quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

memórias literárias - 608 - POR TER ME AMADO TANTO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 40

POR TER
ME
AMADO TANTO

 
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 40

Olá. Aqui é o Pastor Wagner Antonio de Araújo. A nossa atenção tem sido despertada para o livro dos Salmos, que foi o primeiro hinário do povo de Deus, usado para a edificação espiritual, para o ensino, para a educação em justiça. Isso nos reporta ao que o Apóstolo Paulo afirmou a Timóteo em sua segunda epístola: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; (2Tm 3:16)
O versículo de hoje está contido no Salmo 91, às vezes tão escondido que passa despercebido: Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. (Sl 91:14)
O autor deste cântico desenvolve a idéia de que Deus é o protetor daquele que nEle confia. E afirma a razão: além de ter sido abrigado debaixo das figuradas asas do Senhor, além de ter feito de Deus o seu escudo e protetor, diz o texto: amou a Deus de forma intensa, profunda: amou-o ardentemente!

Não há pessoa que expresse melhor esse  amor a Deus do que o Seu próprio filho Jesus Cristo. Durante a Sua peregrinação Jesus Cristo demonstrou pelo Pai um amor legítimo, intenso, contínuo, real. Ele afirmou: Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou.  (Jo 14:31). E como foi caracterizado esse amor?

Em obediência. O saudoso Pastor Rubens Lopes, em uma de suas memoráveis pregações, disse, com relação ao amor a Deus: “não se pode amar sem obedecer”. Que expressão épica desta grande verdade! A obediência expressa o amor! Jesus Cristo afirmou esta verdade: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e memanifestarei a ele. (Jo 14:21)
Deus olha para a nossa atitude diante dele. Assim diz o versículo: “Visto que tão encarecidamente me amou”. Uma outra versão assim traduz a expressão: “Porque a mim se apegou com amor”.  Que coisa bela e maravilhosa! Deus percebe, descobre, identifica quem a Ele se apega, se achega, se abriga!

Quem se apega a Deus busca primeiramente a Sua vontade. Nas horas de crise, ao invés de desenvolver depressão ou desespero, intensifica os seus momentos de oração. Quando precisa tomar decisões, busca fazer o que Deus deseja, segundo as orientações da Bíblia, a Palavra de Deus. Ao atravessar lutas, não maldiz a vida, mas afirma: “Todas as coisas concorrem para o meu bem, até aquelas que eu não compreendo!”. Quem ama a Deus não está isento de lutas e aflições, mas conta com um amigo mais chegado que um irmão. Deus torna-se seu confidente, seu amigo, seu conselheiro, seu socorro.

Tem o ouvinte demonstrado um apego intenso pelo Senhor? Poderia Deus dizer sobre você que é alguém que se apegou intensamente, encarecidamente a Ele? Busque-o, pois Ele jamais deixa desamparados os que assim o amam e respeitam. Quem o trata como o Deus de Amor recebe por conseqüência o livramento e a salvação. E Jesus Cristo é este Salvador bendito. “Pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.”
Que Deus nos abençoe.
 

Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...