terça-feira, 24 de outubro de 2017

memórias literárias - 539 - CANTAREI AO SENHOR - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 15

CANTAREI
AO
SENHOR


Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 15


539

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Não há dúvidas de que o livro dos Salmos, na Bíblia, faz muito bem para a nossa alma. São cânticos que edificam a nossa fé e consolam o nosso coração. Hoje falaremos sobre o versículo 6 do Salmo 13: “Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem!”.


O dito popular afirma que quem canta os males espanta. E é verdade, desde que se saiba o que se canta e para quem se canta. Infelizmente há canções que só atraem males. Há músicas que os terroristas compõem, repletas de violência, usadas enquanto filmam a decapitação de suas vítimas. Há grupos de traficantes que compõem funks para celebrar a matança de policiais que fizeram num ataque. Há músicas compostas para enaltecer o adultério, a imoralidade, a idolatria, e tais músicas não fazem muito bem. Pelo contrário, fazem muito mal. Por estes dias soubemos de mais um roqueiro estrangeiro, que gritava loucamente pelos microfones, enaltecendo a morte e a rebeldia. Não, com certeza não é isto que o salmo diz.


O salmista diz: “Cantarei ao Senhor”. E Deus gosta de ouvir canções? Sim, quando estas vêm do coração e são fundamentadas em Sua própria Palavra. Um dia, no templo de Jerusalém, as criancinhas cantavam para Jesus: “Hosana ao Filho de Davi, bendito o que vem em nome do Senhor”. Os fariseus não gostaram, mas Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor? (Mt 21:16) Antes que Deus criasse o ser humano, os anjos enalteciam ao Senhor em cânticos. Eles eram chamados “filhos da alva”. E quando Jesus nasceu, anjos vieram do céu e procuraram pastores no campo, para celebrarem esta dádiva, cantando com alegria. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: ...(Lc 2:13)


Quem ouve músicas mundanas, de temática idólatra, imoral, que faz apologia à violência ou ao pecado, cedo ou tarde transborda em comportamentos que refletem aquilo que encheu o seu coração. Da abundância do seu coração fala a boca. (Lc 6:45)


Quem ouve e canta músicas em louvor a Deus enche a alma de paz e alegria. Tenho experimentado grande felicidade aqui em casa. Hoje sou pai de dois filhos, um de três meses e outra de dois anos. Todos os dias celebramos o culto doméstico. E, para ninar minha filha, canto-lhe louvores. Quando chega a hora de dormir ela vem pedir para que celebremos o culto. E pede a música. “Papai, vamos cantar buscai primeiro?” “Agora minha paz vos dou”; “Eu quero as três palavrinhas”. E assim, com alegria, ela enche o coração e a mente dos louvores de Deus.

Você tem percebido quanto bem Deus lhe fez? Está vivo, tem comida, teto, abrigo, tem alguém na família, possui voz, ouvidos, olhos e pernas? Louve a Deus e cante com alegria, pois Deus se agrada dos que O louvam com gratidão. Ele nos tem feito muito bem!
Que Deus nos abençoe. Amém.

 mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...