quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

memórias literárias - 613 - OS MEUS COMPANHEIROS ESCOLHIDOS - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 42

OS MEUS
COMPANHEIROS
ESCOLHIDOS
 

Na foto: Pr. Josué Nunes de Lima, Pr. Timofei Diacov, Irmã Elzira Fernandes Diacov, Pr. Tiago Nunes Lima e Pr. Wagner
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 42


613

Olá. Aqui é o Pastor Wagner Antonio de Araújo. A bíblia é um livro completo. Nela encontramos toda a Palavra de Deus, toda a revelação escrita que Deus desejou nos entregar. O livro dos Salmos é riquíssimo em orientações. E uma delas diz respeito às nossas amizades: Salmo 119.63: “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos”.
Eu não nasci em um lar cristão. A minha família não me ensinou a Palavra de Deus. Aos quatorze anos eu vivia como um adolescente mundano, desfrutando de tudo o que o mundo, à época, fornecia: participava de bailes nos sábados à noite, fumava, bebia e falava palavrões (sem promiscuidades). O meu prazer era esse: estar fora de casa, com amigos que me aceitavam e que me deixavam fazer o que quisesse. Mas Deus veio ao meu encontro. O Pastor Timofei Diacov evangelizou-me. Ele apresentou-me o plano da salvação, feito por Deus através de Jesus Cristo. Eu fui convertido ao Senhor. Eu fiquei tão alegre e tão feliz, que desejava estar com os crentes a todo instante. Então falei de Cristo aos meus amigos. Para a minha surpresa eles até foram uma vez à igreja. Foi numa manhã quando a escola bíblica dominical ofereceu um exemplar da Bíblia para cada visitante. Mas, depois, eles nunca mais quiseram que eu estivesse com eles. Então descobri outros cristãos na escola. Que prazer e que alegria eu sentia, ao ver outros que, à minha semelhança, haviam se arrependido de seus pecados e entregue a vida a Jesus! A minha turma passou a ser daqueles que amavam ao Senhor.

Isso é o que acontece quando nos convertemos: nos tornamos membros do Corpo de Cristo. Os nossos interesses, quando somos do Senhor, se modificam e nós buscamos pessoas com quem nos identificamos no temor de Deus.

Foi para isso que Jesus fundou a Sua Igreja, para que os Seus discípulos vivessem em comunhão, em companheirismo, em cumplicidade na fé. Alguém que diz amar a Deus e que não tem necessidade ou interesse na companhia de outros cristãos, está vivendo uma mentira. Uma pessoa que não atenta para o convívio cristão, o serviço divino, o Dia do Senhor, mas vive e convive no mundo, feliz e sem nenhum mal estar, só demonstra que não teve ainda o coração transformado pela verdadeira fé. Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. (Sl 133:1). Assim diz o Novo Testamento: Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. (Hb 10:25)
Quando somos do Senhor buscamos a mútua edificação. Nós nos encorajamos mutuamente. Nós nos importamos com as lutas e provações que os irmãos atravessam. Como diz o Apóstolo Paulo: Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; (Rm 12:15). Nós falamos a mesma língua, nos edificamos mutuamente, nos encorajamos, nos admoestamos. Quando tememos a Deus apreciamos estar com outros que assim procedem. Se isto não fizermos, mas vivermos na companhia prazerosa de quem não ama ao Senhor, aos poucos nos esfriaremos e nos corromperemos. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. (1Co 15:33);  Uma brasa fora da fogueira se apaga. Assim, se nos omitirmos do santo convívio, a nossa fé estará enfraquecida. Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. (1Co 16:13) Busquemos o companheirismo maravilhoso da igreja do Senhor Jesus. Que Deus nos abençoe!
 

Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...