terça-feira, 30 de outubro de 2018

memórias literárias - 737 - DIA DOS MORTOS


DIA DOS
MORTOS
 
737
 
A cultura do Dia de Finados surgiu no século XI, incentivados pelo Papa para que se rezasse pelos defuntos fiéis que haviam falecido. No curso da história inúmeras tradições foram adicionadas. No cômputo geral tornou-se o dia de ir ao cemitério para passar tinta nos túmulos, lavar vasos, acender velas e lembrar dos que se foram. Cuidar das sepulturas é um ato válido e lembrar-se dos que se foram também.
 
Porém, tenho alguns pontos de vista peculiares quanto ao assunto. 
 
Sou daqueles que mantém a memória dos bons que se foram viva, ativa, espalhando os seus valores e ensinamentos para que nunca deles nos esqueçamos. E o faço todo dia, não apenas numa data do ano. Não me esqueço deles o resto do ano. Para Deus eles estão vivos, todos eles! Foi Jesus quem disse: Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. (Lc 20:38).
 
A questão que se coloca não é SE VIVEM, mas COMO VIVEM no além e se há o que fazer para mudar o estado deles, de um mau lugar para um lugar melhor. 
 
Para Jesus Cristo só há dois lugares destinados aos mortos: o céu ou o inferno (e não entraremos em detalhes técnicos sobre o significado teológico dos vocábulos). E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna (Mt 25:46). O Inferno é um lugar sequer classificado como "vida eterna" (apesar de ser vivo e para sempre), mas "tormento eterno", contínuo. Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. (Mc 9:44). Tal destino sela-se com o falecimento da pessoa. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hb 9:27). Jesus nos conta, na revelação do rico e de Lázaro (Lázaro era pobre e enfermo, alimentava-se das migalhas do rico e morreu;  o rico era sovina e ímpio e também morrera; ambos foram ao além; o rico ao inferno e Lázaro para o "seio de Abraão", o lugar dos justos), que o rico pediu clemência e não recebeu; depois pediu para que algum morto salvo fosse orientar os vivos e também não teve êxito. Para Abraão, eles tinham "a Lei e os profetas', ou seja, a Bíblia. Já seria o suficiente. Esse texto (Lucas 16.9-31) deixa fechadas as seguintes questões: 1) todos morrem; 2) o ímpio morre e vai ao tormento; 3) o justo morre e é acompanhado por anjos ao céu; 4) orações no além não são respondidas; 5) os lugares dos justos e dos ímpios têm separação intransponível; 6) ninguém volta de lá para executar missões de esclarecimento aos vivos.
 
Assim, não há vela que possa iluminar o caminho de um morto, caso ele não tenha partido sob a luz de Cristo, que é a "luz do mundo".  Se velas iluminassem um falecido, seria fácil a um rico acender um holofote contínuo em cima da tumba do ente querido. São esforços vãos. Depois do túmulo enfrentaremos o juízo. Por isso Jesus Cristo veio ao mundo, para ser a salvação do pecador arrependido. Quem nele crê recebe perdão dos pecados. Quem não crê não recebe, ainda que se celebrem rezas, concentrações e se paguem oferendas pelo falecido.
 
Por isso o cristão esclarecido não celebra O DIA DOS MORTOS, mas A VIDA ETERNA. Para mim os falecidos que passaram pela minha vida estão vivos na minha memória e nas recordações que deixaram. E os que foram salvos pela graça de Jesus estão no céu e um dia nos reencontraremos felizes, salvos e juntos. Lá nós nunca mais diremos ADEUS!
 
Minha mamãe, meu papai e os meus familiares estão vivos no meu coração. E no além aguardam o dia do reencontro. Triste, porém, será para os que não confiaram em Jesus Cristo: estarão eternamente separados do Senhor e dos que são dEle.
 
Prepare-se, amigo leitor, para o seu encontro com o Criador também. Não haverá reza ou vela que lhe trará a salvação, se não tiver hoje um encontro verdadeiro com o Senhor. Busque-o de todo o seu coração. Foi Ele quem afirmou: Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8:12)
 
Wagner Antonio de Araújo
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35 
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...