terça-feira, 1 de setembro de 2020

memórias literárias - 917 - IRRECUSÁVEL

IRRECUSÁVEL
 
 
917
 
O pastor encontra-se na reunião com a comissão de indicações. O seu nome foi vencedor e a comissão está explicando a ele as condições.
 
Oferecem-lhe 8 salários mínimos, casa, combustível, os direitos trabalhistas gerais (mesmo não sendo um empregado), biblioteca, verba de representação etc.
 
O pastor está satisfeito e pede a palavra.
 
- Bem, irmãos, sinto-me honrado com o convite. Preciso fazer algumas perguntas básicas para saber se poderei aceitar o convite.
 
- Pois não, pastor. Sinta-se à vontade.
 
- Qual a posição desta igreja quanto ao uso de piercings e tatuagens?
 
Um irmão pede a palavra e diz:
 
- Eu tenho tatuagem, pastor, mas não posso mostrá-la aqui! - Riso geral.
 
Outro diz:
 
- Nós não temos nenhum problema quanto a isso.
 
O pastor sentiu-se desconfortável.
 
- Qual a posição desta igreja quanto ao recasamento?
 
O relator pede a palavra e diz:
 
- Eu mesmo estou no terceiro casamento, pastor. E já avisei a esposa: cuide-se, senão eu troco de novo. Ela ficou mansinha, mansinha! - Mais risos.
 
Agora o pastor sentia-se perplexo.
 
- O que os irmãos pensam sobre fornicação, namoro secular entre os solteiros?
 
- Bem, pastor, se houver desejo de se casar, que mal haverá? Não vemos problemas. Aliás, metade de nós aqui nesta sala iniciou a vida desse jeito.
 
O pastor visivelmente incomodado faz a última pergunta:
 
- E o que esta igreja pensa sobre a corrupção, a desonestidade, ter dívidas na praça?
 
Um senhor então explica:
 
- Pastor, quem não deve nos dias de hoje? Quem não faz o impossível para burlar o fisco? Eu acho que devemos ter cuidado para não sermos pegos. Se soubermos fazer tudo do jeito certo conseguimos driblar e ir pagando conforme for possível. E o senhor sabe: depois de cinco anos as dívidas caducam nos bancos.
 
O pastor levanta-se e diz:
 
- Irmãos, agradeço o convite tão generoso. Mas não teria condições de aceitá-lo. Esta igreja tem valores muito diferentes daqueles praticados pela igreja primitiva e substanciados em nossas doutrinas. O nosso corpo é templo do Espírito Santo e não deve ser agredido com piercings e tatuagens. O casamento é indissolúvel e não se pode brincar com o adultério. A fornicação é pecado e Deus não admite a prostituição. E não devemos fazer dívidas, exceto aquelas que são compras a longo prazo, com o dever de pagar cada uma conforme o justo e o direito. Assim, diante das posições que abraçam, lamento ter que rejeitar o convite. Orarei para que abram os olhos e mudem de opinião.
 
O relator pediu a palavra.
 
- Pastor, creio que não devemos ser tão radicais assim. O senhor pode pregar ao longo do tempo e quem sabe mudamos de comportamento.
 
- Não, meu irmão. Eu não vim aqui melhorá-los. Eu vim aqui pastorear uma igreja à luz da Bíblia.
 
- Pastor, e se nós melhorarmos a proposta? Não queremos perdê-lo. O senhor pode pregar tudo isso e nós aceitaremos ouvir. Vamos pagar-lhe 10 salários mínimos. Isso ajuda?
 
- Irmãos, a questão não é dinheiro! A questão são princípios!
 
Uma irmã pede a palavra e diz:
 
- Se nós melhorarmos para 12 salários mínimos o senhor fica? Precisamos de alguém que atraia público como o senhor. Não importa que seja tão radical. O senhor aceita?
 
- Pelo amor de Deus não, irmã!
 
O senhor mais idoso pede a palavra e diz:
 
- Diante disto, pastor, estou autorizado a fazer-lhe outra proposta: 18 salários mínimos.
 
O pastor pensou no valor. Um dinheiro excelente: com ele pagaria muitas contas, sustentaria os filhos em boas escolas, compraria muitos livros e até poderia ir a restaurantes médios. Ele pensou um pouco e perguntou:
 
- Dezoito mínimos por mês?
 
E todos disseram: "Sim!"
 
Ele parou, fez gesto de quem orava, suspirou e afirmou:
 
- De fato as questões podem ser consideradas de foro íntimo. Ninguém pode ser obrigado a seguir do jeito que é pregado. Quem sabe com o tempo eu consiga mudar um ou outro coração. Está bem. Eu aceito o convite!
 
E foi uma festa!
 
Mamom conseguiu mais um fiel e a igreja conseguiu mais um marionete de Satanás para dela cuidar.
 
Porventura quando o Filho do homem vier, encontrará FÉ na terra?
 
Ser alguém de princípios é NÃO ESTAR À VENDA, mesmo que tenha salário dobrado. Seja cidadão, seja político, seja juiz ou seja PASTOR.
 
Deste que não está à venda,

Wagner Antonio de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...