sexta-feira, 12 de outubro de 2018

FLORESCENDO NO DESERTO - 34 - SOBRE O SOFRIMENTO

34 -
SOBRE O
SOFRIMENTO
731
 
A nossa vida é repleta de sofrimentos, intercalados com períodos de alegria. Às vezes a alegria sobrepuja a dor; outras vezes, não. Ser cristão não é um atestado do não-sofrimento ou de tornar-se indolor; é, antes, um compromisso de gratidão mesmo nas horas de dores. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16:33)
 
Algumas dores nos tiram do sério. Pedras nos rins, cólicas diversas, a dor do parto, o sofrimento com o câncer em estágio avançado, a morte de um ente extremamente querido. Há dores emocionais também, tão ou mais intensas que as físicas: a dor da rejeição, do abandono, da injustiça, da ingratidão, da solidão. A Bíblia diz que Jesus foi o "homem de dores": Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. (Is 53:3)
 
Outras dores são crônicas, caminham conosco em tal ritmo que quase as ignoramos. São as dores dos traumas sofridos, das guerras enfrentadas, da infância perdida, do luto continuado, do complexo de inferioridade, da carreira encerrada subitamente. A dor de viver um presente que não se pediu, com um passado que não gostaríamos de ter.
 
Não há como entender o sofrimento; há como aceitá-lo e confiar na sabedoria divina. O próprio Senhor Jesus, ao sofrer na cruz, indagou: "Por que?" Esta pergunta não é um pecado, é um desejo de termos uma razão clara para tamanho desconforto. Mas nem sempre a encontramos. Por que estás ao longe, Senhor? Por que te escondes nos tempos de angústia? (Sl 10:1)
 
Devemos ser pragmáticos (práticos)  diante do sofrimento e buscar, com destemida decisão, uma maneira de superá-lo. O sofrimento pode ser compensado. Ter uma boa razão para passar por ele pode ajudar. Listo algumas que auxiliam os que sofrem:
 
1) O meu sofrimento não é tão grande quanto o de outras pessoas; logo, se elas o suportam, eu também poderei, com a graça de Deus. Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. (1Pe 5:9)
 
2) O sofrimento tem limite, tem fim; ele não perdurará para sempre, ainda que permaneça comigo até o suspir final. Há um porvir com Deus, e ali serei consolado. Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele. (Jo 13:15); Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. (Jo 19:25)
 
3) O sofrimento gera amadurecimento. Após um período de dor e de intensa dificuldade torno-me mais humilde, mais pequenino, mais consciente de minha finitude e limitação; quem sofre de verdade não é capaz de ser arrogante diante do próximo e da vida. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; (2Co 4:17)
 
4) O sofrimento pode ser um canal de testemunho do que Deus fez em mim através de Cristo: vislumbrar a glória do Céu, mesmo a sentir as labaredas de um mundo em chamas! O final me ajuda a continuar a viagem! E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. (Ap 12:11)
 
5) O sofrimento me ajuda a vencer, pois é na minha pequenez e na minha fraqueza que Deus se mostra glorioso e grandioso. Enquanto sou fraco e incapaz, Deus pode carregar-me no colo e, por fim, levar-me ao Céu! E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. (2Co 12:9); Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2Tm 1:12)
 
Leitor, pode ser que esteja a atravessar uma depressão, um estresse, uma separação, um câncer, um luto profundo e uma dor intensa. Creia-me: Deus lhe conhece e pode ajudá-lo neste sofrimento. Nós não sabemos o porquê de todas as tribulações, mas sabemos que, ao final, elas contribuirão para o nosso bem e para o bem de alguém. Um sofredor grato e vitorioso pode ser a resposta às angústias de outros. Seja você uma inspiração para os que lhe conhecem!
 
Wagner Antonio de Araújo
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35 
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...