sábado, 17 de fevereiro de 2018

memórias literárias - 611 - ADEUS OU ATÉ BREVE?

ADEUS
OU
ATÉ BREVE?

 
611
 
Há uma antiga ilustração que conta a estória de um pai. Ele, moribundo, chamara os filhos para o momento de despedidas. A quase todos disse: "até breve, filho meu!". Ao caçula, entretanto, disse: "Adeus, filho meu." Este, entristecido, respondeu: "Por que a mim o senhor diz adeus, meu pai?" Com lágrimas nos olhos o pai diz: "Porque os seus irmãos não desprezaram o caminho pelo qual o seu pai seguirá agora, filho meu. Você, contudo, nunca recebeu a Jesus Cristo como Salvador. Por isso eu sigo para o céu e você, ó quanta dor, para lá não irá." O filho, em pranto e desespero, dobrou os joelhos e disse: "Senhor, perdão por desprezar a fé que meu pai tanto me ensinou; não quero separar-me dele; perdoe-me e recebe-me em tuas mãos também! Eu entrego a minha vida para Jesus!" O pai, agora em lágrimas copiosas, exclamou no seu último suspiro: "Ah, que dádiva, filho meu! Até breve!"
 
Será adeus ou até breve? Será uma despedida definitiva ou temporária?
 
Até breve é quando um cristão separa-se de outro, através da morte. O que morre vai primeiro ao encontro do Senhor. O que fica seguirá mais adiante, quando também render o fôlego. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. (Fp 1:23)
 
Adeus é quando um cristão separa-se de um não cristão. O primeiro seguiu pela porta estreita e o caminho difícil. O segundo, pelo caminho largo e a estrada ampla. As estradas não vão para o mesmo lugar. A estreita vai para o céu, a larga vai para o inferno. Para onde eu vou, não podeis vós vir. (Jo 8:21); Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; (Mt 7:13)
 
Adeus é quando não teremos mais a oportunidade do reencontro, do abraço, da ternura, da presença. Quando não temos a fé salvadora, única e exclusiva, revelada na Bíblia como sendo a fé em Cristo, não seguiremos para o mesmo lugar do outro, que entregou-se a Deus e confiou no Salvador. Por mais que o amemos, por mais que dele gostemos, não estaremos no mesmo destino. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna (Mt 25:46)
 
Até breve é quando nos separamos momentaneamente, fisicamente e espiritualmente. Não temos comunicações inter-mundos, mas sabemos como é do lado de lá, pois Jesus, que de lá veio, nos revelou. E ele nos alegrou, dizendo que nos reuniria novamente todos juntos, com Sua presença eterna. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (Jo 14:3)
 
Adeus é quando o cônjuge, o filho, o pai, o vizinho, o amigo ou o conhecido parte confiando no Senhor e nós não. A salvação não é extensiva aos familiares, amigos e parentes. Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher? (1Co 7:16)Cada um responderá sozinho diante de Deus. A família não nos valerá, nem a igreja, nem a religião, nem o dinheiro, nem a fama, nem a força. Somente nós, diante do juiz, nos apresentaremos. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Rm 14:12). Se não tivermos Cristo  seremos julgados, não absolvidos.  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Rm 3:23). O outro (cônjuge, filho, pai, vizinho, amigo ou conhecido), que fez de Cristo o seu advogado enquanto vivo, terá quem o represente diante do tribunal: Jesus. Ele será juiz e advogado ao mesmo tempo. E não será absolvido por ser inocente; será salvo porque o próprio Jesus pagou pelo seu pecado na cruz do Calvário. Deus vos perdoou em Cristo (Ef 4:32); Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Is 53:5)
 
Até breve é o que queremos desejar a quem está junto de nós. Mas adeus é o que acontecerá, caso as pessoas não se rendam ao Senhor que por elas morreu.
 
Caro leitor, com honestidade eu lhe pergunto: se hoje você partisse deste mundo, diria adeus ou até breve a alguém que é cristão de fato? Tem você a certeza de vida eterna? Entrou pela porta estreita, tomou a cruz e seguiu após Jesus? Fez dele o centro de sua existência e creu em Sua Palavra? Se assim for, digo-lhe: um até breve seria a mais adequada despedida.
 
Mas se este não é o seu caso, pelo contrário, você mantém-se distante de um compromisso real com Deus, não recebe a Cristo como único Salvador e não faz da Bíblia a sua regra de fé e prática, temo que não haja outra expressão a usar para com os salvos do que adeus. Porque a separação será eterna e de lá não haverá nenhuma chance de escapar.
 
Troque hoje o adeus pelo até breve e que o Senhor lhe abençoe.
 
Wagner Antonio de Araújo

17/02/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...