domingo, 29 de outubro de 2017

memórias literárias - 545 - ALEGRIA OU HIPOCRISIA

ALEGRIA
OU
HIPOCRISIA

 
545
 
Hoje pela manhã, ao sair de casa, tirei uma fotografia e desejei um bom domingo aos meus amigos do facebook. Como sabem, estou de luto (perdi o meu pai na fé Pr. Timofei Diacov) e estou saindo de uma virose brava, com febre e tosse. Contudo, desejei saudar aos amigos na alegria do Senhor. "Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do Senhor". (Salmo 122.1)
 
Foi o bastante para um pastor liberal, destes que a minha denominação "adora", vir com o seu pitaco: "não sei se olho para a foto ou se vejo o versículo; que contradição!". Quando li aquilo perguntei: "Como? Isso é uma brincadeira?" O cidadão percebeu que não agradou e bloqueou-me, sem esperar por uma resposta. E um outro contato, desde há muito superior a todos, pois não precisa de igreja, assim expressou-se: "Faltou um sorriso, cadê a alegria?"
 
As pessoas acostumaram-se a cascas bonitas e envernizadas, a sorrisos plásticos e encomendados. Querem posar bem para as fotos. São tão propensas a aparecerem que não perdem um relâmpago de tempestade para darem um sorriso. Até num velório ou num culto de oração, quando flagradas, querem mostrar os dentes brancos e impecáveis.
 
Lamento. Alegria não é isso. Isso pode ser uma bela casca, um ditame da sociedade que exige boa propaganda, ainda que o produto seja ruim.
 
Alegria, no sentido do vocábulo, é um estado de contentamento, de satisfação. É estar bem dentro de si mesmo. E isto não significa sorrir. Há muitos que choram através de um sorriso. Há muitos que enganam quando sorriem. A alegria pode expressar-se num sorriso, mas nem sempre.
 
Um moribundo, numa cama, sem domínio de seus músculos faciais, não pode sorrir. Contudo, se seu coração estiver em paz ele pode ter mais alegria do que qualquer um de nós.
 
Um enlutado, que perde um pai, uma mãe, uma irmã, uma esposa ou um filho, que diz adeus a quem tanto lhe é caro, pode estar chorando de saudade, mas também alegre por saber do destino de seu morto. A alegria não se expressa apenas numa boca cheia de dentes exibidos, mas num coração em paz e agradecido.
 
Tenho gravada a última oração do Pastor Timofei Diacov. A sua esposa, Tia Ruth Diacov, gravou-a enquanto ele ainda tinha um pouco de consciência. Suas palavras foram: "Nada para pedir, só para agradecer! Eu te amo, Senhor!" Em seus lábios não há sorrisos, mas não encontro entre nós, mortais contemporâneos, uma alegria maior do que aquela deste herói da fé nos seus noventa anos bem vividos ao lado de Cristo.
 
Certamente que um coração alegre aformoseia o rosto. Mas isto não significa que só me alegrarei por ir à Casa do Senhor quando tudo estiver bem. A minha alegria deve vir do fundo do coração, mesmo no meio das lutas e tristezas, mesmo que o meu rosto não expresse tanto contentamento assim. Nunca vi Jesus gargalhar, nem tampouco há um único registro de que ele estivesse a sorrir. Mas não houve no mundo quem mais se alegrasse no Senhor do que o nosso Mestre!
 
Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo. (2Co 6:10)
 
Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. (Tg 5:13)
 
Assim, quero encerrar este texto dizendo: a alegria é mais profunda do que um rosto a sorrir. Ela pode ser a diferença entre a PRÉDICA e a PRÁTICA. Porque uns falam de alegria e até a proclamam com fotografias sorridentes, mas vivem tristes; outros, mesmo sem dentes ou sem fotos expressivas, fazem o dia valer a pena, dedicando o melhor ao Senhor, quer chova ou faça sol, quer estejam saudáveis, quer doentes; quer estejam na celebração do nascimento de um filho ou de luto por um pai que morreu.
 
Quero a alegria. Não me contento com a aparência. Sou avesso a hipocrisias.
 
E chega de prosa, como diria o saudoso Gióia Júnior.
 

Wagner Antonio de Araújo

29/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...