quinta-feira, 12 de julho de 2018

FLORESCENDO NO DESERTO - 13 - IDOSO SEREI ...


13 - IDOSO
SEREI...

 
 
687

Vou contar-lhes uma história.
 
Chamá-la-ei de Virgínia. Ela existiu de fato. Conheci-a quando criança. Eu tinha seis anos de idade. Morava numa casa construída acima de um grande escadão. Lembro-me como se fosse hoje. Na lavanderia de meu lar contemplava estático uma mulher batendo num idoso, gritando com ele e xingando-o. Muita gente na rua protestava, mas ninguém fazia nada para livrar o velho de suas mãos. Soube, posteriormente, que ele era o seu próprio pai.
 
O tempo passou. Muito tempo. Tomei conhecimento de que o idoso durou pouco diante de tanto sofrimento. Virgínia tornou-se também idosa. Converteu-se a Cristo, mas não tocava no assunto. Um dia eu falei com ela. Assustada, desconversou e nunca mais falou no caso. Já cansada e sobrecarregada pela idade e pelas enfermidades, foi morar com um filho. A nora, por sua vez, era rude com ela e suspeitamos que até violência física praticava contra a velhinha. Soube recentemente que terminou os dias num asilo, esquecida. Graças a Deus que convertida a Cristo. Convertida, mas amargando uma consequência trágica do mau trato para com o seu pai.
 
A Palavra de Deus assim ensina: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gl 6:7). Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas (Cl 3:25). Uma realidade bíblica. Saulo de Tarso, fariseu e duríssimo perseguidor de crentes foi convertido a Jesus na estrada de Damasco. Cego, ficou três dias recolhido. Deus tocou em Ananias para por ele orar. Ananias temeu e justificou-se: tratava-se de um crápula. Deus lhe diz: E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. (At 9:16). Paulo foi salvo, mas sofreu grandemente.
 
Há idosos que dependem de nós. Alguns fizeram jus ao bom trato; outros, infelizmente, foram ruins quando com menor idade. Não importa: devemos cuidar bem, e muito bem, de nossos idosos! Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR. (Lv 19:32). Deus ORDENA que tratemos bem aos idosos. E o que é tratar bem aos velhos?
 
Tratar bem é cuidar deles. Alguns precisam de pouco, talvez afeto e carinho, atenção e companhia. Outros, contudo, precisam de cuidadores, de remédios, de ajuda financeira e residencial. Não importa o tamanho do investimento: é muito pouco pelo muito que Cristo fez por nós. Ele nos ordenou que fôssemos amorosos e zeladores. Jesus também era filho. Estava a morrer na cruz e sua mãe ficaria desassistida; não confiava nos seus  irmãos mais novos; assim, no alto do Calvário, tomou providências para que Maria não fosse desamparada. Nomeou João, Apóstolo, para recebê-la e tratá-la como mãe. Que belo gesto de amor e carinho! Quantos filhos sequer suprem os seus pais de companhia; o que se dirá de cuidados!
 
Tratar bem é não desvalorizá-los. Os idosos já perderam todos os amigos, todos os contemporâneos. O mundo em que vivem não é mais o de origem. Muitas vezes, num encontro social, ficam sozinhos, sentados, ou olhando para uma tv, esquecidos das pessoas ao redor. Netos só os saúdam (quando o fazem) e os tratam como restos de um passado que não conheceram. Filhos zelam deles como se fossem um peso, um estorvo, um tormento, algo que atrapalha a vida, um obstáculo à utilização integral do patrimônio que deixarão. Assim diz a bíblia: Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (1Tm 5:8)
 
Tratar bem é dar-lhes esperança. Não são raros os idosos que adoecem quando se aposentam. Os homens gastam o tempo com os amigos a jogar dominó, a falar mal do governo ou a tomar sol na rua. As mulheres a tomar remédios ou a assistir TV. Eles sentem-se despidos do que foram. Alguns foram excelentes profissionais, com inteligência avantajada. Muitos contribuiram para o progresso e o bem estar. Vários construíram o patrimônio hoje usufruído pelos filhos e netos. E agora tratam-nos como restos. Que tristeza ver as bibliotecas dos que se vão irem para o lixo como material reciclado! Eles têm valor! Eles têm história! Eles têm muito a contribuir, ainda que seja apenas contando aos mais jovens! Eles precisam ser preservados e aproveitados!
 
Tratar bem é apresentar-lhes Jesus Cristo e a vida eterna. O confronto com o fim é evidente: eles morrerão. Ainda que a idade cronológica não seja a fila, pois muitos jovens e crianças vão antes; mas o idoso sabe que vai morrer. Ele precisa conhecer a Jesus, o plano de salvação, o sacrifício do Cordeiro de Deus e a libertação dos pecados. Ele precisa ouvir sobre a ressurreição, sobre a vida eterna, sobre um novo corpo e uma vida que nunca acaba. Amar o idoso é prover para ele a orientação certa para uma travessia bem sucedida. Há tantos projetos de evangelização de índios, de crianças, de toxicômanos; bom seria que se fizesse um plano de apresentar Cristo ao idoso, de forma pessoal e particular.
 
O meu leitor será idoso também. Este que agora escreve já foi criança, foi adolescente e jovem. Já foi adulto e agora vê a cabeça a embranquecer como algodão e a barba cor de neve. Logo a idade mostrará a sua chancela. Todos envelhecemos. Enquanto isso não acontece, busquemos dar aos nossos idosos a atenção, o amor, o carinho e os cuidados espirituais de que eles tanto necessitam. Isto é grato diante de Deus e produz bênçãos para nós mesmos. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. (Ef 6:8)
 
No ministério pastoral os obreiros velhos não podem ser vistos como restos de um tempo que já se foi, como quadrados e atrasados. Pelo contrário, são as colunas sobre as quais mantemos as nossas edificações erguidas. Dou graças ao meu Deus por Timofei Diacov, Josué Nunes de Lima, Rivas Bretones, Oswaldo de Miranda, Plínio Moreira da Silva, Luiz de Carvalho, cantor e pastores idosos com quem tanto pude aprender e a quem busquei dar a atenção e o afeto devidos. Eles são jóias do Senhor, emprobreceram a Terra com a sua morte, mas enriqueceram o céu e o meu tesouro de valores, guardado no coração, que tanto contribuiu para a minha formação.
 
Ame o idoso e lembre-se: se Jesus não voltar antes e se você não morrer antes, também será um idoso. Deus se lembrará de como você tratou os seus.
 
Wagner Antonio de Araújo

12/07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...