quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

memórias literárias - 614 - DEUS LEVA O NOSSO FARDO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 43

DEUS LEVA
O NOSSO
FARDO
 

Mamãe Elzira Bonfante, em 2005, dias antes de partir para a glória de Deus, cuidada por nós com conforto.
 
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 43
 
614

Olá. Aqui é o Pastor Wagner Antonio de Araújo. Aquele que busca a fé cristã como proteção contra o sofrimento e as tribulações, busca uma mentira. Jesus Cristo foi claro quanto aos sofrimentos da vida: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16:33). Por isso lemos hoje, no Salmo 68.19: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo!”
 
A mãe sofredora, que cria com dificuldade os filhos queridos, desamparada do esposo e com poucas condições financeiras. Quanto sofrimento e que fardo pesado! Quantas mães eu conheci, cujas mãos cheiravam a água sanitária, cuja pele do rosto era seca e enrugada! Suas pernas fragilizadas pelo muito esforço para dar de comer aos seus filhos pequeninos. Contudo, muitas destas mães, conquanto sofredoras, eram felizes, pois sabiam que Cristo levava com elas o seu fardo de sofrimento! E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém (Mt 28:20)
 
O homem lutador, de pouco desenvolvimento intelectual, mas de muito caráter, que se esforça como um gladiador contra o inimigo da pobreza, da carestia, das dificuldades e da fome. Muitas vezes, num trabalho braçal, com o suor a escorrer-lhe pelas faces, os músculos a explodirem nos braços, os pés a latejarem com força a enfrentar noites mal dormidas. Quantos heróis assim eu já conheci, quantos homens que quebravam pedras para dar de comer à família! Contudo, em alguns deles, vi também os homens mais felizes do mundo, porque criam que Deus carregava com eles o tremendo fardo da vida! Isto me faz lembrar um belíssimo hino,: “Se o fardo é pesado Deus dá maior graça; maior fortaleza se é grande o labor. Se a prova é mais dura, maior o consolo; mais quentes a chama, mais perto o Senhor!”
 
O jovem ambicioso, destemido, munido de um forte sentimento de progresso, sai no mundo à procura de seu próprio crescimento. Enquanto outros colegas perdem tempo a empinar pipas ou no consumo de drogas, ele se desgasta em estudos e  na dedicação ao saber, em aprimorar-se numa tarefa e a vencer os desafios. Ele tem em vista a vitória, a conquista, o subir os degraus da prosperidade. Acorda cedo, deita tarde, come pouco, estuda muito, mas busca a Deus com intenso amor e crê que Deus lhe ajuda com os muitos fardos. Ele é daqueles que confiam na graça do Senhor: Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará. (Sl 37:5)
 
A vida tem fardos difíceis de carregar; mas quando confiamos em Deus e nos entregamos ao Seu amor, Ele nos ajuda a carregar tais cargas, a enfrentar as lutas, a  atravessar as tempestades. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem. (Hb 13:6)
 
Cada um de nós leva o próprio fardo, é verdade. Mas, em Cristo, e na família de Deus, somos convidados a amenizar o sofrimento alheio e a ajudar os irmãos com os seus fardos pesados. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. (Gl 6:2).  Assim, o meu pão pode amenizar a fome de outrem; o meu braço pode ser estendido em socorro do próximo; o meu ombro pode servir de consolo para a outra pessoa. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. (Fp 2:4)  Que Deus nos dê graça para carregar, dia após dia, os fardos da vida, e a confiarmos de que Deus os leva conosco também. Amém.

Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...