lhe os bens e, por fim, tirou-lhe a saúde. Porém, não conseguiu tirar-lhe a fé no Senhor seu Deus.

Ele encontrava-se num estado deplorável. Coberto de chagas, fétido, em carne viva, sem poder agüentar-se, pensava nos dias antigos, quando tudo era bom, fácil e confortador. Não compreendia o porquê de encontrar-se tão mal, de perder tudo de uma vez. Sua esposa, inclusive, recomendou-lhe que amaldiçoasse a Deus e morresse. Ele, contudo, transformou a crise num momento de grande reflexão. Sua conversa com os amigos, descrita em seu livro, é o retrato de uma alma sofredora que mantém-se íntegra em sua fé. Por fim ele afirma: os planos de Deus não podem ser mudados. Mas completa: Deus pode todas as coisas, inclusive colocar fim naquele sofrimento. E sabemos o que aconteceu: Deus o curou, restaurou-lhe os bens e fez dele o homem mais próspero de seus dias, com farta longevidade e maravilhosa família.

Talvez o ouvinte esteja atravessando crises que lhe deixem perplexo, absolutamente confuso. Por que tudo isso lhe acontece, sendo que é alguém temente a Deus? Por que tantas provações, enfermidades, dores, tristezas e fracassos?

Eu creio piamente que Jô nos conduz a duas respostas para as nossas crises.

A primeira é: Deus pode todas as coisas. Sim, nada é impossível para Deus. Jesus Cristo, em Seu ministério, deu vista aos cegos, fez os coxos andarem, curou os enfermos, multiplicou pão, peixe, vinho, fez aquilo que aos nossos olhos e diante da nossa ciência seria impossível. Portanto, não há impedimento para o poder de Deus.

A segunda coisa é: os planos e propósitos de Deus não podem ser frustrados. Ele não é manipulado pela nossa vontade. Ele não delega a nós domínio ou direito de exigir absolutamente nada. O próprio Filho de Deus, ao orar, disse: “Não se faça como Eu quero, mas como Tu queres”. Assim, devemos confiar nos propósitos de Deus e louvá-Lo por Sua soberania. Se somos crentes nada nos acontecerá por um acaso ou fora da vontade de Deus. Sempre há um propósito, inclusive curar uma doença ou restaurar um ganha-pão para mostrar o Seu poder maravilhoso! Quem assim confia em Deus atravessa o período de Jô com paciência e com confiança.

Tem o prezado ouvinte atravessado grandes tribulações? Lembre-se: Deus, em quem confiamos, tudo pode. E os Seus propósitos são melhores do que os nossos. Que digamos isso a Ele e que confiemos em Sua sabedoria para conduzir a nossa vida. Que Deus nos abençoe.


Wagner Antonio de Araújo
21/05/2018
(mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite de sua diretora, irmã Ana Maria Suman Gomes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...