sábado, 24 de fevereiro de 2018

memórias literárias - 615 - CELULAR SEM BATERIA

CELULAR
SEM
BATERIA
 

 
615
 
O celular é de boa marca. Não costuma dar problema. Possui boa configuração, ampla memória e um cartão onde posso armazenar tudo o que fotografo e filmo. As mídias que recebo não têm dificuldade de armazenagem. Posso instalar quantos aplicativos quiser, que o aparelho corresponde á expectativa. Um celular para usar por muito tempo.
 
Mas ele tem um problema: a sua bateria não dura para sempre. Como eu o uso muito, carrego-a pela manhã e, ao chegar a noite, já a encontro com pouca carga. Ainda posso utilizar todos os seus recursos, mas com parcimônia, senão ela irá desligar o telemóvel.
 
Quando a carga é pouca o celular dá sinais de cansaço. Primeiro ele exibe no ecrã um aviso: "pouca carga, carga baixa, desesperadamente baixa". Os fabricantes colocaram frases contundentes para dizer da iminência do desligamento. Quando a bateria tem apenas 5% de carga a tela fica fosca, sem brilho, escurecida. E então, entre 1 e 2%  de carga, acontece o desligamento súbito. Não há mais o que fazer. Será necessário recarregar a bateria; do contrário, o aparelho não servirá para mais nada.
 
A vida do crente é parecida com a bateria do celular. Deus a carrega o suficiente: nos dá graça para enfrentar as tentações, paciência para aguentar as provações, sabedoria para tomar as decisões, orientação para dirimir as nossas dúvidas, poder para contrapor-se a Satanás. Através da Bíblia e do poder do Espírito Santo encontramos todos os aplicativos que usaremos na vida cristã. Através da conexão com Deus mantemos a sólida relação com o Criador. Mas a falta de oração, de comunhão íntima e pessoal, dos momentos a sós, das horas tranquilas, das madrugadas de adoração íntima, vão provocando o desgaste de toda a nossa energia, de toda a nossa força, de de toda a nossa motivação, de toda a nossa determinação em viver uma vida vitoriosa em Cristo Jesus. Cada domingo longe da igreja é um quarteirão mais distante para a próxima semana. Cada dia sem um momento de vida devocional em oração é um metro a mais no muro que se ergue entre nós e o Senhor. Nós nos tornamos frios, insensíveis, descaracterizados de nossa postura cristã e enfraquecidos na fé.
 
Deus nos dá avisos quanto a isto. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (Jo 15:5); Orai sem cessar. (1Ts 5:17); E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2Cr 7:14); Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. (Is 1:19). Com tantos avisos, dia e noite, seja pela Bíblia, seja pela pregação, seja através dos acontecimentos quotidianos, nós pensamos que a bateria da fé durará para sempre, no sentido de não precisarmos de provisão imediata da graça do Senhor. Confiamos em nós mesmos, em nossas próprias virtudes e em nossa própria capacidade. O resultado não poderia ser outro: a bateria acaba e desfalecemos, derrotados, empobrecidos, caídos em tentações diversas, cheios de problemas e conflitos. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gl 6:7); Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. (Ap 2:5)
 
Assim como o celular torna-se novo após uma carga completa no carregador de eletricidade e energia, o crente também pode ser renovado em suas forças, em sua fé, em sua santificação; basta que tome uma decisão legítima e verdadeira: buscar ao Senhor com dedicação. Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão. (Sf 2:3); Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente. (1Cr 16:11). E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste. (Dn 10:19)
 
Deus tem lhe mostrado que a carga de sua bateria espiritual está desesperadamente baixa. Não a deixe acabar. Busque a Deus agora, aí onde estiver. Consagre-se, ligue-se no carregador celestial. E a plenitude voltará a morar em sua vida. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Is 55:6); Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. (2Co 4:16)
 
Que Deus nos abençoe.
Pr. Wagner Antonio de Araújo

whatsapp 011-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...