quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

memórias literárias - 618 - A MALDIÇÃO DA BÊNÇÃO

A MALDIÇÃO
DA
BÊNÇÃO

 
618
 
Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração. (Ml 2:2)
 
 
A Bíblia jamais apresentou-nos um deus bonachão, passivo, que apenas lamenta que os seus filhos se desviem dos seus caminhos, que vive a chorar por atenção e abandono dos fiéis, que aceita qualquer teatrinho de regresso, quando lhe oferecem canções, danças, choro e oferendas, sem nenhum compromisso efetivo. Não. este não é o verdadeiro Deus.
 
O Deus da Bíblia é único, sério e absolutamente implacável. Ele não muda, não tem sombra de variação, Ele é fiel a Si mesmo e absolutamente amoroso e justo. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tg 1:17); Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. (Ml 3:6)
 
A salvação de nossa alma foi um ato absolutamente idealizado e pago pelo próprio Deus, mediante o sacrifício de Cristo na cruz. Nós somos agraciados, abençoados, alcançados por tamanha misericórdia. Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal ( ... Não por causa das obras, mas por aquele que chama), (Rm 9:11); Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (1Tm 1:15)
 
Nascidos em Cristo e mergulhados em Seu corpo, tornamo-nos parte de Sua Igreja e beneficiários de Suas misericórdias. Ele ouve a nossa oração. Ele atende às nossas súplicas. Ele nos abençoa ao longo da vida. Ele nos assiste e nos supre dia após dia. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Fp 4:19)
 
Mas Ele é justo. Há bênçãos condicionais e que não são automáticas. E, se o desonrarmos com uma vida relapsa, vida de mentiras, estabelecendo compromissos hoje e negando-os em seguida, estaremos sujeitos à Sua reprovação, à Sua maldição, à Sua indignação contra nós. Porque o nosso Deus é um fogo consumidor (Hb 12:29); Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. (Hb 10:31)
 
O texto do início deste artigo diz que Deus amaldiçoou as bênçãos que derramara sobre Israel restaurado em sua terra. O motivo: arrogância do povo, ostentação, quebra de seus compromissos e desonra de Deus com uma vida sem consagração. Os liberais logo dirão: isto foi para Israel, para o povo da velha dispensação. Ledo engano. Deus não muda. Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; (Hb 2:3); Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. (Hb 13:8).
 
Foi na vigência da Nova Aliança, da salvação em Cristo, que Ananias e Safira foram mortos diante dos apóstolos, não por armas, mas pelo próprio Espírito Santo. Caíram sem vida. E por que? Porque mentiram a Deus. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? (At 5:3)
 
Foi na Nova Aliança em Cristo que um homem foi entregue a Satanás para a destruição da carne, por ter praticado imoralidade com a madrasta ou mãe, na igreja de Corinto. Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. (1Co 5:5)
 
Foi na Nova Aliança que o Apóstolo Paulo afirmou: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gl 6:7)
 
Foi na Nova Aliança que o mesmo apóstolo afirmou aos gentios que se gabavam de estarem salvos, zombando dos judeus que rejeitavam a fé: Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. (Rm 11:21)
 
Foi na Nova Aliança que Jesus mandou recolher o talento de quem não o utilizou enquanto o rei estava fora, na parábola específica: Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. (Mt 25:28)
 
Foi na Nova Aliança que Paulo afirmou com temor: Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado (1Co 9:27)
 
É no Novo Testamento que a Bíblia aponta o perigo de quem dá motivos para escandalizar a fé de outrem: Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mt 18:7)
 
A salvação é de graça para nós, mas foi caríssima para Jesus. Se fomos por Ele alcançados com tamanha graça, que vivamos em temor! Cumpramos os compromissos assumidos com Ele no ato da salvação e do batismo. Sejamos fiéis na mordomia do corpo, das finanças, do tempo, da mente e do coração. Não sejamos insolentes, desrespeitosos, mentirosos, criadores de votos que nunca são cumpridos. Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. (Ec 5:4). Deus não muda e nos julgará de forma clara e justa. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. (2Co 5:10)
 
Volte-se a Deus. Volte ao primeiro amor. Volte a ofertar e dizimar com amor em sua igreja local, onde você recebe o alimento espiritual semanalmente. Volte a testemunhar de Cristo e a santificar a sua vida. O Deus da Bíblia não muda e as bênçãos de hoje podem ser retiradas.  E não adiantará correr de uma igreja a outra: os olhos do Senhor lhe acompanharão. Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele pesa todas as suas veredas. (Pv 5:21)
 
Temamos a Deus e vivamos para a Sua glória.  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Pv 4:23)
 
Wagner Antonio de Araújo

28/02/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...