sexta-feira, 1 de setembro de 2017

memórias literárias - 518 - O DESEJO DOS HUMILDES - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 13

O DESEJO
DOS
HUMILDES
 
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 13


518
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Nossa atenção tem sido dedicada ao consolo que encontramos em vários trechos do livro dos Salmos. Este livro constitui-se no primeiro hinário do povo de Deus, e à época era chamado de Saltério. Um dos trechos mais preciosos encontramos no Salmo 10.17: “Tens ouvido, Senhor, o desejo dos humildes, e lhes fortalecerás o coração e lhes acudirás”.

O Rei Davi fala sobre o desejo dos humildes. Quem eram esses humildes? Costuma-se ligar a pobreza à humildade. Mas isto não é sinônimo obrigatório. Há muitos que, quando pobres, tinham uma conduta simples, decente e que, quando enriqueceram, tornaram-se arrogantes e tão orgulhosos, semelhantes aos que eram ricos por nascimento. Vejam muitos rapazes que se tornam ricos pelo futebol; quantos escândalos lemos e assistimos pela mídia! Eles traem esposas, sonegam impostos, aceitam suborno e corrupção, tornam-se arrogantes e opressores. O mesmo se dá com muitas mulheres que encontram fama, sucesso, dinheiro e poder. Vendem o corpo e aceitam fazer programas imorais, deixam-se fotografar nuas para ganhar dinheiro; traem os maridos e envergonham os próprios filhos. Eram humildes, segundo o dito popular. Mas só o eram por falta de opção. É como aquele que critica a corrupção dos políticos, mas rouba uma laranja na banca de frutas da feira. Ele é tão corrupto quanto o rico, só não tem a mesma oportunidade do abastado.

Para Jesus a humildade é muito diferente. Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus; (Mt 5:3). Para Ele a humildade vem do espírito, de um coração que não confia em si próprio, mas no seu criador. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. (Mt 18:4). Jesus diz que a humildade é a atitude quase pueril de alguém que mantém a sua total confiança em Deus. E que desejos são esses, o da alma humilde?

Desejo de ter forças para continuar. “Lhes fortalecerás o coração”. Sim, as forças para continuar a vida, para enfrentar os problemas, para vencer as tentações, para driblar as crises, para conseguir completar a carreira. Somente Deus pode consolar uma dor;  Deus pode suprir uma carência. Quem é humilde reconhece a fraqueza e busca fortalecer-se em fé, submetendo-se à orientação divina.

O humilde também tem o desejo de ser acudido. Deus é quem pode acudir o coração da tristeza, o cidadão da violência, o perseguido da prisão, o entristecido da depressão. Diz o Salmo 121: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o Céu e a Terra”. Sim, o humilde confia em Deus e não em sua própria filosofia. Ele confia em Deus e não no seu dinheiro. Ele confia em Deus e não em sua própria capacidade.

É você humilde? É você alguém que conta com um coração quebrantado e consciente de que a sua suficiência vem de Deus? Pois então celebre a vitória, pois Deus acolherá o seu desejo e lhe fortalecerá, acudindo-o.

Que Deus nos abençoe.
(mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...