sábado, 6 de outubro de 2018

FLORESCENDO NO DESERTO - 32 - O MEU FUNDAMENTO

32 -
O MEU
FUNDAMENTO
 
729
 
Há pastores que encharcam suas mensagens com citações de teólogos famosos. Outros, de filósofos contemporâneos. Ainda outros, de frases de grandes heróis da história.
 
Um outro grupo prefere a psicanálise e a psicologia. Analisam a mensagem à luz dos temperamentos, das fobias, dos traumas e dos estereótipos contemporâneos.
 
Parte dos ministros usam como base a política, a luta de classes, o poder da direita contra a esquerda e vice-versa. Citam os seus candidatos eleitos e em campanha, fazem tudo com aplicação política e mesclam púlpito com a tribuna de um orador.
 
Há ainda outros que se valem das chamadas releituras sociológicas. Interpretam a bíblia à luz dos entendimentos contemporâneos do comportamento social. Eles usam fatos da vida de Jesus e os recontam no embalo do pensamento de hoje. Transformam Jesus num favelado, ou num riquinho da elite, ou num guerrilheiro, ou num mulherengo contido. Fazem de Jesus um quebrador de tabus e também num mago que transforma madeira em móveis prontos.
 
Há outros ainda que o vêem como um ocultista, que mantém em frases selecionadas verdadeiro arcabouço de magias ocultas e profundas, de mistérios que só eles poderão desvendar. Fazem de Jesus um guru de renomado poder e um mágico eficaz.
 
Há tanta coisa que fundamenta a fé que as pessoas dizem ter! E há tantos "jesuses" diferentes explicitados por ministros cristãos!
 
Eu sou remanescente do evangelho de décadas atrás; eu e vários outros. Eu ainda fundamento a minha fé na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. Ela não muda conforme mudam os ventos. Ela não é mutante como o são os fatos contemporâneos. Ela não perde a eficácia, não deixa de ser atual, não abre mão de seus milenares valores, não está à disposição dos releitores. Ela é fundamento, é martelo, é espada. Ela fundamenta, ela esmiuça, ela rasga. Ela é a voz de Deus para mim.
 
Quando penso em depressão vejo a maneira como Deus ergueu a Jonas e fez dele o sinal dos tempos nas palavras de Jesus. Quando vejo um homem que temia ser instrumento nas mãos de Deus, vejo um Moisés octogenário que assume a liderança do povo do Senhor. Quando penso em desistir contemplo um Elias que tem que terminar a carreira. Quando acho que me tornei muito culto posso observar um Salomão que, ao chegar ao fim da vida, diz que saber demais é correr atrás do vento e que o temor do Senhor é o que importa.
 
A Bíblia me consola. Seus ensinos enxugam as minhas lágrimas. Suas reprimendas me emendam o meu comportamento. Suas promessas embalam os meus desejos. Suas ameaças me fazem temer o pecado. Sua verdade me dá ânimo para transformar o medo em coragem e a enfrentar a Satanás, o adversário. Fiz da Bíblia o meu livro de cabeceira, o meu manual de vida, o meu orientador para todas as horas. Conquanto tenha uma biblioteca muito bem suprida, nenhum desses livros tem para mim a importância da Bíblia. Eu troco todos eles por minha velha, gasta e surrada Bíblia. A traça comerá a minha biblioteca, mas a Palavra de Deus permanecerá para sempre.
 
Por isso eu encho a minha mente com os seus textos, as suas histórias, as suas profecias, as suas revelações. Não troco a leitura da Bíblia por um bom filme no cinema, por um programa de entretenimento ou por um seriado inovador. Lembro-me de um pastor que estava empolgado por ter assinado a Netflix e ter assistido a 5 temporadas de uma série de vampiros. Dizia-me que encontrara muitas convergências com o evangelho. E eu lhe disse que encontrei nessa sua atitude muitas convergências com um hipócrita, que prefere ver o evangelho nos vampiros a lê-lo em sua própria bíblia. Não preciso caçar restos de evangelho nesta sociedade; eu tenho um prato feito todo dia, fresquinho, direto do produtor!
 
A nova geração não tem amado a Bíblia porque nós, a velha, não temos nos dedicado a ela. Os nossos filhos nos flagram com um celular/telemóvel à mão. Estamos vendo e ouvindo vídeos e áudios das mais variadas vertentes e interesses; eles nos flagram comemorando o campeonato de futebol que o nosso time ganhou ou nos encontram nas campanhas e passeatas do nosso candidato. Mas dificlmente nos pegam com a mão na Bíblia, fazendo dela a lâmpada, o farol, a bússola e o estandarte da vida. O resultado está aí: muitos crentes de igreja, mas não crentes em Jesus. Crentes sem bíblia, crentes sem conteúdo. Igrejas cheias e o Reino de Deus vazio...
 
Renovo aqui o meu indicador de fé: eu creio que a Bíblia é a Palavra de Deus e a minha regra de fé e prática. E que será o meu alimento diuturno para sempre.
 

Wagner Antonio de Araújo
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35 
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633 (exterior: +5511-996998633)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...