quarta-feira, 4 de março de 2020

memórias literárias - 853 - CASCA DE CIGARRA

CASCA DE
CIGARRA

 
853
 
Há tempos estive em Caldas Novas, Goiás, Brasil, e encontrei diversos exoesqueletos de cigarras. Os insetos os deixaram presos às árvores em sua última troca de pele. Ficaram agarrados ao troncos, dando a impressão de serem ainda insetos. Não. São apenas restos do que um dia foi a pele desses animais.
 
Em conversa com a minha esposa pensamos na situação em que as igrejas cristãs se encontram hoje. Lembramo-nos do nosso tempo de jovens, quando o evangelho era levado a sério. Lembramo-nos dos corais, das uniões de mocidade, das equipes de evangelismo, das escolas bíblicas dominicais, das experiências que tivemos com Deus. Quantos acampamentos, quantas reuniões, quantas vigílias, quantas visitações poderosas do Espírito Santo na conversão de vidas para a glória de Cristo!
 
Hoje, ao pensarmos nestas igrejas, vemos templos maiores, mais bonitos, mais luxuosos e, infelizmente, a ausência do próprio Espírito Santo. Há corais? Sim, mas não há vivência do que se canta. Há ensino? Sim, mas sem o selo do Céu, sem a chancela divina, apenas reflexões religiosas misturadas com política, sociologia e humor. Graças a Deus há exceções, há igrejas e pastores sérios e que têm Cristo consigo, mas, para a nossa tristeza, existem cada vez menos. O que enxergamos hoje é um festival de falta do conhecimento de Deus no seio das dantes chamadas "Casas de Oração".
 
Quando os professores de teologia e os pastores passaram a dar as suas opiniões em lugar de expressar o ASSIM DIZ O SENHOR, o evangelho saiu da igreja, deixando a casca. Diferentemente dos muçulmanos que fazem questão de dizer que isto ou aquilo é a palavra de Alá ou o dito do Profeta, nós, cristãos, abandonamos o ASSIM DIZ JEOVÁ ou JESUS DISSE para nos enfronharmos no EU ACHO QUE, EM MINHA OPINIÃO, A ASSEMBLÉIA DA DENOMINAÇÃO DECIDIU ASSIM, CALVINO OU ARMÍNIO ASSIM ACREDITAVA ou ainda FOI-ME REVELADO ASSIM. Se não há autoridade divina então é apenas a propagação de idéias e morais particulares, onde se pode ser ou à favor ou contra. O púlpito tornou-se mera reflexão religiosa. São lindas cascas de cigarras, perfeitinhas como a que tenho guardado, mas sem as cigarras. Apenas embalagem. Apenas templos. Apenas placas. Apenas loquacidade frívola. Apenas retórica modernista e midiática.
 
Os poucos fiéis não têm encontrado mais espaço nos ajuntamentos eclesiásticos sem ter que abrir mão deste ou daquele valor. Alguém me disse: "O pastor prega bobagens, mas há um bom departamento infantil, então eu aguento". Outro me falou: "Eu já estou velho, a igreja fica bem perto, posso ir a pé; na hora das danças e das gritarias eu coloco algodão nos ouvidos". Ainda outro chegou a afirmar: "Ouço tudo, jogo quase tudo fora, pego o que é bom, e ao fim do ano tenho um prato feito (de um dia só)".
 
Cascas de cigarras, perfeitas e com todos os membros aparentes, mas vazias. Assim está o cristianismo de hoje: uma grande casca do que foi um dia. Lá dentro encontramos política, academia de ginástica, escola de capoeira e de lutas de combate, pista de skate, mercado de produtos doados, parquinho infantil, cinema, quadra de basquete, centro cultural, posto de vendas, mas dificilmente encontramos o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Quando o achamos trata-se apenas da essência diluída na base de um para mil, só um João 3.16 em linguagem contemporânea para não ficar feio demais...
 
Tudo isso é prenúncio de uma súbita retirada da igreja deste mundo. O arrebatamento está por acontecer. E então o que resta de vida, o que resta de evangelho e o que resta do verdadeiro  nas igrejas chamadas cristãs desaparecerá.  Os templos ficarão nas mãos do anticristo. As denominações estarão (como a maioria já está) à serviço dos interesses sociológicos do império do mal e não haverá mais povo de Deus por aqui. Será a Grande Tribulação e o juízo divino que virá. Mas para olhos imprudentes, a igreja estará ali, inteirinha, completinha, uma cigarra autêntica; porém, morta.
 
Caro leitor, não seja casca. Seja polpa, miolo, tenha vida. E só há vida em Jesus Cristo. Caro pastor, não esteja satisfeito com a casca de igreja; só há Igreja com Jesus por dentro!
 
Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!
 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...