segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

memórias literárias - 616 - ENSINAREMOS OS NOSSOS FILHOS - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 47

ENSINAREMOS
OS NOSSOS
FILHOS




Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 47


616

Olá. Aqui é o Pastor Wagner Antonio de Araújo. Hoje falaremos sobre o Salmo 78.3-4: “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a nossos filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez”.


Deus deu-me a graça da paternidade. Sou pai de duas crianças. Eles estão começando a vida. Não sabem de nada, não conhecem nada; tudo terá que ser ensinado passo a passo, lição a lição. O meu menino, Josué Elias, ainda é um bebê de colo. Mas Rute Cristina, a primogênita, está com quase três anos. Ela já entende muitas coisas e tem sede de saber. Lembro-me de sentar-me na varanda para fazê-la dormir. Eu cantava para ela: “Damos graças ao Senhor”, “Deus está aqui”, “Já Refulge a glória eterna”. Qual não foi a minha surpresa quando, nas brincadeiras com os priminhos, ela começou a cantar as músicas para eles! Agora eu ensino um versículo por semana e ela aprende, cita-os e dá as referências. Como é lindo ver o conhecimento de Deus, pouco a pouco, penetrar no entendimento de minha princesa!



O texto bíblico dos salmos dizia respeito a esta responsabilidade que temos, a de ensinar às vindouras gerações a boa palavra de Deus! Sim, elas não nascem sabendo! E se deixarmos a responsabilidade para que a igreja a supra, fracassaremos. Quantas horas os nossos filhos passam na igreja e quantas horas passam conosco? Se deixarmos a educação cristã sob a responsabilidade das escolas teremos uma tragédia. As escolas hoje não ensinam valores morais e cristãos, muito menos possuem estrutura religiosa, com raras exceções. Uma escola denominacional que conheço, fundada para ensinar aos pequeninos a Bíblia, já não possui nem o culto semanal. Não, o mundo jaz no Maligno e a cada dia se afasta mais e mais da presença de Deus. 



E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje para que te vá bem a ti, e a teus filhos depois de ti, e para que prolongues os dias na terra que o Senhor teu Deus te dá para todo o sempre. (Dt 4:40). 


O ensino dos louvores do Senhor e
 o testemunho sobre o Seu poder começa em casa. É no lar que se constroem as estruturas para um caráter correto, honesto, piedoso e bíblico. São os pais e não os professores, os fundamentos do ensino cristão da criança. Por isso a responsabilidade caseira é enorme. E ainda mais: o ensino deve ser honesto, de quem vive a Palavra, de quem leva Deus a sério. Não adianta ensinar as coisas de Deus e viver como se Deus não existisse. Quem ensina a não xingar não xinga; quem ensina a trabalhar, trabalha; quem ensina a ir à igreja, a freqüenta com assiduidade. 


Eu não tive o privilégio de aprender a Palavra de Deus em casa. A minha família só veio a conhecer Jesus depois da minha conversão aos quatorze anos. Mas Deus me ajudou e eu superei a lacuna da infância. Hoje quero que os meus filhos aprendam em casa a Palavra do Senhor, que pode nos fazer capazes de agradar a Deus e sábios para uma existência produtiva e duradoura. 



Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Pv 22:6)




Que Deus nos ajude a ensinar as novas gerações sobre as maravilhas que Deus faz. Amém. 




Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...