quinta-feira, 26 de outubro de 2017

memórias literárias - 542 - VEREDAS QUE ME CONDUZEM - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 17

VEREDAS
QUE
ME
CONDUZEM

Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 17


542
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Temos meditado no livro dos Salmos, que é um dos 39 livros do Velho Testamento e foi inspirado pelo Espírito Santo. Quantas lições maravilhosas temos aprendido e quantas mudanças a Bíblia provoca no coração de quem verdadeiramente a observa! Sobre isso encontramos no Salmo 17 verso 5: “Os meus passos se afizeram as tuas veredas, os meus pés não resvalaram.”
Certa feita eu passei por uma estrada de terra e lama, muito rústica, após grande tempestade. Aquele era o único caminho que eu tinha para chegar ao meu destino. Quando vislumbrei o barro mole e o caldo de lama à frente, pensei: “não vou conseguir”. Falei ao velho motorista que comigo viajava: “Não sei se conseguirei passar pelo caminho, há muito barro e creio que irei atolar!”. Ele falou-me: “Siga pelo sulco fundo que foi aberto por outros carros; eles estão firmes e conseguirão dar a estabilidade. Vá firme, em segunda, sem parar”. Deixei a direção firme, acelerei e entrei na lama, bem no sulco mais fundo. O carro quis patinar, mas como era a parte mais firme, consegui sair sem atolar. E o meu companheiro de viagem falou: “quem passou primeiro fortificou o caminho; basta seguirmos por onde passou”.

Aquilo me fez lembrar o exemplo de Jesus. Diz-nos a Bíblia que Ele foi em tudo tentado como nós. Ele sofreu as mesmas aflições, os mesmos perigos. Ele esteve sujeito às tentações de toda espécie, igual a cada um de nós. Mas Ele não pecou. Ele andou retamente e fez o que era do agrado do Pai. Deixou-nos o exemplo e mandou-nos seguir após Ele. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. (Jo 13:15)
Em Jesus temos a vereda certa. Vereda significa caminho, estrada. Foi Ele quem disse: “Eu sou o caminho”. Ele é a própria estrada que nos conduz ao Céu. Ele é o único caminho que nos leva até Deus, o Pai. Além disto, o seu comportamento é o nosso exemplo, o nosso modelo. Foi ele quem trilhou no barro mole, na lama da estrada, abrindo um sulco sólido sobre o qual poderemos transitar seguros e sem detenção. Na estrada da vida o melhor lugar para passar é por onde Jesus passou. É como disse o poeta: Andar como Jesus andou, falar como Jesus falou, pensar como Jesus pensou. Quem se conduz por esta máxima terá como conseqüência uma estrada sem barreiras intransponíveis. Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. (Sl 37:23)
Como tem sido o seu viver? Cheio de atoleiros que o detém, que o fazem regredir, que lhe trazem paralisia e falta de progresso? Faça como o salmista: deixe que os seus pés se amoldem às veredas de Deus. Deixe-se conduzir pelos ensinos de Jesus Cristo. Deixe que o Espírito Santo conduza a sua mente e coração. Refaça os seus propósitos construindo o presente e o futuro nos ensinos santos da Palavra de Deus. Isto é amoldar os pés às veredas do Senhor. Que tal começar agora?

Que Deus nos abençoe. Amém.
 

Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...