terça-feira, 3 de julho de 2018

FLORESCENDO NO DESERTO - 09 - QUINZE NÃOS

 
09 - QUINZE NÃOS
 
 
 
683
 
01 - Não finja que tudo está bem. Não está. Porém, ainda assim, creia que Deus tem um propósito até neste tempo, se você é um dos que O amam. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Rm 8:28)
 
02 - Não tenha expectativa fantasiosa dos amigos que pensa ter. Eles desaparecem quando você mais precisa. Há um amigo presente em todos os momentos e que nunca nos decepciona: Jesus. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém (Mt 28:20)
 
03 - Não pense que com você será diferente (não chorará, não sentirá fome, não se sentirá vazio). Partilhamos das mesmas angústias que a raça humana caída sempre teve. Mas, se tivermos Deus como foco, sabemos que venceremos a cada uma das nossas dores. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16:33)
 
04 - Não finja uma juventude que não mais possui. A idade chega para todos. O importante não é ser jovem, mas ser santo; pois, quando tudo terminar, somente os santos gozarão da vida eterna. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1Jo 2:17)
 
05 - Não creia no que os outros dizem de você, se, de fato, não merece tal juízo. Geralmente as pessoas são cruéis e não pensam na gravidade do que dizem. E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. (Lc 16:15)
 
06 - Não desista de tudo quando as coisas estão ruins. Geralmente tal cenário não dura para sempre e após um inverno costuma vir uma bela primavera! Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Sl 30:5)
 
07 - Não maldiga a vida na hora da dificuldade. Quem a vida maldiz ofende a Deus, que até hoje sustentou ao maldizente. Receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. (Jo 2:10)
 
08 - Não pense que é o único que sofre. Sempre há alguém que não tem pés num mundo onde só não se têm sapatos; há quem sofra mais, pode ter certeza! Sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. (1Pe 5:9)
 
09 - Não creia que a tentação é maior do que o poder de resistência. É uma falácia pensar que o poder do mal é maior do que a graça de Deus em suportá-lo. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1Co 10:13)
 
10 - Não se vinge dos que lhe abandonaram na hora mais difícil. Se houve alguém que poderia ter pago de forma justa e imediata ao mal que lhe faziam foi Jesus, aos seus algozes que o crucificaram. Mas dEle só se ouviu uma súplica: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes. (Lc 23:34)
 
11 - Não pense que sofre à toa. Assim como a forja molda o aço duro, a prova nos transforma naquilo que Deus deseja de nós (para um Moisés libertador, quarenta anos de deserto solitário!). Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; (1Pe 1:7)
 
12 - Não se esqueça de quem é e do que Deus fez em você. Os homens procuram apagar as marcas de uma vida, mas Deus as registrou no Céu; não se deixe convencer de que nada teve valor! Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2Tm 1:12)
 
13 - Não feche o coração por causa das injustiças. Nas horas amargas você experimenta a tristeza do desprezo, a angústia do abandono e o juízo dos que não lhe conhecem; não faça o mesmo quando oportunidade tiver. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. (1Pe 3:9)
 
14 - Não crie raízes neste mundo. A salvação nos dá raízes aéreas, assentando-nos nas regiões celestes. Deste mundo nada temos, além da responsabilidade do testemunho de Cristo; pensemos no Alto! Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. (Cl 3:1)
 
15 - Não deixe de louvar a Deus! O louvor verdadeiro, fruto de lábios que confessam ser Cristo o Senhor, liberta, transforma, anima e, não raras vezes, liberta-nos das cadeias interiores! E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. (At 16:25)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...