sábado, 28 de março de 2020

memórias literárias - 862 - CABE A MIM

CABE
A MIM
862
 
 
Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? (Et 4:14)
 
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tg 5:16)
 
Cabe a mim orar pelos meus filhos. Não sou um espectador da vida deles, eu sou um protagonista! E não há protagonismo maior nesta vida do que apresentá-los diante do Senhor Deus através da oração. Eles precisam amar a Deus, precisam obedecer à Sua Palavra, precisam ter bom caráter, bom coração, precisam de generosidade, inteligência, perspicácia. Eles precisam de proteção contra as doenças, oportunidades para prosperarem, terem famílias saudáveis e cristãs. Os meus filhos devem ser apresentados diuturnamente em oração. Ao invés de esperar que outros por eles orem, cabe a mim fazê-lo antes de todos.
 
Também cabe a mim orar por minha esposa. Ela é a dádiva da minha vida, a mãe de meus filhos, a administradora do lar segundo Provérbios 31. Também é a alegria e o gozo do meu coração e dos meus dias. Ao invés de concentrar nela expectativas que muitas vezes são difíceis de serem atingidas eu devo orar por ela, interceder por sua vida, clamar pela sua alegria, sensatez, saúde e vida espiritual. Quando a minha esposa comigo se casou recebeu de mim aquele que por ela daria a própria vida. Cabe a mim dar atenção a ela através da oração.
 
Devo orar por meus familiares. Devo orar por meu irmão, cunhados, sobrinhos, sogros, primos, por todos que possuem comigo algum grau de parentesco. Neste mundo tercerizado costumamos delegar ao deus-dará aquilo que cabe a nós fazê-lo. Se Deus os colocou debaixo da mesma árvore genealógica em grau profundo de proximidade devo ser aquele que por eles intercede, clamando pela sua salvação em Cristo, pela sua edificação na fé, pelo sustento de seus lares, harmonia de seus casamentos, educação de seus filhos e proteção contra as maldades do mundo. Eu devo orar por eles.
 
Também não estou a toa no meu país. Eu devo orar por ele, por minha terra, por meu torrão natal, pelo lugar onde vivo, moro e mantenho a família. Eu devo orar pelo presidente, pelo governador, pelo prefeito, pelos deputados e senadores, pelos juízes, promotores, ministério público e funcionalismo em geral. Eu devo orar pelos médicos, pelos bombeiros, pelos lixeiros, pelos que trabalham no fornecimento da água, da luz, do gás, no recolhimento do lixo e na entrega de cartas. Eu devo orar pela minha terra, sendo dela um intercessor fiel.
 
Não devo me esquecer do mundo, pois nele estou inserido. Há tantos que sofrem, tantos que são sós, tantos que passam fome, tantos que estão abandonados, que não contam com o empenho e a atenção dos poderosos! Através da oração eu posso trafegar pela fé em suas ruas, aldeias, vielas, cidades, ilhas, casebres, tendas de refugiados, hospitais, cadeias, navios, aeronaves, carros, no lombo dos animais; enfim, eu posso apresentar a cada um deles ao Senhor meu Deus através da oração.
 
Tenho que orar pela evangelização do mundo, pela pregação do verdadeiro evangelho e para que o falso, que tanto cresce, não ludibrie aqueles cujos corações foram predestinados à fé. Devo orar para que nenhum ser humano fique sem testemunho de Cristo, sem a oportunidade de entender o plano de salvação. Devo orar para que cada missionário, obreiro, pastor, cada crente em cada lugar exerça o seu papel de testemunha de Cristo quanto ao Reino de Deus. São os joelhos em terra na busca do Senhor que trazem vitória à igreja do Senhor Jesus.
 
Leitor, cabe a mim, não a quem critico por não fazer nada. Se eu parar de delegar aquilo do que tenho consciência de ser a missão mais importante da minha alma, então suprirei uma lacuna que não compete a mais ninguém a não ser a mim mesmo.
 
Foi para esta tarefa que nasci, é para este propósito que devo dobrar os joelhos em intercessão. E, se eu andar com Deus, tendo a Jesus Cristo como meu único e suficiente Salvador, terei sido declarado justo e a minha oração poderá muito em seus efeitos. Bendito seja o Senhor, cuja graça me salvou!
 
Wagner Antonio de Araújo
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...