quinta-feira, 18 de outubro de 2018

memórias literárias - 36 - ANDAR PARA FRENTE

36 - ANDAR
PARA FRENTE
 
734
 
Hoje, ao levar a minha esposa para o trabalho, deparei-me com um jovem que dava dois passos para frente, andava de lado e depois voltava. Em seguida coçava a cabeça, caminhava mais um pouco e voltava tudo novamente. Enquanto o semáforo ficou fechado ele fez isso várias vezes. Quando abriu eu o vi a repetir a mesma cena.
 
Pensei: quantos de nós fazemos a mesma coisa, só que sem percebermos!
 
Nós ensaiamos dois passos para frente. Tecemos um planejamento para a semana, para o mês, para o ano, para os estudos, para um projeto de trabalho, para uma dieta alimentar ou a busca de um emprego, para a vida espiritual. Nós até começamos. Mas, logo de saída, paramos. Se fizermos uma análise de quantas decisões tomadas que não deram em nada na nossa vida, veremos que grande parte dos esforços foi completa perda de tempo. Somos semelhantes às obras inacabadas do governo: pontes cujas estruturas estão assentadas, mas não foram construídas. Estradas demarcadas e não asfaltadas. Hospitais que se tornaram antros de drogados, pois são escombros a céu aberto.
 
Outras vezes andamos de lado, patinamos. Até começamos bem. Mas algo nos fez repensar a caminhada, deter os passos, mudar o rumo. As vendas caíram. As aulas perderam o brilho. Os textos ficaram inacabados. A pintura parou pela metade. Nós mudamos de ênfase no caminho e não fizemos nem uma coisa e nem outra. Faz-me lembrar da anedota "de pensar morreu o burro": o burro olhava um fardo de feno e dizia: vou comer deste; olhava para o outro e dizia: vou comer daquele. E acabou morrendo de fome. Nós também: faremos isto; mas logo nos aparece outra coisa interessante; largamos a primeira ou mantemos ambas sem priorizar a nenhuma. O resultado: não saímos do lugar.
 
O triste é quando andamos para trás. Sim, já havíamos vencido alguns obstáculos, já havíamos construído alguma coisa. E então, subitamente, voltamos à estaca zero. Um celeiro não se enche com a colheita de anos passados. Uma despensa não se supre com as compras de quatro meses atrás. Assim também não podemos construir nada se nos voltamos para o passado por puro saudosismo ou por desculpa de não termos a força de antes. O passado é para ser celebrado, não para servir-nos de trava. O Apóstolo Paulo dizia sobre o passado: Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo ...(Fp 3:13-14). Quer dizer, o que ele fez foi muito mais do que a maioria de nós fizemos. Mas, para ele o importante era avançar, continuar, caminhar, chegar mais longe! Não como Demas, um cooperador tão eficaz no princípio e que abandonou a fé. Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica. (2Tm 4:10).
 
Para terminar: Dona Justina, a saudosa mãe de Milú (minha irmã adotiva), veio passar uns meses aqui em casa, isso há alguns anos. Ela viu o jardim de nossa casa completamente coberto de mato. Eu já tentara tratá-lo e até começara, mas quando a dificuldade aumentava (muito mato, muita praga, muito lixo) eu desistia. Ela, mulher da roça, não considerou tais obstáculos intransponíveis. Aos oitenta anos fez do nosso jardim o seu investimento. Todo dia ela ia até lá e gastava uma ou duas horas no cultivo. Arrancava um mato aqui, mexia na terra ali, semeava acolá. O resultado: em dois meses havia a horta mais produtiva que já tivemos: rúcula, alface, tomate, acelga, catalonha, salsinha etc. Enchíamos sacos de hortaliças e distribuíamos para a vizinhança, para os parentes e para os irmãos da igreja. Tudo porque uma mulher decidiu andar, não olhar para os lados, não retroceder e atingir os seus objetivos, andando para a frente. 
 
Caro leitor, não volte atrás. O passado não pode voltar. Admire-o, relembre-o,  ou esqueça-o (se não for edificante), mas compreenda: o passado já passou, nunca mais voltará. Também não ande de lado, coxeando entre dois objetivos. Quem quer muito nada tem. Será melhor trabalhar por um bem feito do que dois pela metade. Assim, ande para frente, olhando para o alto, para Cristo, para o Senhor. E, pela fé, vença os obstáculos e vença a si mesmo. Dize aos filhos de Israel que marchem. (Ex 14:15)
 
Se for andar, ande para a frente!
 
Que Deus nos abençoe.
 

Wagner Antonio de Araújo
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35 
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...