sábado, 21 de julho de 2018

FLORESCENDO NO DESERTO - 17 - EU QUERO TE ABENÇOAR...

 
17 - EU QUERO
TE ABENÇOAR...
 
691
 
Tornou-se corriqueiro ouvir líderes cristãos, pastores e pessoas dizendo: "Farei isso para te abençoar", "Vou abençoar a tua igreja", "Fiz tal coisa para abençoar o teu ministério".
 
É muita pretensão! Músicas com "eu te abençoo, meu irmão" e "eu vou te abençoar" são crescentes e absurdamente ufanistas. O abençoador, no caso, carece de fundamentar a sua aludida bênção.
 
Bênção, em português, significa voto de favor divino para alguém. Também significa bendizer. Mas no inconsciente popular significa que eu, de mim ou supostamente de Deus, sou canal e administrador de bênçãos sobre a vida de alguém, de um grupo ou de uma obra.
 
Não ignoro a existência de bênçãos na bíblia. Lembro da bênção sacerdotal aos filhos de Israel. Lá eles não diziam: "eu te abençoo e te guardo", pois não eram capazes sequer de guardarem a si próprios. Assim, na fórmula está: "O SENHOR te abençoe e te guarde". (Números 6.24).
 
O povo de Israel dizia que não seriam abençoados pelas nações pagãs, mas afirmavam: "Nós vos abençoamos". Mas não era simplesmente uma bênção particular. O texto inteiro assim diz: Nem tampouco os que passam dizem: A bênção do Senhor seja sobre vós; nós vos abençoamos EM NOME DO SENHOR (Sl 129:8) Era o nome do Senhor que abençoava. Israel entendia que este Nome estava sobre si, então poderia EM NOME DELE transmitir bênçãos POR ELE.
 
Hoje tornou-se comum um suposto apóstolo dizer: "Eu te abençoo com a bênção de Isaque, de Manassés, de Elias, de José". Quem é ele para abençoar? E quem são os citados para serem detentores de bênçãos, uma vez que as bênçãos que receberam foram concessões divinas, não fruto originário de seu próprio poder?
 
A bênção apostólica, tradicionalmente concedida no final dos cultos, evocava a Santíssima Trindade, conforme Paulo Apóstolo fazia. A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém (2Co 13:14) Hoje, contudo, os ufanistas dizem: "Eu te abençoo para que receba a prosperidade prometida, vá debaixo de minha cobertura apostólica". Quanta mentira proclamada e quantos incautos crédulos dizem amém a essa aberração dos ensinos bíblicos! A jactância é tanta e tão profunda, que os pregadores sentem-se os donos da bênção! Faz seis anos um pastor neopentecostal telefonou-me, dizendo que "queria me abençoar", que eu depositasse 3 mil reais para ele vir à igreja pregar com poder. Eu respondi: "proponho outra coisa, que me abençoará mais: não venha e eu não gastarei o dinheiro do Senhor com quem se acha tão poderoso..."
 
A bênção de um pai é importante, a bênção de um idoso é importante, mas sempre foi a bênção EM NOME DO SENHOR, não em nome dele mesmo! Abraão, Isaque e Jacó só tiveram bênçãos nO Nome do Senhor, não deles mesmos. Os meus filhos, além de chamarem os mais velhos de SENHOR e SENHORA (essa hierarquia de pronomes de tratamento é importante na formação do respeito e da importância da autoridade), usam o velho costume caipira dos filhos aos pais: "A bênção, papai!". E o pai, sabedor de que não é a fonte da bênção, diz: "DEUS TE ABENÇOE, meu filho, minha filha".
 
Vamos parar com ufanice. Não temos bênçãos, nem para nós, originárias de nós mesmos. Se abençoamos o próximo, que o façamos EM NOME DE DEUS! Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. (Rm 12:14) Mas abençoar EM NOME DO SENHOR, com a consciência de que É Ele quem opera em nós tanto o querer quanto o realizar. Que cessemos de usar expressões do tipo "Este pregador veio nos abençoar, eu vim abençoar a igreja". Veio nada! "Que Deus use o pregador ou a minha vida como bênção em nome de Jesus". Isto sim.
 
Não é apenas questão semântica. É questão de colocar os pingos nos ís. E as bênçãos vem dEle, não de nós.
 
FONTE TU DE TODA BÊNÇÃO, VEM O CANTO ME INSPIRAR.
 
Wagner Antonio de Araújo

21/07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...