segunda-feira, 28 de maio de 2018

memórias literárias - 670 - OS NOSSOS FILHOS - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 55

OS NOSSOS
FILHOS
 

 
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 55 
670

Olá! Aqui é o Pastor Wagner Antonio de Araújo. Lendo o Salmo 144 deparei-me com a seguinte afirmação: “Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas. E nossas filhas, como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio”. Quanta profundidade neste desejo sincero, expresso por Davi nesta oração em forma de cântico!

Primeiramente ele deseja que os filhos sejam, em sua mocidade, como plantas viçosas. Plantas crescem. Algumas, raquíticas, não se desenvolvem. Outras, contudo, e em maior número, crescem bastante. Elas precisam de muitos cuidados. Quando crescem em demasia para um lado, precisam de poda. Quando estão escondidas à sombra, precisam de exposição ao sol. Quando atacadas por pulgões e pragas, precisam de tratamento. Quando não estão se saindo bem no desenvolvimento, de adubo. Quem lida com plantas sabe que não é apenas semear e deixar crescer ao léo. É preciso cuidar da lavoura. Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. (1Co 3:6). Neste texto o Apóstolo Paulo compara a igreja a uma lavoura bem cuidada. Os filhos o são também. Os pais devem estar atentos. Sou pai de duas maravilhosas crianças. Eles comem, dormem, aprendem a falar, a se locomover, precisam de remédio, de alimentação, de higiene, de segurança. Somos os seus lavradores. Davi pede que os seus meninos sejam assim, viçosos como boas plantas.

O interessante é o pedido que faz pelas meninas. Que elas sejam como pedras angulares. O que são tais pedras? Nas antigas construções costumava-se colocar uma pedra bem na esquina da construção. Então duas paredes ali eram erguidas, formando um ângulo reto. Dali a obra se estendia, seguindo sempre a medida da pedra angular, que deu origem à construção. Aqui está o retrato de uma filha bem criada: uma mulher virtuosa, especial, cujo conteúdo moral, espiritual e operacional será o esteio de uma família. As famílias judias deveriam ter mulheres tementes ao Senhor; do contrário o lar se desestruturaria. Os cristãos são disciplinados a casarem-se com mulheres cristãs, pois estas criarão os filhos e de sua educação dependerá um crescimento fundamentado na fé cristã ou não. A importância das mulheres num lar é extraordinária. Diziam os antigos que “as mãos que embalam o berço governam o mundo.

Vemos que na Bíblia a importância de filhos e de filhas é a mesma, conquanto tenham papéis diferentes. Aos meninos a força da planta, saudável, crescente, produtiva, que traz fartura, sustento e crescimento. Às meninas o papel de sustentáculo da família, matriz de uma dinastia piedosa e temente ao Senhor. Quantos lares só ficaram de pé porque mulheres heroínas e virtuosas mantiveram as rédeas da carroça? Quantas mulheres suportaram angústias, privações, sofrimentos e contrariedades, para não verem o lar desfazer-se como um navio encalhado em pedras em tumultosas águas! A importância de uma mulher cristã é fundamental.

Que o ouvinte valorize os jovens de sua igreja e de sua família, ajudando-os a edificarem em suas vidas os valores perpétuos e virtuosos; que ajudem meninos a florescerem com vigor e as meninas a firmarem-se como esteios para os seus futuros lares, ao lado de maridos e filhos. Que Deus nos abençoe!


Wagner Antonio de Araújo
28/05/2018
(mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite de sua diretora, irmã Ana Maria Suman Gomes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...