terça-feira, 10 de março de 2020

memórias literárias - 855 - UM HOMEM DE DEUS

UM HOMEM
DE DEUS

855
 
Herdei o material literário do Pastor Timofei Diacov, aquele que me conduziu aos pés de Cristo. Um dos volumes de seu acervo é um livro de atas com 400 páginas, usado entre os anos de 1959 e 1961. Nele o Pr. Timofei escrevia as mensagens radiofônicas que transmitia semanalmente enquanto pastoreava as igrejas batistas em Pelotas e, posteriormente, de Santa Maria da Boca do Monte, ambas no sul do país. São 300 mensagens absolutamente únicas e no momento inéditas. Ele as escreveu com caligrafia própria, belíssima. Escreveu com pena e tinta, usando o mata-borrão para tirar os excessos. Eu creio que não haviam esferográficas na época. Trata-se de uma obra de arte e uma obra a ser recompensada na eternidade. Não tem preço.
 
Eu li a cada uma das mensagens. Li e meditei. Por vezes chorei. Em outras fui conduzido a oração. Deus as usa ainda para conosco falar. Mas há algo que transparece naqueles textos e que identifica o Pastor Timofei como um homem único: ele viveu a vida toda para pregar a salvação em Jesus Cristo.
 
Não há um único texto que não apresente Jesus Cristo como o único salvador para a humanidade. Não há artigo que não tenha por objetivo conduzir o leitor a um encontro real e verdadeiro com Deus. O Pastor Timofei viveu a proclamar a salvação. O seu púlpito era um símbolo da verdadeira evangelização. Ele jamais perdeu uma chance de pregar o evangelho. Ele nunca buscou qualquer outra coisa em sua vida, seja naquela época ou em qualquer outra, que não fosse cumprir piamente a missão que lhe fora confiada pelo Senhor. Ele a cumpriu integralmente.
 
Ele pregava, transmitia os programas de rádio, ensinava, escrevia, anunciava, lecionava, ainda que poucos lhe dessem atenção ou reconhecessem o seu valor. Ele, à semelhança dos heróis da fé, foi muitas vezes perseguido, abandonado, ridicularizado, porque não tinha outro interesse senão o de pregar a Cristo, o crucificado, que ressuscitou e que era o único salvador. Ele não falava sobre política, sobre ecologia, sobre vendas, sobre psicologia, sobre cinema, sobre literatura; ele não perdia tempo com coisas que não correspondiam à sua obra. Ele proclamava a Cristo.
 
Hoje ele descansa no Senhor, aguardando o glorioso dia da ressurreição. Ele está na presença de Deus, junto com os salvos, já a gozar da bênção da eternidade ao lado de Cristo. Ele receberá grande e extenso galardão no dia em que o Senhor julgar a Sua igreja. Muitos que povoarão o céu poderão apontar-lhe e dizer ao Senhor: "Foi ele quem me anunciou a salvação em Cristo". Serão as jóias de sua coroa. Eu sou uma delas, pois foi ele quem me conduziu aos pés de Jesus. Sou mais do que grato!
 
Mas a voz do Pr. Timofei Diacov calou-se. Como ele inúmeros outros proclamadores da salvação já se calaram, já cumpriram a sua missão. Infelizmente a presente geração de pregadores, alimentada com a ração do liberalismo, pouco ou nada entende de evangelização bíblica. Eles lotam as igrejas, de fato. Eles enchem as casas de oração de adeptos. Mas o que pregam, na maioria dos casos, é a mensagem da porta larga, do evangelho que não salva, do "self service" da fé, onde selecionam as partes dos ensinos cristãos que desejam, esquecendo-se do resto. Não é um evangelho integral. As vozes dos pregoeiros do Senhor vão se calando uma a uma. Entram em cena os pregoeiros dos falsos cristos.
 
Diante disto eu me lembro do texto bíblico que diz: "Como crerão se não houver quem pregue? E como pregarão se não forem enviados?". Eu oro para que o Senhor da seara levante pregoeiros da salvação para que anunciem o evangelho integral novamente, do jeito antigo, um evangelho que tinha cruz, tinha céu, tinha a renúncia ao pecado e a certeza da vida eterna. Um evangelho que transformava o coração do convertido e o fazia abandonar a vida de pecados, abraçando a vida de santificação. Um evangelho que era novo nascimento, regeneração, transformação. Sou grato por ter sido alcançado por este evangelho e por ter sido evangelizado pelo homem de Deus Pastor Timofei Diacov.
 
Oh, Senhor, envia trabalhadores para a Tua seara! À propósito, eis-me aqui ao Teu dispor também.
 
Que este seja de cada leitor cristão que tenho também.
 
Amém.
 
Wagner Antonio de Araújo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...