sábado, 28 de outubro de 2017

memórias literárias - 543 - DEPRESSÃO: QUANDO NADA É O BASTANTE...

DEPRESSÃO:
QUANDO NADA
É O BASTANTE...



543
Quando estou deprimido nunca estou satisfeito. E jamais entenderei que o problema está em mim. Eu apontarei o dedo contra tudo e contra todos, inclusive contra Deus.

As pessoas não ligam para mim. Elas não me percebem. Elas não falam comigo. Elas não me dão atenção. Eu não tenho importância; a minha dor ou a minha necessidade não lhes importa.

Eu não tenho amigos; todos me buscam por interesses próprios. Amigos que apenas se importem comigo eu não encontro. Se não represento algo valioso então fico solitário, sem ninguém, sem um único telefonema. No whatsapp só recebo comunicações gerais, nunca há alguém que realmente esteja interessado em mim.

A igreja não liga para mim. Se sou membro não tenho oportunidade para nada. Eles só se importam com o meu dízimo. Quando eu não tenho para dar então o meu valor é menor do que nada. Se sou pastor eu não valho nada além do que possa dar. Não há atenção, não há carinho, não há nada.

Eu sou velho, descartado. Não somo mais, apenas subtraio a atenção e o conforto das pessoas.  Sou um peso, sou um estorvo. Não sirvo mais para nada, sou como uma fralda descartável, usada e furada. O meu destino é o lixo.

Essa é a sensação de alguém em depressão profunda. Há muita gente assim. E, não raras vezes, podemos nos enquadrar nesse perfil em alguns momentos. Estar o tempo todo assim pode representar grave patologia. Porém, acima de tudo, e se de fato conhecemos a Deus, representa PECADO. Não, não estou dizendo que é pecado sentir-se mal ou depressivo; digo que MANTER-SE O TEMPO TODO ASSIM é PECADO. E a consequência do pecado é a morte.

E por que é pecado? Por diversas razões.

1) Porque Cristo nos transforma em novas criaturas, e estas são dotadas primeiramente do amor a Deus e, em igual capacidade, do amor ao próximo.

E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão (1Jo 4:21)

2) Porque um cristão não vive a buscar os seus próprios interesses, mas primeiramente os de Deus e, então, os do próximo.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; (1Co 13:5)

3) Porque o sofrimento do tempo presente, seja ele em que dimensão for, não é de se comparar com a glória que teremos nos céus, com Cristo.

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Rm 8:18)


4) Porque não nos convertemos ignorantes do que significa cristianismo: cruz, toalha e bacia: renúncia, serviço e amor!

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. (Lc 9:23)

5) Porque no serviço ao Senhor e na dedicação ao próximo somos consolados e também supridos.

Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos; (2Co 1:6)

6) Porque em tudo damos graças, pois esta é a vontade de Deus para conosco.


Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1Ts 5:18)

7) Porque outros sofreram muito mais do que nós, tanto em vida difícil, aprisionada, restrita, destituída dos menores cuidados básicos, como através de perseguições, de morte na fogueira, de crucificação, de dentes de animais, de óleo quente ou afogamento.

Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Hb 11:37)

8) Porque não vivemos mais para nós mesmos, mas para Jesus Cristo, o nosso Senhor.

Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. (Rm 14:8)

9) Porque o Senhor nos satisfaz com a Sua presença e nos anima a prosseguir até o fim, sem esmorecer.

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. (2Co 4:8)

10) Porque Jesus Cristo é o nosso modelo em todos os aspectos: em não pecar, em sofrer, em servir, em dar a vida em favor do mundo.


Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. (2Co 8:9)

Dessarte, quero afirmar que os que são do Senhor crucificaram o seu eu com as suas concupiscências e que agora, pelo poder de Jesus, devem vencer a cada dia a tentação da depressão. Quando ela chegar, afugentêmo-la, dizendo com confiança:

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus (Sl 42:11)

Wagner Antonio de Araújo


28/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...