quarta-feira, 25 de outubro de 2017

memórias literárias - 541 - O MEU BEM MAIOR - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 16

O MEU
BEM MAIOR

 
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 16

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Estudar a Palavra de Deus é deveras importante na vida de todo o cristão. E ouvir o que Deus tem a nos dizer no livro dos Salmos é maravilhoso. Há uma expressão maravilhosa no salmo 16 verso 2: “Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor, outro bem não possuo, senão a ti somente;”
Na crise de 1929, quando, da noite para o dia todos perderam as suas fortunas, era comum olhar pelas ruas de Nova Iorque e pelas demais capitais importantes dos Estados Unidos, e ver empresários riquíssimos, milionários, com um prato de sopa na mão, buscando não morrerem de fome. Eles perderam tudo na bolsa de valores. Os seus prédios, as suas fábricas, as suas lojas, as redes de supermercados, tudo se tornou em nada. Grandes fortunas, construídas ao longo de décadas, passadas de pai para filho, tornaram-se poeira e até a moradia onde se abrigavam tiveram que abandonar.

Infelizmente a história se repete. Pelas ruas das grandes cidades brasileiras vemos jovens, senhores, profissionais qualificados, a dormirem em barracas, albergues ou na sargeta das ruas. Olhamos para eles e verificamos que não são mendigos comuns, mas pessoas que perderam tudo. E ficaram à margem da sociedade. Neste momento nacional esta realidade é dura e parece que ainda durará por um bom tempo.

O salmista diz que Deus era o seu maior patrimônio. E o autor sabia bem o que era perder tudo. Davi era o rei mais poderoso da antiguidade, no seu tempo. Tinha riquezas, grande família, muito prestígio e inúmeros soldados. Mas, devido às suas más escolhas, das quais amargamente arrependera-se, enfrentou conseqüências dramáticas. Uma delas foi quando o seu filho Absalão, que durante anos ficou à espreita do castelo, incentivando as pessoas a tê-lo como imperador, tomou-lhe o trono. Amotinou-se contra o pai, colocou o exército para persegui-lo e obrigou a Davi a sair de Sião. Seu pai, velho e vestido com roupas rasgadas e sujas de terra, que era a maneira pública de se demonstrar quebrantamento e dor, saiu à pé, com os poucos amigos que restaram. Mas não perdeu o seu maior patrimônio: a sua fé, a presença do Pai, a certeza de sua salvação. Davi recuperou-se, posteriormente, mas a experiência fez-lhe declarar: outro bem não possuo, senão a ti somente.
E quem tem Deus, tem tudo. Quem tem Jesus como salvador tem a vida eterna. Quem tem o amor do Pai, pode passar qualquer privação. Ele não confia nos bens materiais. Foi Jesus quem afirmou: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6:33)
Quem encontra em Deus o seu valor maior, o seu patrimônio único e intransferível, pode começar de novo quantas vezes forem necessárias, pois Deus o ajuda, o fortalece, o levanta e o transforma.  Como está você, ouvinte? Perdeu o cônjuge, o filho, o carro, o emprego, o patrimônio? Faça de Cristo o seu maior patrimônio e obtenha uma riqueza que não pode ser vendida e nem perdida. Quem tem Jesus, tem tudo.

Que Deus nos abençoe.
 
Wagner Antonio de Araújo

mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...